Internacionais
Com o aproximar-se do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana (PPSS) procura que todos os seus educadores tenham a possibilidade de conhecer um pouco mais a vida do seu fundador e, por isso, programa-se 2014 – 3º do Triênio – como ‘O Ano da Espiritualidade de Dom Bosco’. Visando a uma maior uniformidade, adotou-se um lema orientador comum para as casas da PPSS: “Ser Protagonistas”. E para o ano de 2013-2014, deu-se nesse sentido, mais um passo por meio de uma ação de formação conjunta sobre o lema orientador. Nos  dias 8 e 12 de julho, o Centro de Formação Salesiana organizou e dinamizou uma ação de formação, dividida por zonas, para os professores das escolas salesianas da PPSS. Assim, cerca de 400 professores puderam conhecer e trabalhar a partir  daquele que será o lema orientador do ano 2013-2014: “Ser felizes agora e na eternidade”. Com este lema procura-se ir ao encontro de quanto o Reitor-Mor propõe para o próximo ano: encontrar na espiritualidade a fonte da familiaridade com Deus, que motiva todo o agir educativo e todo o sentido pastoral e evangelizador dos salesianos. Para uma melhor compreensão desse “Ser Felizes”, a ação de formação foi dividida em três partes. Na primeira parte faz-se a apresentação expositiva do lema. Em seguida, a visualização de um filme alusivo a uma felicidade maior, centrada no otimismo e na confiança em Deus e, por fim, optou-se por uma metodologia de formação-ação, em que os professores foram convidados a participar de três "workshops". Desta forma, foi possível refletir e enquadrar no lema, aqueles que são os núcleos da Espiritualidade Juvenil Salesiana: Espiritualidade do Cotidiano; Espiritualidade da Alegria e do Otimismo; Espiritualidade da Amizade com o Senhor Jesus; Espiritualidade da Comunhão Eclesial; e Espiritualidade do Serviço Responsável. “Parece-nos importante proporcionar estes momentos de formação conjunta aos nossos educadores, para que se possa cultivar uma maior uniformidade e um verdadeiro espírito de comunidade, especialmente no que diz respeito à espiritualidade salesiana, hoje” – referiu o P. Tarcízio Morais, responsável pelo Setor Escolas, na Província Portuguesa. O Inspetor, P. Artur Pereira, reforçou no final de cada encontro, a importância da espiritualidade salesiana em todos os nossos ambientes educativos salesianos, já que tudo o que Dom Bosco fez teve como fim “a salvação das almas” dos seus queridos jovens. Hoje, mais do que nunca, é preciso reforçar a procura de sentido dos nossos jovens. E em Jesus Cristo, na sua mensagem e no seu projeto, os jovens podem encontrar esse sentido, já que pela caridade pastoral, pela presença ativa no meio deles e o forte testemunho dos educadores, esse Jesus se torna próximo. E na espiritualidade juvenil salesiana percebe-se como é necessário – no cotidiano, com a alegria e o otimismo, em tantas dimensões de solidariedade e de cidadania evangélica – encontrar aquele fim que orienta para um viver pleno, cheio de felicidade, agora e na eternidade, como desejava Dom Bosco. ANS-Lisboa
De 7 a 14 de julho, no Centro Europeu da Juventude, de Strasburgo, o ‘Don Bosco Youth Net’ (DBYN) e o Conselho da Europa organizaram uma sessão de estudos chamada “Orientando o DBYN para a Educação aos  Direitos Humanos”. A sessão, que contou com 24 participantes de 14  nacionalidades e 13 organizações serviu para formar os jovens responsáveis e animadores dos vários grupos acerca do tema da Educação aos Direitos Humanos – um valor fundamental do Conselho da Europa –; como uma continuação do Congresso Mundial sobre o Sistema Preventivo e Direitos Humanos, realizado na Casa Geral dos Salesianos, em janeiro de 2009.
A Don Bosco University (DBU), de Guwahati, na Índia, primeira Universidade católica nascida no País, continua a manter o seu papel de vanguarda na instrução superior oferecendo a estudantes de todo o mundo a possibilidade de seguir cursos universitários certificados e gratuitos, online. É a primeira instituição do contexto indiano a dar semelhante passo.
