Educação
Lideranças, gestores e animadores dos seis polos da Rede Salesiana de Escolas (RSE) estiveram reunidos no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília – DF, entre os dias 27 e 29 de setembro, para o IX ENCPOLOS. Os participantes avaliaram a execução do planejamento de 2012 e, com entusiasmo, projetaram as ações para 2013.   Embalados pelos novos desafios, os 30 participantes do evento reafirmaram sua crença na missão educativa salesiana e no projeto educativo pastoral que concretiza essa missão. “O tom deste encontro foi a determinação estratégica de avançar. Nesse sentido, os novos projetos aprovados visam apoiar a qualificação educativa/pastoral da ação educacional nas comunidades salesianas”, afirmou o Padre Nivaldo Luiz Pessinatti, que, em conjunto com a Irmã Ivanette Duncan de Miranda, compõe a Diretoria Executiva da RSE.   Avaliação e projetos A tarde de 27 de setembro e a manhã do dia 28 foram dedicadas à partilha do que foi realizado nos polos em 2011 e 2012, com ênfase nos desafios encontrados e nos acertos conquistados em cada região do País. Para isso, os seis polos da Rede (com sedes em Manaus, Recife, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre) apresentaram relatórios previamente preparados. A segunda parte do encontro foi dedicada à apresentação dos planos de ação dos polos para 2013 e à sua discussão conjunta.   A organização e a importância do encontro foram elogiadas pelos participantes, como a gestora do Polo BH, Rita Jellinek: “A iniciativa do ENCPOLOS é extremamente elucidativa e coerente com as propostas de rede. A organização proposta é estratégica do ponto de vista da partilha das ações que vimos empreendendo e da discussão dos projetos em andamento. Gerenciar animando e animar gerenciando é a nossa tônica e dentro deste preceito, compartilhar opiniões, olhares e definições com todos os gestores, animadores, secretárias e diretoria executiva da RSE é um alinhamento fundamental para nossa jornada”, afirmou.   Tiveram destaque nas discussões a implementação do projeto de formação continuada e o aproveitamento pleno dos relatórios de avaliação institucional e de gestão educacional, que foram revisitados à luz da construção do Material Didático Digital – MDD. “Para realizar essa tarefa, os participantes re-projetaram os principais serviços oferecidos às escolas salesianas do Brasil, na perspectiva de realizar um projeto educativo pastoral significativo”, ressaltou Pe. Pessinatti. O planejamento incluiu entre os tópicos o plano de formação, a avaliação institucional, a comunicação e a gestão educacional. Ao final do Encontro, os polos tiveram espaço ainda para reuniões em separado, nas quais foram definidos os encaminhamentos específicos e o calendário de reuniões internas.  
Quinta, 13 Setembro 2012 23:08

