FMA se reúnem na 29ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB

Quinta, 23 Novembro 2023 16:24 Escrito por  Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil
A 29ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB) foi realizada, em 20 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, DF

O evento ocorre anualmente, nos meses de abril e novembro, sob aspecto carismático, congregacional e jurídico, com o objetivo de acompanhar, avaliar e projetar as ações da CIB.

A reunião contou com a presença da referente para a CIB do Conselho Geral de Roma, irmã Paola Battagliola; da secretária executiva da CIB e diretora-executiva da Rede Salesiana Brasil, irmã Silvia Aparecida da Silva, bem como das inspetoras e representantes de cada uma das quatro inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil:

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: irmã Alaíde Deretti (inspetora);

Inspetoria Maria Auxiliadora: irmã Maria Adriana Gomes da Silva (inspetora);

Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: irmã Carmelita de Lima Conceição (inspetora), irmã Jucélia de Jesus Silva;

Inspetoria Madre Mazzarello: irmã Teresinha Ambrosim (inspetora), irmã Amélia de Assis Castro, irmã Maria Américo Rolim.

A segunda Assembleia da CIB deste ano trouxe reflexões e discernimentos quanto às propostas de ações para 2024, bem como uma retomada das ações de 2023, além de pontuar assuntos no que tange à gestão administrativa.

O grupo contou com o apoio e participação da coordenadora executiva da Rede Salesiana Brasil, Maria Dantas, e da assessora jurídica para a CIB, Vanessa Martins, no que tange aos assuntos jurídicos.

“Essa é uma assembleia mais formativa, então nós estamos trabalhando por exemplo o tema da formação...também há a perspectiva de avaliação de dois documentos do Instituto que é a LOME (Linhas Orientadoras da Missão Educativa) e também o Projeto de Formação do Instituto”, comentou na ocasião a presidente da Rede Salesiana Brasil e inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello, irmã Teresinha Ambrosim.

Irmã Teresinha também lembrou que em março de 2024 será realizado um encontro com quase todo o Conselho Geral, de todos os âmbitos: Formação, Pastoral Juvenil, Família Salesiana, Comunicação, Administração, Conselheira, Visitadora, Madre Geral e a Vigária Geral, em Cachoeira do Campo. “Será realizado na nossa Inspetoria de Belo Horizonte, porém é um encontro nacional, então a gente está preparando e trabalhando para acolher também esse encontro. É muita expectativa boa!”, completou a irmã Teresinha.

A 29ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB foi para as Filhas de Maria Auxiliadora um momento de partilha dos projetos comuns às Inspetorias, bem como um momento de animação e avaliação do que já está sendo encaminhado através do trabalho em Rede.

Fonte:  Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

FMA se reúnem na 29ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB