Juventude
Os alunos Igor Fisco e Sabrina Suzan, do 2º ano do ensino médio do Instituto Santa Teresa de Lorena, em São Paulo, foram classificados para a 2ª fase do Desafio National Geographic, considerada a maior Olímpiada de Geografia do país. No dia 2 de março, os alunos, acompanhados pelo professor Hélio Bassanelli, viajaram a Guarulhos, na Grande São Paulo, para fazer a prova composta por 25 questões de múltipla escolha e uma redação. Temas como Geografia, Atualidades e Conhecimentos Gerais fizeram parte do teste. Classificou-se para a segunda fase quem obteve mais de 70% de aproveitamento na primeira fase.   Para Sabrina Suzan, sua classificação nas Olímpiadas não era esperada: “Eu não esperava passar pela primeira fase, foi uma surpresa. Valeu a experiência”. Igor Fisco, ficou satisfeito com seu desempenho: “Foi muito bom ter participado, pelo fato de poder ‘testar’ meus conhecimentos. E também foi uma boa experiência por ser uma prova em outra cidade, com outro nível, como um teste para o vestibular”.   Os estudantes do IST tiveram a oportunidade de participar de uma prova de amplitude nacional, em que mais de 21.000 alunos de todo o país concorreram para chegar à segunda fase. O teste permitiu uma avaliação sobre as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.   Em sua quinta edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.   Instituto Santa Teresa   Leia Também: Alunos do Santa Teresa participam da Olimpíada Internacional Canguru de Matemática
Com o tema “Santidade” e o lema “Ou Santos ou nada”, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e a Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, realizaram, no dia 15 de março, o 27º VOCVIDA, encontro que busca congregar jovens que queiram refletir sobre as suas vidas e as suas escolhas. A atividade é gratuita e integra momentos de reflexão, diversão e recreação.   O  27º VOCVIDA teve início com  um momento de reflexão para que todos os participantes pensassem em suas escolhas de vida, suas relações, ações e vocações. Posteriormente, os jovens realizaram uma oração e a leitura da Bíblia e, em seguida, fizeram a encenação de quatro santos salesianos, nos dias de hoje. O encontro também contou uma série de dinâmicas de entrosamento e partilha, com o intuito que os jovens pensassem a santidade em relação a si mesmos e aos outros. No encerramento da atividade houve reflexões bíblicas referentes ao tema e danças, além da benção do padre Gilson Marcos da Silva.   Inspetoria Salesiana São Pio X
No encerramento do IV Fórum das Instituições de Ensino Superior Católicas, promovido no campus Coração Eucarístico pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o diretor-presidente da  Anec, padre José Marinoni, e o presidente da Câmara de Ensino Superior da entidade, irmão Frederico Unterberger, ressaltaram a necessidade de empenho para o fortalecimento da identidade católica dessas IES. O encerramento teve a presença da vice-reitora da Universidade, professora Patrícia Bernardes, e de dirigentes de universidades e centros universitários católicos.   O reitor da PUC Minas, que também é presidente da Comissão Pastoral Episcopal para Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lembrou que “uma boa IES católica tem de ser, em primeiro lugar, uma instituição de qualidade. Não nos é permitido levar adiante uma instituição que não ofereça qualidade de seu serviço, este que é sagrado para formar profissionais, de educar pessoas para a vida, para fazerem um mundo melhor”, disse Dom Mol.   A identidade da educação católica é recorrentemente mencionada em fóruns de entidades da área, como a própria CNBB, mencionou Dom Mol, tendo submetido à aprovação dos dirigentes presentes no Fórum, e por eles aprovada, a ideia de que as comissões que integram a CNBB sejam assessoradas por uma IES católica, no que ela tem de vocação, auxiliando na melhora dos serviços daquela entidade. Por exemplo, uma universidade que seja excelente em extensão e projetos comunitários assessoraria a Comissão de Assuntos Sociais da CNBB. A ideia será levada por Dom Mol à CNBB.   O presidente da Câmara de Ensino Superior da Anec disse que será implementada dentro da entidade a Pastoral Universitária, visando o fortalecimento da identidade católica, já que a Pastoral é tema transversal que abrange várias atividades das IES Católicas. “Há a necessidade de construirmos unidade para termos uma identidade própria de nossas universidades e centros universitários”, disse.   Também reitor da Universidade Católica Dom Bosco, padre José Marinoni, ao citar o Documento de Aparecida, que é o texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, publicado em 2007, lembrou a necessidade de resgatar e potencializar a identidade católica dessas IES, fazendo com que ela seja percebida tanto internamente como externamente a essas instituições. Ainda de acordo com citação desse Documento, tudo o que é realizado em uma instituição católica deve ter como objetivo a formação do ser humano e, como parâmetro, Jesus Cristo, disse. “Fortalecer a identidade católica é fundamental  para todos os projetos terem finalidade última da promoção da dignidade da pessoa, com Jesus. Então, assim, daremos razões aos jovens para acreditar na vida”. O padre José Marinoni ressaltou, ainda, a necessidade de os educadores viverem concretamente ao lado dos jovens, estar com eles, possibilitando a eles, a vivência do Evangelho.   ANEC