O diferencial salesiano

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  Aluna salesiana e pesquisadora universitária, a jovem Bruna Aparecida do Nascimento Bacico fala sobre a influência da pedagogia de Dom Bosco em seu projeto de vida pessoal e profissional.   Tenho 25 anos. Sou lorenense nata, ex-aluna do Projeto Social Salesiano Vida Melhor (PROVIM) de Lorena, SP, e do curso de Filosofia do Centro UNISAL. Atualmente, curso pós-graduação em Gestão Escolar nas Faculdades Integradas Teresa D' Ávila (FATEA). Assim, há 19 anos recebo em minha vida pessoal e profissional o diferencial da pedagogia salesiana. A ênfase da pedagogia salesiana fez com que eu me habituasse a querer aprender sempre mais. Dom Bosco ensinou-me que se desejamos ser bons, devemos aprender não somente os ensinamentos da religião, mas tudo que trata de unir teoria e prática na busca de uma sociedade mais autêntica. Logo, devemos estudar e fazer ciência a partir do contexto em que estamos inseridos. Com isso, Dom Bosco, inspirou-me a elaborar um projeto de pesquisa sobre a importância do professor no desenvolvimento do cidadão. Comecei a estudar mais sobre os princípios pedagógicos de Dom Bosco e, no diálogo com diversos educadores salesianos, conheci a professora Maria Cristina Marcelino Bento,  orientadora do meu projeto. Coloquei para ela os meus anseios como jovem recém-formada, quatro anos apenas a lecionar. Desses diálogos nasceu um projeto de formação para educadores, tendo em vista a qualidade no desenvolvimento de uma Educação para a cidadania. Por onde começar? Por aquilo que causa conflito existencial. Procurei algo que estabelecesse maior esperança na mudança da visão de educação que tinha. Essa atitude, aliada à necessidade profissional de meu marido de morar na Alemanha por um período, resultou na proposta de conhecer o trabalho de uma instituição salesiana em outro país. Com o objetivo de conhecer a prática educativa de Dom Bosco, busquei um estudo comparativo sobre as contribuições do sistema preventivo em duas realidades: na Obra Social dos Salesianos em São Carlos, SP, Brasil, e na Faculdade Salesiana de Filosofia-Teologia e Pedagogia-Sociologia, em Benediktbeuern, Baviera, Alemanha. Apresentei meu projeto para o diretor, padre Claudius Amann, padre Miguel Rodriguez e padre R. Gesing, que receberam muito bem a proposta. Por um período de três meses, estive sob a orientação do Prof. Dr. Martin Lechner, responsável pela formação salesiana dos educadores desta e de todas as outras instituições salesianas na Alemanha. Os salesianos da Faculdade Salesiana são membros ativos do Ministério Público da Alemanha e desenvolvem inúmeros projetos educativos, como por exemplo ações sociais com jovens imigrantes de vários países e adolescentes que vão a Benediktbeuern para receber uma formação profissionalizante humana e cristã. Fui àquele país em busca de aprofundamento sobre a orientação educacional de Dom Bosco para os jovens de sua época. E vi-me inserida em um contexto de educação multicultural, em que a pedagogia salesiana corresponde às necessidades que tanto Brasil quanto Alemanha têm para melhorar cada dia mais o desenvolvimento do jovem, preparando-o para intervir na sociedade por meio de sua própria profissão. A segunda etapa da pesquisa foi desenvolvida nos Salesianos de São Carlos, SP, onde obtive o apoio do diretor, padre Manoel de Souza Profilo, e de toda equipe gestora e de educadores. Também esta instituição é referencial, no Brasil, para o desenvolvimento da educação pela cidadania por meio da formação de educadores. Essa oportunidade de estudo fez com que eu vencesse as dificuldades de ser professor. Sou feliz em ter recebido a influência da pedagogia salesiana em tantas fases da minha vida e com isso ter construído um projeto pessoal e profissional aberto a novos caminhos e novos horizontes, sempre!   Bruna Aparecida do Nascimento Bacicoé estudante, professora e pesquisadora.
Cursos de graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) foram estrelados pelo Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013, da editora Abril, que circula a partir de 25 de outubro.  São destacados 16 cursos, dentre os quais, cinco, que receberam quatro estrelas e os demais três estrelas.   As estrelas são concedidas com base nas informações fornecidas pelos coordenadores para a avaliação de cursos superiores realizada anualmente pelo Guia do Estudante.   A pró-reitora acadêmica do Unisal, Professora Doutora Romane Fortes Bernardo, afirma que esse resultado é consequência de um amplo e consistente trabalho realizado pelas equipes acadêmicas, compostas por cada docente, cada coordenador de curso, cada diretoria operacional das unidades que constituem o Unisal e também pela reitoria e que, por isso, o Unisal deve festejar o resultado como uma obra de um “time” mais engajado a cada temporada.   Confira as unidades e os cursos estrelados do Unisal
Segunda, 03 Setembro 2012 13:18

