35ª Assembleia Geral Extraordinária da RSB é realizada em Brasília (DF)

Quinta, 23 Novembro 2023 21:45 Escrito por  Equipe de Comunicação Rede Salesiana Brasil
A Assembleia Geral Ordinária da RSB ocorreu na manhã de terça-feira, 21 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB)

O evento ocorre anualmente, nos meses de abril e novembro, sob aspecto carismático, congregacional e jurídico, com o objetivo de acompanhar, avaliar e projetar as ações da Rede Salesiana Brasil.

A reunião contou com a presença da diretora-presidente da RSB, irmã Teresinha Ambrosim; do vice-presidente da RSB, padre Ricardo Carlos; da diretora-executiva da RSB, irmã Silvia Aparecida da Silva, além de representantes das dez inspetorias Salesianas do Brasil:

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - irmã Alaíde Deretti

Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – irmã Maria Carmelita de Lima Conceição

Inspetoria Madre Mazzarello - irmã Teresinha Ambrosim

Inspetoria Maria Auxiliadora - irmã Maria Adriana Gomes da Silva

Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga - padre Francisco Inácio Vieira Júnior

Inspetoria Salesiana São Pio X - padre Ademir Ricardo Cwendrych

Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio – padre Jefferson Luís da Silva Santos

Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora - padre Justo Ernesto Piccinini

Inspetoria São João Bosco – padre Natale Vitali Forti

Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório – padre Ricardo Carlos

Completando a paridade de representantes entre Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), também estiveram presentes a irmã Amélia de Assis Castro e a irmã Jucélia de Jesus Silva. Como convidada, também marcou presença a referente para a Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB) e visitadora para o Brasil, irmã Paola Battagliola.

De acordo com a irmã Teresinha Ambrosim, durante a reunião foram abordados assuntos como prestação de contas, o projeto estratégico da Rede, as perspectivas para o próximo ano e a avaliação do Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil que, nesse ponto, foi um marco muito importante porque foi o primeiro encontro, depois da criação da RSB, na linha carismática pela temática ‘Onde estão as juventudes?’.

“O Encontro Nacional da RSB abrangeu todo mundo e foi um encontro muito forte. Nele, teve uma decisão que não foi em Assembleia, mas chegamos a uma conclusão para trabalhar para os próximos anos que foi a criação do Observatório das Juventudes que é uma novidade que nasceu desse encontro em Aparecida”, comentou a presidente da RSB.

“A 35ª Assembleia Geral da RSB representa a fase de fortalecimento e consolidação do planejamento estratégico, por meio da constituição de diversas ações, com o envolvimento dos Comitês de Pastoral Juvenil, Ação Social, Escolas, Comunicação e IES”, completa o vice-presidente da RSB, padre Ricardo Carlos.

"Percebo que estamos fazendo um bonito caminho para o fortalecimento da nossa ação em rede no Brasil. As deliberações desta Assembleia confirmam nosso compromisso com a formação continuada e a sequência de projetos com o objetivo de ressignificar nossas unidades, tendo como base o carisma salesiano para que possamos educar e evangelizar as juventudes", disse a diretora-executiva da RSB, irmã Silvia Aparecida da Silva.

Durante a reunião, houve a nomeação do novo diretor-executivo da RSB, padre Justo Ernesto Piccinini, que também foi eleito secretário-executivo da CISBRASIL na Assembleia do dia anterior.

A segunda Assembleia da RSB deste ano trouxe reflexões e discernimentos quanto às propostas de ações para 2024, bem como uma retomada das ações de 2023, além de pontuar assuntos no que tange à gestão administrativa, contando com o apoio e participação da coordenadora executiva da Rede Salesiana Brasil, Maria Dantas, e com o apoio e participação da assessora Jurídica para a RSB, Vanessa Martins, no que tange aos assuntos jurídicos.

37ª Assembleia Geral Extraordinária da CISBRASIL

Paralelamente à Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil, foi realizada, no dia 20 de novembro, também em Brasília, a 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CISBRASIL).

O evento é realizado anualmente com o objetivo de estudar, discernir e definir as principais atividades de interesse comum a todas as seis inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) no Brasil:

Inspetoria São Domingos Sávio - representada pelo inspetor padre Jefferson; Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga - representada pelo inspetor padre Francisco Inácio Vieira Júnior; Inspetoria Santo Afonso de Ligório - representada pelo inspetor padre Ricardo Carlos; Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora - representada pelo inspetor padre Justo Ernesto Piccinini; Inspetoria São João Bosco - representada pelo inspetor padre Natale Vitali Forti; Inspetoria São Pio X - representada pelo inspetor padre Ademir Ricardo Cwendrych

A reunião contou com a presença do presidente da CISBRASIL e inspetor da Inspetoria Santo Afonso de Ligório, padre Ricardo Carlos, bem como dos convidados: padre José Ricardo Mole, coordenador nacional da Pastoral; padre Paulo Manoel Porfilo, coordenador Nacional de Formação e padre José Paulino, coordenador das Paróquias e Santuários.

“A 37ª Assembleia Geral Extraordinária da CISBRASIL teve como o objetivo avaliar as ações realizadas em 2023, assim como projetar as atividades para 2024. No mesmo norte, nomear o novo secretário-executivo, padre Justo Ernesto Piccinini”, comentou o padre Ricardo Carlos.

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2023 22:32

35ª Assembleia Geral Extraordinária da RSB é realizada em Brasília (DF)

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - irmã Alaíde Deretti