Internacionais
Terça, 25 Junho 2013 12:33

"Três são os dons que recebi!”

Escrito por
  “São três as coisas mais belas que recebi como reitor-mor” -  afirmou nesta segunda-feira, 24 de junho, padre Pascual Chávez, durante uma rápida "boa noite" dada no encerramento da familiar festa dedicada ao sucessor de Dom Bosco, na Casa Geral de Roma: uma festa de encerramento do seu segundo mandato, que revestiu tons de agradecimento pelos 12 anos de serviço da autoridade na Congregação Salesiana.   “A primeira foi a possibilidade de conhecer melhor Dom Bosco e, na medida do possível, imitá-lo!”. Padre Pascual Chávez contou como essa tensão teve início de maneira especial quando o padre Egidio Viganò (reitor-mor de 1977-1995) o convocara, em 1988 (centenário da morte de Dom Bosco) para comunicar-lhe a sua intenção de nomeá-lo como inspetor do México-Guadalajara e dissera: “Dom Bosco não morrerá se você for o Dom Bosco de amanhã!”. “Não imaginava que aquela frase iria depois orientar a minha vida, quando, como reitor maior, fui chamado a conhecê-lo melhor e, sobretudo, a comunicá-lo aos outros”.   O segundo dom recebido como reitor-mor foram os jovens. “Desde quando eu era aspirante, considerei os jovens um dom de Deus. Eu entre eles me sinto realmente feliz e o repito: sinto como uma coisa normal, natural, esse ir-me a eles, esse relacionar-me com eles. É um dom que Deus me deu e, como digo sempre, eles representam um dom para qualquer povo. Um povo que não tem mais jovens é um povo sem futuro”. “Como para a sociedade, os jovens são um dom para a Igreja e para nós, Família Salesiana (FS). Se há jovens, para nós, salesianos, há futuro! Renovo por isso o meu apelo a voltar aos jovens como nossa razão de ser!”.   A possibilidade de descobrir a FS como valor é o terceiro dom que padre Chávez considera ter recebido como reitor-mor. Dos primeiros encontros com as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), durante a formação inicial, à descoberta dos outros grupos: “Hoje a FS é realmente uma árvore. Somos 30 grupos. É necessário completar um processo de unificação que leve a operar com intentos e projetos compartilhados - “É no território que a FS deve se  tornar presente” – dizia padre Vecchi; e eu creio que tenha chegado o momento de atuar nesta linha”.   A festa do reitor-mor, que prossegue a tradição da Festa “onomástica” de Dom Bosco, contou, pelo fim da manhã de ontem, com a celebração Eucarística, da qual participaram diversos coirmãos de Roma, os inspetores de recente nomeação, que estão encerrando o curso iniciado em 11 de junho, os Salesianos de Dom Bosco (SDB), além de membros leigos da Casa Geral. Também participaram da festa, dom Francesco Giovanni Brugnaro, bispo de Camerino-San Severino, Marche; e a madre geral das FMA, Yvonne Reungoat, acompanhada por algumas de suas conselheiras.   InfoANS   Notícia relacionada: 24 de junho: festa de Dom Bosco e do seu sucessor no dia de São João Batista
  A Congregação Salesiana celebra no dia 24 de junho a festa do reitor-mor. A data coincide com o Dia de São João Batista, em que o Oratório de Valdocco, na Itália, celebrava a festa do santo do nome de Dom Bosco. Atualmente, no dia 24, os salesianos continuam a celebrar o reitor-mor, que, segundo o artigo 126 das Constituições, é o “superior da Sociedade salesiana, o sucessor de Dom Bosco, o pai e o centro de unidade da Família Salesiana”.   A festa vem sendo realizada ao longo dos anos em diferentes locais: da Casa-Mãe de Valdocco, como fizeram os primeiros reitores-mor, a algumas inspetorias europeias ou da Índia, como fizeram o padre Egídio Viganó e o padre Juan Edmundo Vecchi.   O atual reitor-mor, padre Pascual Chávez, este ano, celebrará a festa do reitor-mor na Casa Geral, em Roma, junto com os salesianos da comunidade, com os membros do Conselho Geral, com os Inspetores de recente nomeação e de outros convidados.   