Cerca de 500 jovens participaram  da 5ª edição da Madrugada Jovem realizada neste sábado, 23 de março, nas dependências do Colégio e Faculdade Dom Bosco, em Manaus, AM. O evento teve início oficialmente no sábado, às 23h, e foi encerrado no domingo, 24 de março, às 06h. Participaram do evento alunos, ex-alunos e simpatizantes das casas salesianas, provenientes de cinco presenças salesianas: Pró-Menor Dom Bosco no Alvorada, Dom Bosco Leste, Paróquia São José Centro e São José Aleixo, além do Colégio e Faculdade Dom Bosco.   Durante o evento a juventude, de diferentes partes de Manaus, pôde curtir uma noite inteira de oração, música e gincanas. Um dos pontos marcantes da Madrugada Jovem foi a celebração Eucarística de Ramos e Paixão do Senhor, presidida pelo salesiano Antonio de Assis, padre Bira, que trabalhou a carta do Papa Bento.O evento foi encerrado às 6h, do dia 24 de março, com a oração conclusiva e os agradecimentos à equipe organizadora.   A Madrugada Jovem teve início no ano de  2009 no Colégio Dom Bosco com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Juventude, comemorado anualmente no dia que celebra-se o Domingo de Ramos. Motivados pela mensagem enviada pelo Papa Bento, por ocasião do XXVII Dia Mundial da Juventude, os jovens participam do evento demonstrando fôlego, entusiasmo e alegria.   Inspetoria Salesiana do Amazonas   Relacionada: Colégio Dom Bosco recebe 5ª Madrugada Jovem – Manaus
No coração da Jornada” é o nome dado ao CD que reúne as músicas que farão parte das celebrações dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Após a seleção das letras pelo setor responsável e gravação pelos cantores,  foi realizada, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, a audição geral das músicas do CD por todos aqueles que fizeram parte de sua criação, desde a elaboração do projeto até o produto final. Este foi um dos últimos passos para o lançamento do CD, que está previsto para o mês de abril.   Entre as canções estará uma inédita, uma homenagem para o Papa Francisco, "Seja bem-vindo", gravada e composta pelo padre Fábio de Melo, que em seus versos diz: “Pode chegar, a nossa gente lhe recebe com amor / Nessa Cidade onde o Cristo Redentor / Abençoa o Rio de Janeiro / Que hoje torna-se o lugar de todos nós”.   Para a audição, foram convidados o arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, Dom Orani João Tempesta, os bispos auxiliares, os diretores do COL, os vigários episcopais, os padres responsáveis pela JMJ nos vicariatos, os autores e intérpretes, a presidência da “Sony Music” e a equipe da “MZA Music”, gravadora do CD.   Segundo o responsável pelo Setor de Atos Centrais, padre Renato Martins, a audição é o momento da aprovação final, que está sob responsabilidade da presidência do COL. “Apresentaremos, de forma breve, todo processo de escolha das músicas e dos intérpretes. Depois, ouviremos as músicas com os convidados. Elas foram selecionadas a partir das propostas vindas de vários compositores do Brasil. Após a seleção, fizemos uma produção básica para apresentar à presidência do COL. Após a aprovação, iniciamos o processo de seleção dos intérpretes e imediatamente as gravações”, explicou ele sobre as etapas.   Leia a notícia na íntegra no portal da JMJ Rio2013
As universidades precisam investir na pesquisa e aplicação de metodologias que melhorem o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento acadêmico dos alunos. A afirmação foi feita por Angélica Natera, diretora do LASPAU – Harvard, durante visita ao UNISAL (Centro Universitário Salesiano), de Lorena, no dia 13 de março.   LASPAU é um instituto da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que tem como foco a capacitação de docentes das Américas, e auxilia governos e universidades a repensar o modelo de ensino.   Angélica Natera esteve no UNISAL para conhecer pessoalmente o investimento feito em pesquisa e em aplicação de metodologias ativas de aprendizagem e para conversar com diretores e coordenadores de cursos sobre uma real cooperação entre as duas instituições.   No início do ano, a diretora do LASPAU recebeu o projeto do Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI), que está sendo criado pelo UNISAL, e considerou a proposta “inspiradora”, como afirmou na ocasião e reafirmou nas reuniões em Lorena.   Ela recomendou que o UNISAL invista no desenvolvimento de metodologias, na reflexão, aplicação e criação de uma incubadora de novas metodologias, para tornar-se um centro de referência na área com certificação do LASPAU.   Os diretores do UNISAL Lorena, Fábio Reis e Padre Eduardo Capucho, reiteraram a decisão da unidade de avançar nesse trabalho, envolvendo mais professores nos estudos e na prática sobre as novas metodologias. Nesse sentido, a instituição apoiou a participação de 11 professores na Conferência Internacional de Educação Inovação Acadêmica, nos dias 14 e 15 de março, em Salvador, realizada pelo Instituto Expertise e LASPAU.   Inspetoria Salesiana de São Paulo