Escolas da RSE participam da criação de Lip dubs

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Vídeos fazem parte da ação promocional da Rede Salesiana de Escolas “Minha Escola” e podem ser enviados até o dia 30 de setembro O Lip dub, a mais nova febre da internet, invadiu o dia a dia dos colégios da Rede Salesiana de Escolas (RSE), mobilizando alunos e educadores de norte a sul do país. Antenados nessa novidade da web, que consiste na gravação de um vídeo feito com um grupo de pessoas dublando uma canção, as escolas da RSE estão produzindo videoclipes que mostram os alunos e toda a equipe de cada instituição dançando, dublando e interagindo ao som do hino da RSE. Criado originalmente por seis estudantes da Universidade alemã Hochschule Furtwangen, o grande diferencial do Lib dub é que ele é feito em uma única sequência, sem cortes e de forma espontânea. O videoclipe combina sincronização labial com a dublagem de um áudio que é inserido posteriormente, na edição do vídeo.   Motivada por essa divertida invenção, a equipe de Comunicação e Marketing da Rede Salesiana de Escolas lançou a ação promocional “Minha Escola”, que reúne lip dubs produzidos pelos colégios salesianos de todo o país. Iniciada em agosto, mês do aniversário de Dom Bosco, a ação já conta com a participação de escolas dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Paraná, além do Distrito Federal. Tamanho é o sucesso do projeto que a RSE estendeu o prazo final para as escolas gravarem os lip dubs e postá-los no site para o dia 30 de setembro. Visite a página do cadastro.  http://www.rse.org.br/minha-escola Em muitos dos vídeos cadastrados é possível ver os alunos brincando em frente à câmera, vestidos de personagens importantes da Família Salesiana, mostrando a fé e o entusiasmo dos alunos e educadores da RSE em relação à história e aos valores salesianos.  “O sentimento maior foi de união, todos fazendo a mesma ação. Como não ficar emocionado? Não sei quem mais estava feliz: diretor, educadores, alunos ou os pais. Todos”, conta o padre Osvaldo Bisewski, diretor do Colégio Salesiano Leão XIII, no Rio Grande, RS. Os vídeos podem ser gravados com celular, câmera digital, filmadora ou equipamento profissional. O ideal é que haja alguém responsável pelo projeto para coordenar a equipe, distribuir as funções e controlar os prazos. Confira todas as dicas para a produção dos vídeos no link http://www.rse.org.br/minha-escola/dicas
  A 28ª edição do evento, realizado nos dias 26 a 30 de junho em Aracaju, SE, reuniu cerca de 1.100 alunos de escolas salesianas.  
Quarta, 08 Agosto 2012 20:31

Portas abertas para o futuro

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A Rede Salesiana de Escolas é uma das redes participantes do Portal Futurum, que iniciou em janeiro suas atividades e promete ser um importante instrumento de apoio pedagógico para professores e alunos das escolas católicas.  
Educação
Lideranças, gestores e animadores dos seis polos da Rede Salesiana de Escolas (RSE) estiveram reunidos no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília – DF, entre os dias 27 e 29 de setembro, para o IX ENCPOLOS. Os participantes avaliaram a execução do planejamento de 2012 e, com entusiasmo, projetaram as ações para 2013.   Embalados pelos novos desafios, os 30 participantes do evento reafirmaram sua crença na missão educativa salesiana e no projeto educativo pastoral que concretiza essa missão. “O tom deste encontro foi a determinação estratégica de avançar. Nesse sentido, os novos projetos aprovados visam apoiar a qualificação educativa/pastoral da ação educacional nas comunidades salesianas”, afirmou o Padre Nivaldo Luiz Pessinatti, que, em conjunto com a Irmã Ivanette Duncan de Miranda, compõe a Diretoria Executiva da RSE.   Avaliação e projetos A tarde de 27 de setembro e a manhã do dia 28 foram dedicadas à partilha do que foi realizado nos polos em 2011 e 2012, com ênfase nos desafios encontrados e nos acertos conquistados em cada região do País. Para isso, os seis polos da Rede (com sedes em Manaus, Recife, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre) apresentaram relatórios previamente preparados. A segunda parte do encontro foi dedicada à apresentação dos planos de ação dos polos para 2013 e à sua discussão conjunta.   A organização e a importância do encontro foram elogiadas pelos participantes, como a gestora do Polo BH, Rita Jellinek: “A iniciativa do ENCPOLOS é extremamente elucidativa e coerente com as propostas de rede. A organização proposta é estratégica do ponto de vista da partilha das ações que vimos empreendendo e da discussão dos projetos em andamento. Gerenciar animando e animar gerenciando é a nossa tônica e dentro deste preceito, compartilhar opiniões, olhares e definições com todos os gestores, animadores, secretárias e diretoria executiva da RSE é um alinhamento fundamental para nossa jornada”, afirmou.   Tiveram destaque nas discussões a implementação do projeto de formação continuada e o aproveitamento pleno dos relatórios de avaliação institucional e de gestão educacional, que foram revisitados à luz da construção do Material Didático Digital – MDD. “Para realizar essa tarefa, os participantes re-projetaram os principais serviços oferecidos às escolas salesianas do Brasil, na perspectiva de realizar um projeto educativo pastoral significativo”, ressaltou Pe. Pessinatti. O planejamento incluiu entre os tópicos o plano de formação, a avaliação institucional, a comunicação e a gestão educacional. Ao final do Encontro, os polos tiveram espaço ainda para reuniões em separado, nas quais foram definidos os encaminhamentos específicos e o calendário de reuniões internas.  
Quinta, 13 Setembro 2012 23:08