São dois os momentos que serão mais relevantes: a Eucaristia, presidida pelo reitor-mor ao fim da manhã, e uma sessão artístico-musical, à tarde, na qual se apresentará a “Comunidade Madre Ersilia Canta”, das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).   O vigário geral padre Adriano Bregolin, recorda “que é uma ocasião para lembrar e agradecer, em unidade de espírito, a quem foi chamado a guiar a Congregação e a Família Salesiana, empenho que o padre Pascual assumiu e perfez sem poupar energias e espírito” diz.   A festa do reitor-mor deste ano é a última do mandato do padre Pascual Chávez, o décimo reitor-mor da Congregação Salesiana e o nono sucessor de Dom Bosco.   Inspetoria São João Bosco
  Na data que marca um mês para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, no próximo domingo, 23, jovens do mundo inteiro se unem em uma grande corrente de oração pelo evento. As redes sociais, que conectam as pessoas para criar e fortalecer relacionamentos, vão ser o grande veículo da campanha internacional do Comitê Organizador Local (COL) em parceria com o May Fellings que vai se estender até 23 de julho.   Para participar basta entrar na página da JMJ Rio2013 no site mayfeelings.com e fazer o login por meio do Facebook ou Google+. Com a hashtag #Pray4WYD, os jovens podem contribuir com a divulgação da campanha.   No site será possível acompanhar as orações simultâneas de pessoas de diferentes países. Durante os 30 dias, o mapa do site vai destacar os lugares onde há alguém rezando pelo encontro da juventude com o Papa e os últimos preparativos.   A segunda etapa da campanha terá lugar durante a semana da JMJ Rio2013 com o objetivo de unir o mundo inteiro em oração com o Papa. O slogan “E se a JMJ for 50 milhões de pessoas?” revela o desejo de unir todas as nações com o sucessor de Pedro.   Clique aqui e reze pela JMJ Rio2013.   JMJ Rio2013   Outras notícias no site da JMJ Rio2013: Voluntários se unem em campanha de doação de sangue
No início da tarde de quinta-feira, 13 de junho, a doutora Betty Rodríguez, coordenadora do Hospital de Taisha, e Cristine Gruber, enfermeira e voluntária salesiana austríaca, morreram em um acidente aéreo no Equador. O avião havia partido de Taisha, Equador, e seguia para Macas.   Doutora Rodríguez, quando jovem, era voluntária na comunidade salesiana de Wasakentsa, Equardor, e - graças a essa experiência - uma vez formada em medicina, decidiu trabalhar com os salesianos das comunidades amazônicas, a fim de servir aos mais necessitados.   Cristine Gruber, nascida em 1959, atuava desde 1° de maio deste ano como voluntária na repartição médica da comunidade salesiana de Taisha, onde ficaria por seis meses, oferecendo os seus serviços de enfermeira, e posteriormente  iria servir a comunidade salesiana, de Cayambe.     InfoANS
O Encontro Latino-Americano de Pastorais Universitárias será realizado entre os dias 17 e 18 de julho, na PUC Minas, em Belo Horizonte, antes da abertura oficial do Congresso Mundial de Universidades Católicas (Cmuc). Com o tema Rosto Latino-Americano de um novo tempo, o Encontro terá o objetivo de pensar as linhas da pastoral universitária na América Latina e promover uma rede de partilha das experiências de evangelização no âmbito universitário com representantes do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas no site: www.universitarioscristaos.com.br.   ANEC
