Educação
Daniel Munduruku, do povo do mesmo nome, é escritor, educadore e hoje se destaca como um dos maiores expoentes da cultura indígena e brasileira. Conheça um pouco da história e do pensamento deste ex-aluno do Centro Universitário Salesiano (Unisal) de Lorena.Os filhos são a honra do pai. Os ex-alunos de Dom Bosco honram este pai e mestre. São muitos, quem sabe milhões, os ex- alunos de Dom Bosco no mundo inteiro. Daniel Munduruku, do povo  do mesmo nome é um deles. Indígena natural do Pará, Daniel foi seminarista salesiano e cursou Filosofia no Centro Unisal de Lorena. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e faz pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos, SP. É pesquisador da CAPES  e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, além de diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual e do Instituto UKA – Casa dos Saberes Anecestrais. Palestrante e conferencista apreciado em eventos nacionais e internacionais, Daniel participou da Feira Internacional do Livro em Bolonha, Itália, e da Feira Internacional do Livro em Bogotá, Colômbia. Em 2013, foi selecionado para participar da Feira Internacional do Livro em Frankfurt na Alemanha, a maior do mundo.
O trabalho realizado no Colégio Coração de Jesus, unidade da Rede Salesiana de Escolas em Cuiabá, MT, aqui serve de exemplo, dentro da proposta de estimular os alunos e envolvê-los no universo imaginário da escrita e da reflexão sobre os valores humanos, na prática.   A escrita e a leitura que acompanham a humanidade desde os seus primórdios, possuem lugar privilegiado em todas as áreas do conhecimento, ampliando e solidificando os ensinamentos quando estes partem da informação para alcançar o conhecimento. Para tanto, é necessário partir da prática para estimular os alunos a pensar, refletir sobre algo importante da teoria ou sobre a própria vida. Para que essa dinâmica aconteça com eficiência, faz-se necessária a mediação do professor. Perguntas e hipóteses devem servir para estimular os alunos à investigação e ao pensar. O livro didático é um apoio importante quando superamos seus limites e aproveitamos as possibilidades dos temas que devem transcender as fronteiras das disciplinas para explicar os fenômenos. O trabalho realizado no Colégio Coração de Jesus, unidade da Rede Salesiana de Escolas em Cuiabá, MT, aqui serve de exemplo, dentro da proposta de estimular os alunos e envolvê-los no universo imaginário da escrita e da reflexão sobre os valores humanos, na prática.
O Fórum de Experiências Educacionais reuniu no Colégio João Paulo II, em Brasília, durante os dias 10 e 11 de junho, mais de 80 coordenadores e gestores de instituições sócias do portal. Na terça-feira, 11 de junho, último dia de encontro, Carlos Seabra, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais, conduziu os participantes em uma discussão sobre ‘Tecnologia e Imaginação’.   Ao longo de todo o dia, a apresentação de casos de sucesso permitiu o intercâmbio de experiências entre as escolas usuárias da plataforma, além de explorar o potencial e apresentar as inovações promovidas pelo portal em diversas instituições do país.   Ana Lúcia Ignácio, coordenadora de Tecnologia Educacional do Colégio Salesiano Região Oceânica, em Niterói, participante do evento, gostou da experiência. “Participando do fórum pudemos ver que nossas preocupações são as mesmas, mas que podemos buscar soluções de diversas maneiras. Estar aqui possibilitou a troca destas soluções”, afirma.           . Para Cintia Faro, gerente de Conteúdo do portal, o saldo do encontro é mais do que positivo. Segundo ela, “eventos dessa natureza enriquecem e fortalecem a prática pedagógica com o uso das novas tecnologias em ambiente escolar”.   Criado em 2011, o Portal Futurum Educativo é uma empresa pensada por entidades católicas e tem o objetivo de valorizar o processo de ensino aprendizagem por meio das novas tecnologias, trazendo a tradição e a qualidade do ensino católico para o século XXI.     Com informação da ANEC
Terça, 11 Junho 2013 14:11

Jovens indígenas realizam sonho do ensino superior

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O primeiro dia de aula de Bergamim Tsipta'awe Tsuwate foi marcante. Ao entrar, no dia 30 de janeiro, nas dependências da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS, o jovem acredita ter dado “o passo mais importante de sua vida”. “Estou realizando um sonho”, diz o Xavante de 23 anos, um dos doze indígenas que integram projeto iniciado neste ano pela Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT). Pelos próximos anos, as turmas de Enfermagem, Direito, Serviço Social, Administração, Pedagogia, Fisioterapia, Nutrição, Zootecnia e Agronomia da UCDB terão entre seus acadêmicos índios vindos de Mato Grosso – a instituição já conta com alunos indígenas, das etnias de Mato Grosso do Sul, principalmente Terena. Do grupo que desembarcou em Campo Grande no dia 29 de janeiro, oito são Xavante e quatro são Bororo – divididos em oito homens e quatro mulheres com idades entre 18 e 29 anos. Além de bolsa de estudos na UCDB, a Missão Salesiana também está garantindo moradia (em duas casas próximas à universidade), emprego e acompanhamento. A alimentação foi custeada nos primeiros dois meses de permanência na capital sul-mato-grossense. “Agora, eles deram início a uma nova fase, que é de manter a alimentação com o salário que já estão recebendo”, diz mestre Antônio Teixeira, ecônomo inspetorial que acompanha de perto cada um dos jovens. A coordenação é do inspetor, padre Lauro Takaki Shinohara, da Inspetoria Salesiana de Campo Grande.
  Na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS, as aulas são ministradas em português. Mas no laboratório de informática do Projeto Rede de Saberes e nos corredores da universidade também é possível ouvir conversas nas línguas Terena, Xavante, Bororo e Kadiwéu. Embora o português seja o idioma oficial do Brasil, estima-se que atualmente também sejam faladas 180 línguas indígenas no país.   O Rede de Saberes é um projeto de apoio à permanência de indígenas no ensino superior viabilizado com recursos da Fundação Ford. Teve início em 2005 e é uma parceria entre a UCDB por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS). Ele estimula e orienta a iniciação científica, oferece cursos de extensão e monitorias e disponibiliza o uso de laboratórios de informática para os participantes.   Na Católica, o projeto é coordenado pela professora Eva Ferreira e atualmente atende 95 acadêmicos indígenas de quatro etnias do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que estão matriculados nos mais variados cursos, de Fisioterapia à Ciência da Computação.   Uma das monitorias oferecidas pela Rede de Saberes é de Língua Portuguesa. Ministradas pela professora Célia Cristina da Silva, as atividades ajudam os estudantes a compreender um idioma que, em muitos casos, é a segunda língua. “Para alguns é mais tranquilo, a dificuldade está apenas na abordagem acadêmica ou no fato de que estudou em uma escola mais ‘fraca’. Mas para outros, que têm muito menos convivência com o português, a dificuldade é a mesma que nós temos para aprender uma língua estrangeira”, explica a professora.   As aulas são diferenciadas. Os acadêmicos começam fazendo leituras para enriquecer o vocabulário, conhecer novas palavras e exercitar a compreensão dos textos. Depois, eles produzem pequenos textos e por fim fazem a correção, entrando em contato com a gramática. A professora afirma que os encontros são muito positivos e considera que também aprende muito “trabalhar com essas monitorias é muito gratificante. As aulas são uma troca cultural”, descreve.   Acesse o site da Missão Salesiana de Mato Grosso para ler a matéria na íntegra
  Os rumos da Educação Católica nas Américas foram debatidos em três eventos importantes realizados de 14 a 18 de janeiro, no Panamá. A Família Salesiana do Brasil participou desses eventos, em especial com uma delegação da Rede Salesiana de Escolas (RSE).   Cerca de 800 representantes de congregações religiosas e dioceses da América Latina participaram, nos dias 15 a 17 de janeiro, do 23º Congresso Interamericano de Educação Católica, realizado na Cidade do Panamá, capital do Panamá, pela Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC). “O Congresso foi um momento muito rico para a troca de experiências. Entre os temas debatidos, todos relevantes, podemos salientar a palestra sobre Os Valores da Cidadania Ativa, proferida pelo professor Emilio Martínez Navarro, da Universidade de Murcia, na Espanha; e a conferência de padre Juan Antonio Ojeda, FSC, que tratou sobre a escola católica e o trabalho em redes”, destacou o padre Nivaldo Luiz Pessinatti, Diretor-executivo da Rede Salesiana de Escolas (RSE).  
