Internacionais
Quarta, 10 Abril 2013 11:58

Relíquia de Dom Bosco chega à Ucrânia

Escrito por
Concluída a visita às obras salesianas da Croácia e depois de breve pausa por ocasião da Semana Santa, a urna com a relíquia de Dom Bosco iniciou a sua peregrinação pela Ucrânia.   “A visita da urna de Dom Bosco à Ucrânia foi uma verdadeira apoteose, comentou o padre Yuri Smakous, secretário da Circunscrição Salesiana da Ucrânia Greco-Católica. A grande fé do povo, o entusiasmo dos jovens, a devoção de tantos consagrados, deram vida a festivas e concorridas manifestações em todos os centros onde a relíquia de Dom Bosco chegou: Odessa, Kiev, Korostishev, Ternopil...”, afirmou o padre Smakous.   Foi, sobretudo em L'viv, centro com a mais numerosa presença de católicos da Ucrânia, que Dom Bosco recebeu as homenagens mais calorosas. Calcula-se que nos três dias de parada na cidade a relíquia tenha sido venerada por uma média de 50.000 fiéis.   Dentre algumas festividades realizadas na cidade ucraniana de L'viv, constam uma celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Igor Vozniak, no Santuário de Maria Pokrova-Auxiliadora, e uma procissão, acompanhada por um longo cortejo de ministrantes, seminaristas, salesianos, religiosas, salesianos cooperadores e fiéis.   “Para nós, salesianos ucranianos da recente Circunscrição Greco-Católica, a peregrinação da relíquia representou um intenso convite a progredir na tarefa da reconstrução moral, espiritual, educativa do povo ucraniano. Dom Bosco é um arco-íris que resplende nos céus deste país, depois do longo inverno álgido do comunismo”,  concluiu o padre Smakous.   InfoANS
A Conferência dos Inspetores Salesianos da Ásia Sul (SPCSA, em inglês) conferiu ao “Don Bosco Prison Ministry” (DBPM - Pastoral Carcerária Salesiana), da Inspetoria de Calcutá, na Índia, o 1º “Prêmio Pascual Chávez” para Pastoral Salesiana Inovadora, na Região Ásia Sul. O prêmio foi entregue no dia 5 de abril ao fundador e diretor do DBPM, padre Zachary Scaria Nedumattathil, por ocasião da Assembleia Geral da Conferência dos Inspetores Salesianos da Ásia Sul, realizada no Instituto Dom Bosco de Guwahati.   Padre Maria Arokiam Kanaga, conselheiro para a Ásia Sul, entregou o prêmio em dinheiro no valor de 100 000 rúpias ao padre Nedumattahtil, e uma menção ao padre Thomas Ellicherail, superior da Inspetoria de Calcutá, em que o DBPM teve origem e se desenvolveu. O prêmio foi instituído em honra do atual reitor-mor da Congregação Salesiana, padre Pascual Chávez, IX Sucessor de Dom Bosco.   O DBPM é fruto da inteligência e do trabalho apaixonado do padre Nedumattathil, desde quando começou a trabalhar em Berhampore, Bengala ocidental, sede de uma das principais casas correcionais. A visão do DBPM é “restaurar a liberdade, a honra e a dignidade de cada pessoa reclusa”, e da qual deriva também a sua missão: “re-formar, tornar livres, reabilitar e reintegrar os detentos”.   Por meio da pastoral carcerária realizada em Berhampore, os salesianos oferecem assistência legal gratuita, consultoria e vários programas de formação técnica para a reabilitação dos reclusos, junto com a oportunidade de esporte e jogos, e um crescimento holístico que se realiza por meio da música e de variados programas culturais. Mediante outros programas especiais, o DBPM se dirige também aos filhos dos reclusos, sujeitos não menos necessitados porque privados dos cuidados e da assistência dos pais. Segundo o padre Nedumattathil, cerca de 25.330 detentos se beneficiam diretamente da sua obra pastoral, enquanto aproximadamente 45.000 familiares são beneficiados indiretamente com a obra pastoral.   “A finalidade principal do prêmio é dar reconhecimento a formas inovadoras de Pastoral, desenvolvidas de acordo com o carisma salesiano e realizadas de maneira eficaz ao longo de anos de modo original e dignas de serem imitadas por outros salesianos em outras inspetorias e mesmo em toda a Congregação”, afirmou o padre Kanaga.   InfoANS
Terça, 09 Abril 2013 11:08

Karateca da RSE conquista medalha em Las Vegas

Escrito por
Thainan Schopchaki, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Salesiano Itajaí, em Santa Catarina, conquistou a medalha de prata no “Open Las Vegas de Karatê” no dia 29 de março, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A aluna conseguiu o vice-campeonato na categoria kata individual (demonstração de movimentos), feminino, 17. A atleta Thawanna Schopchaki, irmã da medalhista e aluna do 1º ano do ensino médio na mesma escola, também participou da competição. Segundo o técnico da Seleção Catarinense, Eurico Shopchaki, “o evento ofereceu alto nível técnico e proporcionou um proveitoso intercâmbio com atletas de vários países”. Mesmo tendo apenas 17 anos, Thainan já construiu uma bela carreira. Foi 65 vezes campeã catarinense e detém 14 títulos nacionais. Atualmente ela lidera o ranking catarinense de sua categoria.   RSE Informa
Motivada pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo  07 de abril, a Procuradoria Missionária Salesiana de Madri lançou a campanha: “Você não está fazendo nada?”, uma ação que visa despertar sobre a falta de acesso a cuidados sanitários de qualidade em todo o mundo. Clique aqui para conhecer a campanha e poder contribuir.   “Queremos transmitir a necessidade de se assumir a responsabilidade por aquilo que acontece nas regiões mais pobres do mundo, onde o acesso aos cuidados sanitários é um direito à disposição de poucos. Na Procuradoria Salesiana de Madri pensamos que o acesso à saúde deva ser realmente universal”, afirma Pablo Souto, responsável pelas Comunicações da Procuradoria Missionária Salesiana de Madri.   Milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a cuidados sanitários de qualidade. Mais de dois milhões de pessoas não podem dispor de remédios. Mais de meio milhão de mulheres morrem todos os anos durante a gravidez ou por falta de assistência adequada. Em cada três segundos, uma criança morre; mas de doenças preveníveis.   “Nas missões salesianas não é normal manter ambientes sanitários. Mas, às vezes, as necessidades obrigam a criá-las”, conta o missionário salesiano, padre Lucas Camino, que viveu pessoalmente o serviço que os salesianos desenvolvem no seu dispensário médico, em Lomê, Togo. É um edifício que serve a mais de 400 pessoas que sofrem de diabetes e hipertensão; a centenas de mães e a mais de 100 crianças órfãs, que precisam ser alimentadas.   Como em Lomê, os salesianos dirigem dispensários também no México, Mali, República Centro-Africana, Equador, entre outros. São mais de 200 as obras salesianas empenhadas em melhorar a saúde das comunidades em que os missionários trabalham, dando especial atenção à prevenção e à promoção da saúde entre os grupos de risco.   Veja abaixo outros números citados pela Procuradoria Missionária de Madri que explicam a necessidade e a urgência de agir imediatamente:   11 milhões de crianças abaixo de 5 anos morrem por doenças facilmente curáveis; 14 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa de doenças infecciosas; sete milhões de pessoas sofrem de Hanseníase; mais de 33 milhões de pessoas estão com HIV/AIDS; 4 000 pessoas sofrem de diarreia porque não dispõem de água limpa todos os dias em casa.   InfoANS
Foi realizado entre os dias 3 e 5 de abril, na casa de exercícios espirituais de Sanlucar, na Espanha, uma série de encontros relacionados com a cooperação salesiana. Dentre esses encontros, o principal foi a VI Assembleia Geral da Federação das ONGs Salesianas para o Desenvolvimento “Don Bosco Network” (DBN), na qual foi eleita como nova presidente da DBN para o período de 2013 a 2015  - Joanna Stozek, vice-presidente e coordenadora dos projetos da ONG polonesa “Młodzi Swiatu”.   “Sinto-me honrada que tenham confiado a mim o encargo de guia da DBN. Creio que juntos poderemos realmente mudar o mundo. Não só o mundo das missões salesianas, mas, sobretudo, o mundo dos jovens pobres e abandonados, de quem elas cuidam”, disse Joanna.   Participaram da assembleia, leigos e salesianos representantes de oito ONGs: DBN: “Via Dom Bosco” (Bélgica); “Jóvenes y Desarrollo” (Espanha); “Dom Bosco Mundo” (Alemanha); “Salesian Missions”  (USA); “Noi per Loro” (Itália);”Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento” (Itália); “Solidaridad Don Bosco” (Espanha) e “Młodzi Swiatu” (Polônia). O encontro também contou com a presença do conselheiro geral para as Missões, padre Václav Klement.   Na assembleia foram estudados os relatórios anuais sobre as atividades da DBN e discutidos temas de interesse geral como os possíveis caminhos para fortalecer a rede DBN e os seus membros. No encontro cada ONG apresentou um projeto a fim de partilhar a própria experiência e pedir uma possível contribuição aos demais membros.   A DBN nasceu na Europa em 2003; em 2010 expandiu-se mundialmente como federação das ONGs salesianas para o desenvolvimento. As oito ONGs salesianas contam com o empenho profissional de 110 funcionários leigos em tempo integral, de uma centena de voluntários empenhados em quatro continentes. A DBI está presente em mais de 90 nações e contribui com a missão salesiana, especialmente na área da educação dos jovens.   Clique aqui para ler a notícia na íntegra   InfoANS
Quinta, 04 Abril 2013 14:16

Ex- aluno salesiano se destaca como tenor

Escrito por
  “Uma casa salesiana sem música é como um corpo sem alma”, dizia Dom Bosco. Não por acaso, muitos ex-alunos salesianos levam consigo, por onde passam, esse amor pela música. É o caso do tenor Thiago Arancam, de 31 anos, ex-aluno do Liceu Coração de Jesus, de São Paulo, SP, que hoje é um tenor de sucesso no mundo inteiro. As apresentações do cantor, que já está com a agenda definida até 2015, foram destaque no jornal Folha de São Paulo, na edição do dia 31 de março, no Caderno Folha Ilustrada.   Paulista radicado em Mônaco, Thiago vem cantando como protagonista em algumas das principais casas de ópera do mundo, acompanhado por orquestras internacionais. Na reportagem da Folha, o ex-aluno falou sobre o prestígio que tem alcançado, e citou a escola salesiana onde, segundo ele, tudo começou: “A minha trajetória como cantor começou quando cantei 'Parabéns a você' para entrar no coral do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, aos seis anos”, revelou.   As apresentações mais recentes de Thiago foram a interpretação de Dom José, na ópera “Carmen”, de Bizet, na Staatsoper de Munique, em março, e no último dia 2, quando estreou na Semperoper, na Alemanha, como Des Grieux, na “Manon Lescaut”, de Puccini, sob regência do badalado maestro germânico Christian Thielemann, que o aprovou depois de uma audição feita em 2010.   A agenda futura de Thiago Arancam inclui uma “Carmen” no Teatro Colón, em Buenos Aires, com estreia em 16 de abril, uma produção da mesma ópera em Los Angeles com Plácido Domingo, uma aparição em Baden-Baden, em 2014, em "Manon Lescaut", com regência de Sir Simon Rattle, o maestro titular da Filarmônica de Berlim, e uma “Cavalleria Rusticana”, de Mascagni, em Salzburgo, novamente com Thielemann, no Festival de Páscoa de 2015.   O ponto de virada na carreira do ex-aluno foi a edição de 2008 do Operalia, concurso de canto promovido pelo tenor Plácido Domingo, em que ele ganhou o prêmio do público e foi segundo colocado na categoria Ópera.   RSE Informa
Internacionais
Quarta, 10 Abril 2013 11:58