  O Papa Francisco recebeu, na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, os 25 membros do XIII Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, que estão reunidos nesses dias para auxiliar o Pontífice na escolha do tema da próxima Assembleia Geral.   Em seu discurso, o Papa falou do tema da última Assembleia: A nova evangelização para a transmissão da fé. Francisco explicou a estreita relação que existe entre esses dois elementos, já que a transmissão da fé é a finalidade da nova evangelização e de toda a obra evangelizadora da Igreja, que existe para isso.   Ademais, o termo “nova evangelização” evidencia a necessidade de um renovado anúncio do Evangelho nos países de antiga tradição cristã, para reconduzir a um encontro com Cristo que transforme realmente a vida e não seja superficial, marcada pela rotina. Isso acarreta consequências na ação pastoral, que deve rever seus métodos para anunciar a mensagem cristã ao homem moderno.   “Gostaria de encorajar toda a comunidade eclesial a ser evangelizadora, a não ter medo de ‘sair’ de si para anunciar. Certamente, as técnicas são importantes, mas nem mesmo as mais perfeitas poderiam substituir a ação discreta, mas eficaz Daquele que é o principal agente da evangelização: o Espírito Santo.”   O Pontífice destacou que é preciso deixar-se guiar por Ele, mesmo que nos leve a caminhos novos, para que o anúncio com a palavra seja sempre acompanhado pela simplicidade de vida, pelo espírito de oração, de caridade por todos, principalmente pelos pobres, pela humildade e desapego de si e pela santidade de vida. “Somente assim o anúncio será fecundo!”   Francisco falou também sobre a estrutura do Sínodo dos Bispos, fruto do Concílio Vaticano II e atualmente guiado pelo secretário-geral, dom Nikola Eterović.   O Papa disse que ele mesmo pôde experimentar os benefícios desta instituição, que está a serviço da missão e da comunhão da Igreja como expressão da colegialidade.  “Posso testemunhar com base na minha experiência pessoal, por ter participado de várias Assembleias sinodais. Abertos à graça do Espírito Santo, alma da Igreja, estamos confiantes de que o Sínodo dos Bispos conhecerá ulteriores evoluções para favorecer ainda mais o diálogo e a colaboração entre os bispos, e entre eles e o Bispo de Roma.   Por fim, o Papa agradeceu pelas propostas enviadas pelas instituições com as quais a Secretaria-Geral do Sínodo está em contato permanente para definir o próximo tema da Assembleia Geral.   Vaticano News
Internacionais
Terça, 25 Junho 2013 12:33

"Três são os dons que recebi!”

Escrito por
  “São três as coisas mais belas que recebi como reitor-mor” -  afirmou nesta segunda-feira, 24 de junho, padre Pascual Chávez, durante uma rápida "boa noite" dada no encerramento da familiar festa dedicada ao sucessor de Dom Bosco, na Casa Geral de Roma: uma festa de encerramento do seu segundo mandato, que revestiu tons de agradecimento pelos 12 anos de serviço da autoridade na Congregação Salesiana.   “A primeira foi a possibilidade de conhecer melhor Dom Bosco e, na medida do possível, imitá-lo!”. Padre Pascual Chávez contou como essa tensão teve início de maneira especial quando o padre Egidio Viganò (reitor-mor de 1977-1995) o convocara, em 1988 (centenário da morte de Dom Bosco) para comunicar-lhe a sua intenção de nomeá-lo como inspetor do México-Guadalajara e dissera: “Dom Bosco não morrerá se você for o Dom Bosco de amanhã!”. “Não imaginava que aquela frase iria depois orientar a minha vida, quando, como reitor maior, fui chamado a conhecê-lo melhor e, sobretudo, a comunicá-lo aos outros”.   O segundo dom recebido como reitor-mor foram os jovens. “Desde quando eu era aspirante, considerei os jovens um dom de Deus. Eu entre eles me sinto realmente feliz e o repito: sinto como uma coisa normal, natural, esse ir-me a eles, esse relacionar-me com eles. É um dom que Deus me deu e, como digo sempre, eles representam um dom para qualquer povo. Um povo que não tem mais jovens é um povo sem futuro”. “Como para a sociedade, os jovens são um dom para a Igreja e para nós, Família Salesiana (FS). Se há jovens, para nós, salesianos, há futuro! Renovo por isso o meu apelo a voltar aos jovens como nossa razão de ser!”.   