  As Salesianas Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, VIII Grupo da Família Salesiana, elegeram durante uma Assembleia, realizada no dia 16 de julho, a sua nova superiora geral: irmã Graziella Maria Benghini, até agora secretária geral do Instituto.
Quinta, 18 Julho 2013 12:36

Voluntárias de Dom Bosco se reúnem em assembleia

Escrito por
  Será iniciada na tarde desta quinta-feira, 18 de julho, na Casa Geral dos Salesianos, na Itália, a VII Assembleia Geral das Voluntárias de Dom Bosco (VDB), Instituto Secular Feminino pertencente à Família Salesiana (FS).
  Padre Luiz Alves de Lima, salesiano e professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Unidade São Paulo – Campus Pio XI, esteve em Córdoba, na Argentina, mais precisamente em San Antonio de Arredondo, presidindo o II Seminário Nacional de Catequese, realizado entre os dias 6 e 9 de julho, festa da independência argentina, na residência franciscana.   O padre salesiano fez três palestras para um auditório de quase 200 coordenadores de catequese e catequetas provenientes das arquidioceses e dioceses de toda a Argentina, como também de países vizinhos como Uruguai, Paraguai, Chile, Brasil e Estados Unidos (que trabalham com latinos). Também participaram do seminário, alguns biblistas, já que o tema do congresso foi justamente o "diálogo entre Catequetas e Biblistas em vista da animação bíblica da catequese e de todas as pastorais".   Padre Lima, além de expor o resultado dos dois últimos Sínodos (Verbum Domini sobre o Sínodo de 2008 e as conclusões do Sínodo de 2012, do qual participou como perito), também apresentou a experiência brasileira, particularmente com referência à Pastoral Orgânica (Diretrizes Gerais) e a animação bíblica da catequese. Além disso, o padre também expôs os tipos de organizações catequéticas e bíblicas do Brasil e falou das Sociedades Catequéticas Latino Americana (SCALA) e brasileira (SBCat), das quais participa, estimulando também a fundação de uma sociedade de catequetas argentinos.   Além do padre Lima, outras pessoas intervieram com propostas, experiências e sugestões.   Inspetoria Salesiana de São Paulo
Internacionais
Com o aproximar-se do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana (PPSS) procura que todos os seus educadores tenham a possibilidade de conhecer um pouco mais a vida do seu fundador e, por isso, programa-se 2014 – 3º do Triênio – como ‘O Ano da Espiritualidade de Dom Bosco’. Visando a uma maior uniformidade, adotou-se um lema orientador comum para as casas da PPSS: “Ser Protagonistas”. E para o ano de 2013-2014, deu-se nesse sentido, mais um passo por meio de uma ação de formação conjunta sobre o lema orientador. Nos  dias 8 e 12 de julho, o Centro de Formação Salesiana organizou e dinamizou uma ação de formação, dividida por zonas, para os professores das escolas salesianas da PPSS. Assim, cerca de 400 professores puderam conhecer e trabalhar a partir  daquele que será o lema orientador do ano 2013-2014: “Ser felizes agora e na eternidade”. Com este lema procura-se ir ao encontro de quanto o Reitor-Mor propõe para o próximo ano: encontrar na espiritualidade a fonte da familiaridade com Deus, que motiva todo o agir educativo e todo o sentido pastoral e evangelizador dos salesianos. Para uma melhor compreensão desse “Ser Felizes”, a ação de formação foi dividida em três partes. Na primeira parte faz-se a apresentação expositiva do lema. Em seguida, a visualização de um filme alusivo a uma felicidade maior, centrada no otimismo e na confiança em Deus e, por fim, optou-se por uma metodologia de formação-ação, em que os professores foram convidados a participar de três "workshops". Desta forma, foi possível refletir e enquadrar no lema, aqueles que são os núcleos da Espiritualidade Juvenil Salesiana: Espiritualidade do Cotidiano; Espiritualidade da Alegria e do Otimismo; Espiritualidade da Amizade com o Senhor Jesus; Espiritualidade da Comunhão Eclesial; e Espiritualidade do Serviço Responsável. “Parece-nos importante proporcionar estes momentos de formação conjunta aos nossos educadores, para que se possa cultivar uma maior uniformidade e um verdadeiro espírito de