Relíquia de Dom Bosco chega à Ucrânia

Escrito por
Concluída a visita às obras salesianas da Croácia e depois de breve pausa por ocasião da Semana Santa, a urna com a relíquia de Dom Bosco iniciou a sua peregrinação pela Ucrânia.   “A visita da urna de Dom Bosco à Ucrânia foi uma verdadeira apoteose, comentou o padre Yuri Smakous, secretário da Circunscrição Salesiana da Ucrânia Greco-Católica. A grande fé do povo, o entusiasmo dos jovens, a devoção de tantos consagrados, deram vida a festivas e concorridas manifestações em todos os centros onde a relíquia de Dom Bosco chegou: Odessa, Kiev, Korostishev, Ternopil...”, afirmou o padre Smakous.   Foi, sobretudo em L'viv, centro com a mais numerosa presença de católicos da Ucrânia, que Dom Bosco recebeu as homenagens mais calorosas. Calcula-se que nos três dias de parada na cidade a relíquia tenha sido venerada por uma média de 50.000 fiéis.   Dentre algumas festividades realizadas na cidade ucraniana de L'viv, constam uma celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Igor Vozniak, no Santuário de Maria Pokrova-Auxiliadora, e uma procissão, acompanhada por um longo cortejo de ministrantes, seminaristas, salesianos, religiosas, salesianos cooperadores e fiéis.   “Para nós, salesianos ucranianos da recente Circunscrição Greco-Católica, a peregrinação da relíquia representou um intenso convite a progredir na tarefa da reconstrução moral, espiritual, educativa do povo ucraniano. Dom Bosco é um arco-íris que resplende nos céus deste país, depois do longo inverno álgido do comunismo”,  concluiu o padre Smakous.   InfoANS
A Conferência dos Inspetores Salesianos da Ásia Sul (SPCSA, em inglês) conferiu ao “Don Bosco Prison Ministry” (DBPM - Pastoral Carcerária Salesiana), da Inspetoria de Calcutá, na Índia, o 1º “Prêmio Pascual Chávez” para Pastoral Salesiana Inovadora, na Região Ásia Sul. O prêmio foi entregue no dia 5 de abril ao fundador e diretor do DBPM, padre Zachary Scaria Nedumattathil, por ocasião da Assembleia Geral da Conferência dos Inspetores Salesianos da Ásia Sul, realizada no Instituto Dom Bosco de Guwahati.   Padre Maria Arokiam Kanaga, conselheiro para a Ásia Sul, entregou o prêmio em dinheiro no valor de 100 000 rúpias ao padre Nedumattahtil, e uma menção ao padre Thomas Ellicherail, superior da Inspetoria de Calcutá, em que o DBPM teve origem e se desenvolveu. O prêmio foi instituído em honra do atual reitor-mor da Congregação Salesiana, padre Pascual Chávez, IX Sucessor de Dom Bosco.   O DBPM é fruto da inteligência e do trabalho apaixonado do padre Nedumattathil, desde quando começou a trabalhar em Berhampore, Bengala ocidental, sede de uma das principais casas correcionais. A visão do DBPM é “restaurar a liberdade, a honra e a dignidade de cada pessoa reclusa”, e da qual deriva também a sua missão: “re-formar, tornar livres, reabilitar e reintegrar os detentos”.   Por meio da pastoral carcerária realizada em Berhampore, os salesianos oferecem assistência legal gratuita, consultoria e vários programas de formação técnica para a reabilitação dos reclusos, junto com a oportunidade de esporte e jogos, e um crescimento holístico que se realiza por meio da música e de variados programas culturais. Mediante outros programas especiais, o DBPM se dirige também aos filhos dos reclusos, sujeitos não menos necessitados porque privados dos cuidados e da assistência dos pais. Segundo o padre Nedumattathil, cerca de 25.330 detentos se beneficiam diretamente da sua obra pastoral, enquanto aproximadamente 45.000 familiares são beneficiados indiretamente com a obra pastoral.   “A finalidade principal do prêmio é dar reconhecimento a formas inovadoras de Pastoral, desenvolvidas de acordo com o carisma salesiano e realizadas de maneira eficaz ao longo de anos de modo original e dignas de serem imitadas por outros salesianos em outras inspetorias e mesmo em toda a Congregação”, afirmou o padre Kanaga.   InfoANS
Terça, 09 Abril 2013 11:08