A possibilidade de descobrir a FS como valor é o terceiro dom que padre Chávez considera ter recebido como reitor-mor. Dos primeiros encontros com as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), durante a formação inicial, à descoberta dos outros grupos: “Hoje a FS é realmente uma árvore. Somos 30 grupos. É necessário completar um processo de unificação que leve a operar com intentos e projetos compartilhados - “É no território que a FS deve se  tornar presente” – dizia padre Vecchi; e eu creio que tenha chegado o momento de atuar nesta linha”.   A festa do reitor-mor, que prossegue a tradição da Festa “onomástica” de Dom Bosco, contou, pelo fim da manhã de ontem, com a celebração Eucarística, da qual participaram diversos coirmãos de Roma, os inspetores de recente nomeação, que estão encerrando o curso iniciado em 11 de junho, os Salesianos de Dom Bosco (SDB), além de membros leigos da Casa Geral. Também participaram da festa, dom Francesco Giovanni Brugnaro, bispo de Camerino-San Severino, Marche; e a madre geral das FMA, Yvonne Reungoat, acompanhada por algumas de suas conselheiras.   InfoANS   Notícia relacionada: 24 de junho: festa de Dom Bosco e do seu sucessor no dia de São João Batista
  A Congregação Salesiana celebra no dia 24 de junho a festa do reitor-mor. A data coincide com o Dia de São João Batista, em que o Oratório de Valdocco, na Itália, celebrava a festa do santo do nome de Dom Bosco. Atualmente, no dia 24, os salesianos continuam a celebrar o reitor-mor, que, segundo o artigo 126 das Constituições, é o “superior da Sociedade salesiana, o sucessor de Dom Bosco, o pai e o centro de unidade da Família Salesiana”.   A festa vem sendo realizada ao longo dos anos em diferentes locais: da Casa-Mãe de Valdocco, como fizeram os primeiros reitores-mor, a algumas inspetorias europeias ou da Índia, como fizeram o padre Egídio Viganó e o padre Juan Edmundo Vecchi.   O atual reitor-mor, padre Pascual Chávez, este ano, celebrará a festa do reitor-mor na Casa Geral, em Roma, junto com os salesianos da comunidade, com os membros do Conselho Geral, com os Inspetores de recente nomeação e de outros convidados.   São dois os momentos que serão mais relevantes: a Eucaristia, presidida pelo reitor-mor ao fim da manhã, e uma sessão artístico-musical, à tarde, na qual se apresentará a “Comunidade Madre Ersilia Canta”, das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).   O vigário geral padre Adriano Bregolin, recorda “que é uma ocasião para lembrar e agradecer, em unidade de espírito, a quem foi chamado a guiar a Congregação e a Família Salesiana, empenho que o padre Pascual assumiu e perfez sem poupar energias e espírito” diz.   A festa do reitor-mor deste ano é a última do mandato do padre Pascual Chávez, o décimo reitor-mor da Congregação Salesiana e o nono sucessor de Dom Bosco.   Inspetoria São João Bosco
  Na data que marca um mês para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, no próximo domingo, 23, jovens do mundo inteiro se unem em uma grande corrente de oração pelo evento. As redes sociais, que conectam as pessoas para criar e fortalecer relacionamentos, vão ser o grande veículo da campanha internacional do Comitê Organizador Local (COL) em parceria com o May Fellings que vai se estender até 23 de julho.   Para participar basta entrar na página da JMJ Rio2013 no site mayfeelings.com e fazer o login por meio do Facebook ou Google+. Com a hashtag #Pray4WYD, os jovens podem contribuir com a divulgação da campanha.   No site será possível acompanhar as orações simultâneas de pessoas de diferentes países. Durante os 30 dias, o mapa do site vai destacar os lugares onde há alguém rezando pelo encontro da juventude com o Papa e os últimos preparativos.   A segunda etapa da campanha terá lugar durante a semana da JMJ Rio2013 com o objetivo de unir o mundo inteiro em oração com o Papa. O slogan “E se a JMJ for 50 milhões de pessoas?” revela o desejo de unir todas as nações com o sucessor de Pedro.   Clique aqui e reze pela JMJ Rio2013.   JMJ Rio2013   Outras notícias no site da JMJ Rio2013: Voluntários se unem em campanha de doação de sangue