comunidade, especialmente no que diz respeito à espiritualidade salesiana, hoje” – referiu o P. Tarcízio Morais, responsável pelo Setor Escolas, na Província Portuguesa. O Inspetor, P. Artur Pereira, reforçou no final de cada encontro, a importância da espiritualidade salesiana em todos os nossos ambientes educativos salesianos, já que tudo o que Dom Bosco fez teve como fim “a salvação das almas” dos seus queridos jovens. Hoje, mais do que nunca, é preciso reforçar a procura de sentido dos nossos jovens. E em Jesus Cristo, na sua mensagem e no seu projeto, os jovens podem encontrar esse sentido, já que pela caridade pastoral, pela presença ativa no meio deles e o forte testemunho dos educadores, esse Jesus se torna próximo. E na espiritualidade juvenil salesiana percebe-se como é necessário – no cotidiano, com a alegria e o otimismo, em tantas dimensões de solidariedade e de cidadania evangélica – encontrar aquele fim que orienta para um viver pleno, cheio de felicidade, agora e na eternidade, como desejava Dom Bosco. ANS-Lisboa
De 7 a 14 de julho, no Centro Europeu da Juventude, de Strasburgo, o ‘Don Bosco Youth Net’ (DBYN) e o Conselho da Europa organizaram uma sessão de estudos chamada “Orientando o DBYN para a Educação aos  Direitos Humanos”. A sessão, que contou com 24 participantes de 14  nacionalidades e 13 organizações serviu para formar os jovens responsáveis e animadores dos vários grupos acerca do tema da Educação aos Direitos Humanos – um valor fundamental do Conselho da Europa –; como uma continuação do Congresso Mundial sobre o Sistema Preventivo e Direitos Humanos, realizado na Casa Geral dos Salesianos, em janeiro de 2009.
A Don Bosco University (DBU), de Guwahati, na Índia, primeira Universidade católica nascida no País, continua a manter o seu papel de vanguarda na instrução superior oferecendo a estudantes de todo o mundo a possibilidade de seguir cursos universitários certificados e gratuitos, online. É a primeira instituição do contexto indiano a dar semelhante passo.
  As Salesianas Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, VIII Grupo da Família Salesiana, elegeram durante uma Assembleia, realizada no dia 16 de julho, a sua nova superiora geral: irmã Graziella Maria Benghini, até agora secretária geral do Instituto.
Quinta, 18 Julho 2013 12:36

Voluntárias de Dom Bosco se reúnem em assembleia

Escrito por
  Será iniciada na tarde desta quinta-feira, 18 de julho, na Casa Geral dos Salesianos, na Itália, a VII Assembleia Geral das Voluntárias de Dom Bosco (VDB), Instituto Secular Feminino pertencente à Família Salesiana (FS).
  Padre Luiz Alves de Lima, salesiano e professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Unidade São Paulo – Campus Pio XI, esteve em Córdoba, na Argentina, mais precisamente em San Antonio de Arredondo, presidindo o II Seminário Nacional de Catequese, realizado entre os dias 6 e 9 de julho, festa da independência argentina, na residência franciscana.   O padre salesiano fez três palestras para um auditório de quase 200 coordenadores de catequese e catequetas provenientes das arquidioceses e dioceses de toda a Argentina, como também de países vizinhos como Uruguai, Paraguai, Chile, Brasil e Estados Unidos (que trabalham com latinos). Também participaram do seminário, alguns biblistas, já que o tema do congresso foi justamente o "diálogo entre Catequetas e Biblistas em vista da animação bíblica da catequese e de todas as pastorais".   Padre Lima, além de expor o resultado dos dois últimos Sínodos (Verbum Domini sobre o Sínodo de 2008 e as conclusões do Sínodo de 2012, do qual participou como perito), também apresentou a experiência brasileira, particularmente com referência à Pastoral Orgânica (Diretrizes Gerais) e a animação bíblica da catequese. Além disso, o padre também expôs os tipos de organizações catequéticas e bíblicas do Brasil e falou das Sociedades Catequéticas Latino Americana (SCALA) e brasileira (SBCat), das quais participa, estimulando também a fundação de uma sociedade de catequetas argentinos.   Além do padre Lima, outras pessoas intervieram com propostas, experiências e sugestões.   Inspetoria Salesiana de São Paulo