Karateca da RSE conquista medalha em Las Vegas

Escrito por
Thainan Schopchaki, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Salesiano Itajaí, em Santa Catarina, conquistou a medalha de prata no “Open Las Vegas de Karatê” no dia 29 de março, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A aluna conseguiu o vice-campeonato na categoria kata individual (demonstração de movimentos), feminino, 17. A atleta Thawanna Schopchaki, irmã da medalhista e aluna do 1º ano do ensino médio na mesma escola, também participou da competição. Segundo o técnico da Seleção Catarinense, Eurico Shopchaki, “o evento ofereceu alto nível técnico e proporcionou um proveitoso intercâmbio com atletas de vários países”. Mesmo tendo apenas 17 anos, Thainan já construiu uma bela carreira. Foi 65 vezes campeã catarinense e detém 14 títulos nacionais. Atualmente ela lidera o ranking catarinense de sua categoria.   RSE Informa
Motivada pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo  07 de abril, a Procuradoria Missionária Salesiana de Madri lançou a campanha: “Você não está fazendo nada?”, uma ação que visa despertar sobre a falta de acesso a cuidados sanitários de qualidade em todo o mundo. Clique aqui para conhecer a campanha e poder contribuir.   “Queremos transmitir a necessidade de se assumir a responsabilidade por aquilo que acontece nas regiões mais pobres do mundo, onde o acesso aos cuidados sanitários é um direito à disposição de poucos. Na Procuradoria Salesiana de Madri pensamos que o acesso à saúde deva ser realmente universal”, afirma Pablo Souto, responsável pelas Comunicações da Procuradoria Missionária Salesiana de Madri.   Milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a cuidados sanitários de qualidade. Mais de dois milhões de pessoas não podem dispor de remédios. Mais de meio milhão de mulheres morrem todos os anos durante a gravidez ou por falta de assistência adequada. Em cada três segundos, uma criança morre; mas de doenças preveníveis.   “Nas missões salesianas não é normal manter ambientes sanitários. Mas, às vezes, as necessidades obrigam a criá-las”, conta o missionário salesiano, padre Lucas Camino, que viveu pessoalmente o serviço que os salesianos desenvolvem no seu dispensário médico, em Lomê, Togo. É um edifício que serve a mais de 400 pessoas que sofrem de diabetes e hipertensão; a centenas de mães e a mais de 100 crianças órfãs, que precisam ser alimentadas.   Como em Lomê, os salesianos dirigem dispensários também no México, Mali, República Centro-Africana, Equador, entre outros. São mais de 200 as obras salesianas empenhadas em melhorar a saúde das comunidades em que os missionários trabalham, dando especial atenção à prevenção e à promoção da saúde entre os grupos de risco.   Veja abaixo outros números citados pela Procuradoria Missionária de Madri que explicam a necessidade e a urgência de agir imediatamente:   11 milhões de crianças abaixo de 5 anos morrem por doenças facilmente curáveis; 14 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa de doenças infecciosas; sete milhões de pessoas sofrem de Hanseníase; mais de 33 milhões de pessoas estão com HIV/AIDS; 4 000 pessoas sofrem de diarreia porque não dispõem de água limpa todos os dias em casa.   InfoANS
Foi realizado entre os dias 3 e 5 de abril, na casa de exercícios espirituais de Sanlucar, na Espanha, uma série de encontros relacionados com a cooperação salesiana. Dentre esses encontros, o principal foi a VI Assembleia Geral da Federação das ONGs Salesianas para o Desenvolvimento “Don Bosco Network” (DBN), na qual foi eleita como nova presidente da DBN para o período de 2013 a 2015  - Joanna Stozek, vice-presidente e coordenadora dos projetos da ONG polonesa “Młodzi Swiatu”.   “Sinto-me honrada que tenham confiado a mim o encargo de guia da DBN. Creio que juntos poderemos realmente mudar o mundo. Não só o mundo das missões salesianas, mas, sobretudo, o mundo dos jovens pobres e abandonados, de quem elas cuidam”, disse Joanna.   Participaram da assembleia, leigos e salesianos representantes de oito ONGs: DBN: “Via Dom Bosco” (Bélgica); “Jóvenes y Desarrollo” (Espanha); “Dom Bosco Mundo” (Alemanha); “Salesian Missions”  (USA); “Noi per Loro” (Itália);”Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento” (Itália); “Solidaridad Don Bosco” (Espanha) e “Młodzi Swiatu” (Polônia). O encontro também contou com a presença do conselheiro geral para as Missões, padre Václav Klement.   Na assembleia foram estudados os relatórios anuais sobre as atividades da DBN e discutidos temas de interesse geral como os possíveis caminhos para fortalecer a rede DBN e os seus membros. No encontro cada ONG apresentou um projeto a fim de partilhar a própria experiência e pedir uma possível contribuição aos demais membros.   A DBN nasceu na Europa em 2003; em 2010 expandiu-se mundialmente como federação das ONGs salesianas para o desenvolvimento. As oito ONGs salesianas contam com o empenho profissional de 110 funcionários leigos em tempo integral, de uma centena de voluntários empenhados em quatro continentes. A DBI está presente em mais de 90 nações e contribui com a missão salesiana, especialmente na área da educação dos jovens.   Clique aqui para ler a notícia na íntegra   InfoANS
Quinta, 04 Abril 2013 14:16