No início da tarde de quinta-feira, 13 de junho, a doutora Betty Rodríguez, coordenadora do Hospital de Taisha, e Cristine Gruber, enfermeira e voluntária salesiana austríaca, morreram em um acidente aéreo no Equador. O avião havia partido de Taisha, Equador, e seguia para Macas.   Doutora Rodríguez, quando jovem, era voluntária na comunidade salesiana de Wasakentsa, Equardor, e - graças a essa experiência - uma vez formada em medicina, decidiu trabalhar com os salesianos das comunidades amazônicas, a fim de servir aos mais necessitados.   Cristine Gruber, nascida em 1959, atuava desde 1° de maio deste ano como voluntária na repartição médica da comunidade salesiana de Taisha, onde ficaria por seis meses, oferecendo os seus serviços de enfermeira, e posteriormente  iria servir a comunidade salesiana, de Cayambe.     InfoANS
O Encontro Latino-Americano de Pastorais Universitárias será realizado entre os dias 17 e 18 de julho, na PUC Minas, em Belo Horizonte, antes da abertura oficial do Congresso Mundial de Universidades Católicas (Cmuc). Com o tema Rosto Latino-Americano de um novo tempo, o Encontro terá o objetivo de pensar as linhas da pastoral universitária na América Latina e promover uma rede de partilha das experiências de evangelização no âmbito universitário com representantes do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas no site: www.universitarioscristaos.com.br.   ANEC
  O Papa Francisco recebeu, na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, os 25 membros do XIII Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, que estão reunidos nesses dias para auxiliar o Pontífice na escolha do tema da próxima Assembleia Geral.   Em seu discurso, o Papa falou do tema da última Assembleia: A nova evangelização para a transmissão da fé. Francisco explicou a estreita relação que existe entre esses dois elementos, já que a transmissão da fé é a finalidade da nova evangelização e de toda a obra evangelizadora da Igreja, que existe para isso.   Ademais, o termo “nova evangelização” evidencia a necessidade de um renovado anúncio do Evangelho nos países de antiga tradição cristã, para reconduzir a um encontro com Cristo que transforme realmente a vida e não seja superficial, marcada pela rotina. Isso acarreta consequências na ação pastoral, que deve rever seus métodos para anunciar a mensagem cristã ao homem moderno.   “Gostaria de encorajar toda a comunidade eclesial a ser evangelizadora, a não ter medo de ‘sair’ de si para anunciar. Certamente, as técnicas são importantes, mas nem mesmo as mais perfeitas poderiam substituir a ação discreta, mas eficaz Daquele que é o principal agente da evangelização: o Espírito Santo.”   O Pontífice destacou que é preciso deixar-se guiar por Ele, mesmo que nos leve a caminhos novos, para que o anúncio com a palavra seja sempre acompanhado pela simplicidade de vida, pelo espírito de oração, de caridade por todos, principalmente pelos pobres, pela humildade e desapego de si e pela santidade de vida. “Somente assim o anúncio será fecundo!”   Francisco falou também sobre a estrutura do Sínodo dos Bispos, fruto do Concílio Vaticano II e atualmente guiado pelo secretário-geral, dom Nikola Eterović.   O Papa disse que ele mesmo pôde experimentar os benefícios desta instituição, que está a serviço da missão e da comunhão da Igreja como expressão da colegialidade.  “Posso testemunhar com base na minha experiência pessoal, por ter participado de várias Assembleias sinodais. Abertos à graça do Espírito Santo, alma da Igreja, estamos confiantes de que o Sínodo dos Bispos conhecerá ulteriores evoluções para favorecer ainda mais o diálogo e a colaboração entre os bispos, e entre eles e o Bispo de Roma.   Por fim, o Papa agradeceu pelas propostas enviadas pelas instituições com as quais a Secretaria-Geral do Sínodo está em contato permanente para definir o próximo tema da Assembleia Geral.   Vaticano News