O diferencial salesiano

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  Aluna salesiana e pesquisadora universitária, a jovem Bruna Aparecida do Nascimento Bacico fala sobre a influência da pedagogia de Dom Bosco em seu projeto de vida pessoal e profissional.   Tenho 25 anos. Sou lorenense nata, ex-aluna do Projeto Social Salesiano Vida Melhor (PROVIM) de Lorena, SP, e do curso de Filosofia do Centro UNISAL. Atualmente, curso pós-graduação em Gestão Escolar nas Faculdades Integradas Teresa D' Ávila (FATEA). Assim, há 19 anos recebo em minha vida pessoal e profissional o diferencial da pedagogia salesiana. A ênfase da pedagogia salesiana fez com que eu me habituasse a querer aprender sempre mais. Dom Bosco ensinou-me que se desejamos ser bons, devemos aprender não somente os ensinamentos da religião, mas tudo que trata de unir teoria e prática na busca de uma sociedade mais autêntica. Logo, devemos estudar e fazer ciência a partir do contexto em que estamos inseridos. Com isso, Dom Bosco, inspirou-me a elaborar um projeto de pesquisa sobre a importância do professor no desenvolvimento do cidadão. Comecei a estudar mais sobre os princípios pedagógicos de Dom Bosco e, no diálogo com diversos educadores salesianos, conheci a professora Maria Cristina Marcelino Bento,  orientadora do meu projeto. Coloquei para ela os meus anseios como jovem recém-formada, quatro anos apenas a lecionar. Desses diálogos nasceu um projeto de formação para educadores, tendo em vista a qualidade no desenvolvimento de uma Educação para a cidadania. Por onde começar? Por aquilo que causa conflito existencial. Procurei algo que estabelecesse maior esperança na mudança da visão de educação que tinha. Essa atitude, aliada à necessidade profissional de meu marido de morar na Alemanha por um período, resultou na proposta de conhecer o trabalho de uma instituição salesiana em outro país. Com o objetivo de conhecer a prática educativa de Dom Bosco, busquei um estudo comparativo sobre as contribuições do sistema preventivo em duas realidades: na Obra Social dos Salesianos em São Carlos, SP, Brasil, e na Faculdade Salesiana de Filosofia-Teologia e Pedagogia-Sociologia, em Benediktbeuern, Baviera, Alemanha. Apresentei meu projeto para o diretor, padre Claudius Amann, padre Miguel Rodriguez e padre R. Gesing, que receberam muito bem a proposta. Por um período de três meses, estive sob a orientação do Prof. Dr. Martin Lechner, responsável pela formação salesiana dos educadores desta e de todas as outras instituições salesianas na Alemanha. Os salesianos da Faculdade Salesiana são membros ativos do Ministério Público da Alemanha e desenvolvem inúmeros projetos educativos, como por exemplo ações sociais com jovens imigrantes de vários países e adolescentes que vão a Benediktbeuern para receber uma formação profissionalizante humana e cristã. Fui àquele país em busca de aprofundamento sobre a orientação educacional de Dom Bosco para os jovens de sua época. E vi-me inserida em um contexto de educação multicultural, em que a pedagogia salesiana corresponde às necessidades que tanto Brasil quanto Alemanha têm para melhorar cada dia mais o desenvolvimento do jovem, preparando-o para intervir na sociedade por meio de sua própria profissão. A segunda etapa da pesquisa foi desenvolvida nos Salesianos de São Carlos, SP, onde obtive o apoio do diretor, padre Manoel de Souza Profilo, e de toda equipe gestora e de educadores. Também esta instituição é referencial, no Brasil, para o desenvolvimento da educação pela cidadania por meio da formação de educadores. Essa oportunidade de estudo fez com que eu vencesse as dificuldades de ser professor. Sou feliz em ter recebido a influência da pedagogia salesiana em tantas fases da minha vida e com isso ter construído um projeto pessoal e profissional aberto a novos caminhos e novos horizontes, sempre!   Bruna Aparecida do Nascimento Bacicoé estudante, professora e pesquisadora.
Cursos de graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) foram estrelados pelo Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013, da editora Abril, que circula a partir de 25 de outubro.  São destacados 16 cursos, dentre os quais, cinco, que receberam quatro estrelas e os demais três estrelas.   As estrelas são concedidas com base nas informações fornecidas pelos coordenadores para a avaliação de cursos superiores realizada anualmente pelo Guia do Estudante.   A pró-reitora acadêmica do Unisal, Professora Doutora Romane Fortes Bernardo, afirma que esse resultado é consequência de um amplo e consistente trabalho realizado pelas equipes acadêmicas, compostas por cada docente, cada coordenador de curso, cada diretoria operacional das unidades que constituem o Unisal e também pela reitoria e que, por isso, o Unisal deve festejar o resultado como uma obra de um “time” mais engajado a cada temporada.   Confira as unidades e os cursos estrelados do Unisal
Segunda, 03 Setembro 2012 13:18