Ex- aluno salesiano se destaca como tenor

Escrito por
  “Uma casa salesiana sem música é como um corpo sem alma”, dizia Dom Bosco. Não por acaso, muitos ex-alunos salesianos levam consigo, por onde passam, esse amor pela música. É o caso do tenor Thiago Arancam, de 31 anos, ex-aluno do Liceu Coração de Jesus, de São Paulo, SP, que hoje é um tenor de sucesso no mundo inteiro. As apresentações do cantor, que já está com a agenda definida até 2015, foram destaque no jornal Folha de São Paulo, na edição do dia 31 de março, no Caderno Folha Ilustrada.   Paulista radicado em Mônaco, Thiago vem cantando como protagonista em algumas das principais casas de ópera do mundo, acompanhado por orquestras internacionais. Na reportagem da Folha, o ex-aluno falou sobre o prestígio que tem alcançado, e citou a escola salesiana onde, segundo ele, tudo começou: “A minha trajetória como cantor começou quando cantei 'Parabéns a você' para entrar no coral do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, aos seis anos”, revelou.   As apresentações mais recentes de Thiago foram a interpretação de Dom José, na ópera “Carmen”, de Bizet, na Staatsoper de Munique, em março, e no último dia 2, quando estreou na Semperoper, na Alemanha, como Des Grieux, na “Manon Lescaut”, de Puccini, sob regência do badalado maestro germânico Christian Thielemann, que o aprovou depois de uma audição feita em 2010.   A agenda futura de Thiago Arancam inclui uma “Carmen” no Teatro Colón, em Buenos Aires, com estreia em 16 de abril, uma produção da mesma ópera em Los Angeles com Plácido Domingo, uma aparição em Baden-Baden, em 2014, em "Manon Lescaut", com regência de Sir Simon Rattle, o maestro titular da Filarmônica de Berlim, e uma “Cavalleria Rusticana”, de Mascagni, em Salzburgo, novamente com Thielemann, no Festival de Páscoa de 2015.   O ponto de virada na carreira do ex-aluno foi a edição de 2008 do Operalia, concurso de canto promovido pelo tenor Plácido Domingo, em que ele ganhou o prêmio do público e foi segundo colocado na categoria Ópera.   RSE Informa