Educação
Daniel Munduruku, do povo do mesmo nome, é escritor, educadore e hoje se destaca como um dos maiores expoentes da cultura indígena e brasileira. Conheça um pouco da história e do pensamento deste ex-aluno do Centro Universitário Salesiano (Unisal) de Lorena.Os filhos são a honra do pai. Os ex-alunos de Dom Bosco honram este pai e mestre. São muitos, quem sabe milhões, os ex- alunos de Dom Bosco no mundo inteiro. Daniel Munduruku, do povo  do mesmo nome é um deles. Indígena natural do Pará, Daniel foi seminarista salesiano e cursou Filosofia no Centro Unisal de Lorena. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e faz pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos, SP. É pesquisador da CAPES  e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, além de diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual e do Instituto UKA – Casa dos Saberes Anecestrais. Palestrante e conferencista apreciado em eventos nacionais e internacionais, Daniel participou da Feira Internacional do Livro em Bolonha, Itália, e da Feira Internacional do Livro em Bogotá, Colômbia. Em 2013, foi selecionado para participar da Feira Internacional do Livro em Frankfurt na Alemanha, a maior do mundo.
O trabalho realizado no Colégio Coração de Jesus, unidade da Rede Salesiana de Escolas em Cuiabá, MT, aqui serve de exemplo, dentro da proposta de estimular os alunos e envolvê-los no universo imaginário da escrita e da reflexão sobre os valores humanos, na prática.   A escrita e a leitura que acompanham a humanidade desde os seus primórdios, possuem lugar privilegiado em todas as áreas do conhecimento, ampliando e solidificando os ensinamentos quando estes partem da informação para alcançar o conhecimento. Para tanto, é necessário partir da prática para estimular os alunos a pensar, refletir sobre algo importante da teoria ou sobre a própria vida. Para que essa dinâmica aconteça com eficiência, faz-se necessária a mediação do professor. Perguntas e hipóteses devem servir para estimular os alunos à investigação e ao pensar. O livro didático é um apoio importante quando superamos seus limites e aproveitamos as possibilidades dos temas que devem transcender as fronteiras das disciplinas para explicar os fenômenos. O trabalho realizado no Colégio Coração de Jesus, unidade da Rede Salesiana de Escolas em Cuiabá, MT, aqui serve de exemplo, dentro da proposta de estimular os alunos e envolvê-los no universo imaginário da escrita e da reflexão sobre os valores humanos, na prática.
O Fórum de Experiências Educacionais reuniu no Colégio João Paulo II, em Brasília, durante os dias 10 e 11 de junho, mais de 80 coordenadores e gestores de instituições sócias do portal. Na terça-feira, 11 de junho, último dia de encontro, Carlos Seabra, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais, conduziu os participantes em uma discussão sobre ‘Tecnologia e Imaginação’.   Ao longo de todo o dia, a apresentação de casos de sucesso permitiu o intercâmbio de experiências entre as escolas usuárias da plataforma, além de explorar o potencial e apresentar as inovações promovidas pelo portal em diversas instituições do país.   Ana Lúcia Ignácio, coordenadora de Tecnologia Educacional do Colégio Salesiano Região Oceânica, em Niterói, participante do evento, gostou da experiência. “Participando do fórum pudemos ver que nossas preocupações são as mesmas, mas que podemos buscar soluções de diversas maneiras. Estar aqui possibilitou a troca destas soluções”, afirma.           . Para Cintia Faro, gerente de Conteúdo do portal, o saldo do encontro é mais do que positivo. Segundo ela, “eventos dessa natureza enriquecem e fortalecem a prática pedagógica com o uso das novas tecnologias em ambiente escolar”.   Criado em 2011, o Portal Futurum Educativo é uma empresa pensada por entidades católicas e tem o objetivo de valorizar o processo de ensino aprendizagem por meio das novas tecnologias, trazendo a tradição e a qualidade do ensino católico para o século XXI.     Com informação da ANEC
Terça, 11 Junho 2013 14:11

Jovens indígenas realizam sonho do ensino superior

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O primeiro dia de aula de Bergamim Tsipta'awe Tsuwate foi marcante. Ao entrar, no dia 30 de janeiro, nas dependências da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS, o jovem acredita ter dado “o passo mais importante de sua vida”. “Estou realizando um sonho”, diz o Xavante de 23 anos, um dos doze indígenas que integram projeto iniciado neste ano pela Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT). Pelos próximos anos, as turmas de Enfermagem, Direito, Serviço Social, Administração, Pedagogia, Fisioterapia, Nutrição, Zootecnia e Agronomia da UCDB terão entre seus acadêmicos índios vindos de Mato Grosso – a instituição já conta com alunos indígenas, das etnias de Mato Grosso do Sul, principalmente Terena. Do grupo que desembarcou em Campo Grande no dia 29 de janeiro, oito são Xavante e quatro são Bororo – divididos em oito homens e quatro mulheres com idades entre 18 e 29 anos. Além de bolsa de estudos na UCDB, a Missão Salesiana também está garantindo moradia (em duas casas próximas à universidade), emprego e acompanhamento. A alimentação foi custeada nos primeiros dois meses de permanência na capital sul-mato-grossense. “Agora, eles deram início a uma nova fase, que é de manter a alimentação com o salário que já estão recebendo”, diz mestre Antônio Teixeira, ecônomo inspetorial que acompanha de perto cada um dos jovens. A coordenação é do inspetor, padre Lauro Takaki Shinohara, da Inspetoria Salesiana de Campo Grande.