Escolas da RSE participam da criação de Lip dubs

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Vídeos fazem parte da ação promocional da Rede Salesiana de Escolas “Minha Escola” e podem ser enviados até o dia 30 de setembro O Lip dub, a mais nova febre da internet, invadiu o dia a dia dos colégios da Rede Salesiana de Escolas (RSE), mobilizando alunos e educadores de norte a sul do país. Antenados nessa novidade da web, que consiste na gravação de um vídeo feito com um grupo de pessoas dublando uma canção, as escolas da RSE estão produzindo videoclipes que mostram os alunos e toda a equipe de cada instituição dançando, dublando e interagindo ao som do hino da RSE. Criado originalmente por seis estudantes da Universidade alemã Hochschule Furtwangen, o grande diferencial do Lib dub é que ele é feito em uma única sequência, sem cortes e de forma espontânea. O videoclipe combina sincronização labial com a dublagem de um áudio que é inserido posteriormente, na edição do vídeo.   Motivada por essa divertida invenção, a equipe de Comunicação e Marketing da Rede Salesiana de Escolas lançou a ação promocional “Minha Escola”, que reúne lip dubs produzidos pelos colégios salesianos de todo o país. Iniciada em agosto, mês do aniversário de Dom Bosco, a ação já conta com a participação de escolas dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Paraná, além do Distrito Federal. Tamanho é o sucesso do projeto que a RSE estendeu o prazo final para as escolas gravarem os lip dubs e postá-los no site para o dia 30 de setembro. Visite a página do cadastro.  http://www.rse.org.br/minha-escola Em muitos dos vídeos cadastrados é possível ver os alunos brincando em frente à câmera, vestidos de personagens importantes da Família Salesiana, mostrando a fé e o entusiasmo dos alunos e educadores da RSE em relação à história e aos valores salesianos.  “O sentimento maior foi de união, todos fazendo a mesma ação. Como não ficar emocionado? Não sei quem mais estava feliz: diretor, educadores, alunos ou os pais. Todos”, conta o padre Osvaldo Bisewski, diretor do Colégio Salesiano Leão XIII, no Rio Grande, RS. Os vídeos podem ser gravados com celular, câmera digital, filmadora ou equipamento profissional. O ideal é que haja alguém responsável pelo projeto para coordenar a equipe, distribuir as funções e controlar os prazos. Confira todas as dicas para a produção dos vídeos no link http://www.rse.org.br/minha-escola/dicas
  A 28ª edição do evento, realizado nos dias 26 a 30 de junho em Aracaju, SE, reuniu cerca de 1.100 alunos de escolas salesianas.  
Quarta, 08 Agosto 2012 20:31

Portas abertas para o futuro

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A Rede Salesiana de Escolas é uma das redes participantes do Portal Futurum, que iniciou em janeiro suas atividades e promete ser um importante instrumento de apoio pedagógico para professores e alunos das escolas católicas.