Comunicação
No segundo dia do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, coube à mesa-redonda “Inovação e Protagonismo Social, na educação midiática” contextualizar a memória histórica dos caminhos percorridos pela educação midiática e educomunicação no Brasil, Portugal e Peru.  
Oito iniciativas de grupos de especialistas e instituições relacionadas à educação para a mídia se reuniram em São Paulo, por ocasião da II Conferência Internacional sobre Comunicação e Educação, promovida pelo Centro de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA / USP, nos dias 12 e 14 de novembro. Entre as organizações presentes neste evento esteve a Rede Salesiana Brasil (RSB).  
Entre os meses de abril e agosto deste ano, a Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação) realizou sete encontros formativos nas diferentes regiões do Brasil. A formação foi dirigida aos comunicadores de escolas, obras sociais, universidades e paróquias, sendo realizada com os profissionais das unidades salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB). É o segundo ano que acontece encontro, que teve como temática a Gestão da Comunicação, proporcionando a formação e apresentação de ferramentas básicas para planejamento, controle, monitoramento e avaliação dos processos comunicacionais.  
“Consumo de mídias em tempo de mercado digital” foi o tema do I Congresso de Comunicação Signis Brasil, realizado nos dias 30 de agosto a 1º de setembro em Porto Alegre, RS. Com uma programação intensa de palestras, mesas redondas e grupos de discussão, o evento reuniu cerca de 70 comunicadores católicos, de todas as regiões do País e de veículos de comunicação ligados a diversas congregações religiosas.  
As Irmãs Salesianas e noviças da Comunidade do Noviciado Interinspetorial Nossa Senhora das Graças, divulgaram uma carta circular com o objetivo de partilhar o seu Projeto Vocacional. A proposta é lançar nas redes sociais, em agosto (mês vocacional) uma série em vídeo, com o objetivo de despertar novas vocações salesianas. “Desejamos que o Projeto abranja todas as Inspetorias e, em comunhão, como FMA em Rede, trabalhemos em prol das vocações, apresentando o nosso carisma; estar junto das jovens de hoje e dispostas, a exemplo de Dom Bosco e Madre Mazzarello, a acompanhá-las e ajudá-las a se encontrarem e descobrirem o projeto de Deus para sua vida”, afirmam elas na carta.  
Segunda, 07 Mai 2018 11:02

Do prelo ao smartphone

Escrito por
Para o Dia Mundial das Comunicações de 2018, celebrado em 13 de maio, o Papa Francisco elegeu as “fake news” – notícias falsas – como mote. Sua mensagem para a data tem como tema ‘“A verdade vos tornará livres’ (Jo 8, 32) – Fake news e jornalismo de paz”.    
Comunicação
No segundo dia do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, coube à mesa-redonda “Inovação e Protagonismo Social, na educação midiática” contextualizar a memória histórica dos caminhos percorridos pela educação midiática e educomunicação no Brasil, Portugal e Peru.  
Oito iniciativas de grupos de especialistas e instituições relacionadas à educação para a mídia se reuniram em São Paulo, por ocasião da II Conferência Internacional sobre Comunicação e Educação, promovida pelo Centro de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA / USP, nos dias 12 e 14 de novembro. Entre as organizações presentes neste evento esteve a Rede Salesiana Brasil (RSB).  
Entre os meses de abril e agosto deste ano, a Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação) realizou sete encontros formativos nas diferentes regiões do Brasil. A formação foi dirigida aos comunicadores de escolas, obras sociais, universidades e paróquias, sendo realizada com os profissionais das unidades salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB). É o segundo ano que acontece encontro, que teve como temática a Gestão da Comunicação, proporcionando a formação e apresentação de ferramentas básicas para planejamento, controle, monitoramento e avaliação dos processos comunicacionais.  
“Consumo de mídias em tempo de mercado digital” foi o tema do I Congresso de Comunicação Signis Brasil, realizado nos dias 30 de agosto a 1º de setembro em Porto Alegre, RS. Com uma programação intensa de palestras, mesas redondas e grupos de discussão, o evento reuniu cerca de 70 comunicadores católicos, de todas as regiões do País e de veículos de comunicação ligados a diversas congregações religiosas.  
As Irmãs Salesianas e noviças da Comunidade do Noviciado Interinspetorial Nossa Senhora das Graças, divulgaram uma carta circular com o objetivo de partilhar o seu Projeto Vocacional. A proposta é lançar nas redes sociais, em agosto (mês vocacional) uma série em vídeo, com o objetivo de despertar novas vocações salesianas. “Desejamos que o Projeto abranja todas as Inspetorias e, em comunhão, como FMA em Rede, trabalhemos em prol das vocações, apresentando o nosso carisma; estar junto das jovens de hoje e dispostas, a exemplo de Dom Bosco e Madre Mazzarello, a acompanhá-las e ajudá-las a se encontrarem e descobrirem o projeto de Deus para sua vida”, afirmam elas na carta.  
Segunda, 07 Mai 2018 11:02

Do prelo ao smartphone

Escrito por
Para o Dia Mundial das Comunicações de 2018, celebrado em 13 de maio, o Papa Francisco elegeu as “fake news” – notícias falsas – como mote. Sua mensagem para a data tem como tema ‘“A verdade vos tornará livres’ (Jo 8, 32) – Fake news e jornalismo de paz”.