  Na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS, as aulas são ministradas em português. Mas no laboratório de informática do Projeto Rede de Saberes e nos corredores da universidade também é possível ouvir conversas nas línguas Terena, Xavante, Bororo e Kadiwéu. Embora o português seja o idioma oficial do Brasil, estima-se que atualmente também sejam faladas 180 línguas indígenas no país.   O Rede de Saberes é um projeto de apoio à permanência de indígenas no ensino superior viabilizado com recursos da Fundação Ford. Teve início em 2005 e é uma parceria entre a UCDB por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS). Ele estimula e orienta a iniciação científica, oferece cursos de extensão e monitorias e disponibiliza o uso de laboratórios de informática para os participantes.   Na Católica, o projeto é coordenado pela professora Eva Ferreira e atualmente atende 95 acadêmicos indígenas de quatro etnias do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que estão matriculados nos mais variados cursos, de Fisioterapia à Ciência da Computação.   Uma das monitorias oferecidas pela Rede de Saberes é de Língua Portuguesa. Ministradas pela professora Célia Cristina da Silva, as atividades ajudam os estudantes a compreender um idioma que, em muitos casos, é a segunda língua. “Para alguns é mais tranquilo, a dificuldade está apenas na abordagem acadêmica ou no fato de que estudou em uma escola mais ‘fraca’. Mas para outros, que têm muito menos convivência com o português, a dificuldade é a mesma que nós temos para aprender uma língua estrangeira”, explica a professora.   As aulas são diferenciadas. Os acadêmicos começam fazendo leituras para enriquecer o vocabulário, conhecer novas palavras e exercitar a compreensão dos textos. Depois, eles produzem pequenos textos e por fim fazem a correção, entrando em contato com a gramática. A professora afirma que os encontros são muito positivos e considera que também aprende muito “trabalhar com essas monitorias é muito gratificante. As aulas são uma troca cultural”, descreve.   Acesse o site da Missão Salesiana de Mato Grosso para ler a matéria na íntegra
  Os rumos da Educação Católica nas Américas foram debatidos em três eventos importantes realizados de 14 a 18 de janeiro, no Panamá. A Família Salesiana do Brasil participou desses eventos, em especial com uma delegação da Rede Salesiana de Escolas (RSE).   Cerca de 800 representantes de congregações religiosas e dioceses da América Latina participaram, nos dias 15 a 17 de janeiro, do 23º Congresso Interamericano de Educação Católica, realizado na Cidade do Panamá, capital do Panamá, pela Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC). “O Congresso foi um momento muito rico para a troca de experiências. Entre os temas debatidos, todos relevantes, podemos salientar a palestra sobre Os Valores da Cidadania Ativa, proferida pelo professor Emilio Martínez Navarro, da Universidade de Murcia, na Espanha; e a conferência de padre Juan Antonio Ojeda, FSC, que tratou sobre a escola católica e o trabalho em redes”, destacou o padre Nivaldo Luiz Pessinatti, Diretor-executivo da Rede Salesiana de Escolas (RSE).