Juventude
Os alunos Igor Fisco e Sabrina Suzan, do 2º ano do ensino médio do Instituto Santa Teresa de Lorena, em São Paulo, foram classificados para a 2ª fase do Desafio National Geographic, considerada a maior Olímpiada de Geografia do país. No dia 2 de março, os alunos, acompanhados pelo professor Hélio Bassanelli, viajaram a Guarulhos, na Grande São Paulo, para fazer a prova composta por 25 questões de múltipla escolha e uma redação. Temas como Geografia, Atualidades e Conhecimentos Gerais fizeram parte do teste. Classificou-se para a segunda fase quem obteve mais de 70% de aproveitamento na primeira fase.   Para Sabrina Suzan, sua classificação nas Olímpiadas não era esperada: “Eu não esperava passar pela primeira fase, foi uma surpresa. Valeu a experiência”. Igor Fisco, ficou satisfeito com seu desempenho: “Foi muito bom ter participado, pelo fato de poder ‘testar’ meus conhecimentos. E também foi uma boa experiência por ser uma prova em outra cidade, com outro nível, como um teste para o vestibular”.   Os estudantes do IST tiveram a oportunidade de participar de uma prova de amplitude nacional, em que mais de 21.000 alunos de todo o país concorreram para chegar à segunda fase. O teste permitiu uma avaliação sobre as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.   Em sua quinta edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.   Instituto Santa Teresa   Leia Também: Alunos do Santa Teresa participam da Olimpíada Internacional Canguru de Matemática
Com o tema “Santidade” e o lema “Ou Santos ou nada”, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e a Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, realizaram, no dia 15 de março, o 27º VOCVIDA, encontro que busca congregar jovens que queiram refletir sobre as suas vidas e as suas escolhas. A atividade é gratuita e integra momentos de reflexão, diversão e recreação.   O  27º VOCVIDA teve início com  um momento de reflexão para que todos os participantes pensassem em suas escolhas de vida, suas relações, ações e vocações. Posteriormente, os jovens realizaram uma oração e a leitura da Bíblia e, em seguida, fizeram a encenação de quatro santos salesianos, nos dias de hoje. O encontro também contou uma série de dinâmicas de entrosamento e partilha, com o intuito que os jovens pensassem a santidade em relação a si mesmos e aos outros. No encerramento da atividade houve reflexões bíblicas referentes ao tema e danças, além da benção do padre Gilson Marcos da Silva.   Inspetoria Salesiana São Pio X
No encerramento do IV Fórum das Instituições de Ensino Superior Católicas, promovido no campus Coração Eucarístico pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o diretor-presidente da  Anec, padre José Marinoni, e o presidente da Câmara de Ensino Superior da entidade, irmão Frederico Unterberger, ressaltaram a necessidade de empenho para o fortalecimento da identidade católica dessas IES. O encerramento teve a presença da vice-reitora da Universidade, professora Patrícia Bernardes, e de dirigentes de universidades e centros universitários católicos.   O reitor da PUC Minas, que também é presidente da Comissão Pastoral Episcopal para Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lembrou que “uma boa IES católica tem de ser, em primeiro lugar, uma instituição de qualidade. Não nos é permitido levar adiante uma instituição que não ofereça qualidade de seu serviço, este que é sagrado para formar profissionais, de educar pessoas para a vida, para fazerem um mundo melhor”, disse Dom Mol.   A identidade da educação católica é recorrentemente mencionada em fóruns de entidades da área, como a própria CNBB, mencionou Dom Mol, tendo submetido à aprovação dos dirigentes presentes no Fórum, e por eles aprovada, a ideia de que as comissões que integram a CNBB sejam assessoradas por uma IES católica, no que ela tem de vocação, auxiliando na melhora dos serviços daquela entidade. Por exemplo, uma universidade que seja excelente em extensão e projetos comunitários assessoraria a Comissão de Assuntos Sociais da CNBB. A ideia será levada por Dom Mol à CNBB.   O presidente da Câmara de Ensino Superior da Anec disse que será implementada dentro da entidade a Pastoral Universitária, visando o fortalecimento da identidade católica, já que a Pastoral é tema transversal que abrange várias atividades das IES Católicas. “Há a necessidade de construirmos unidade para termos uma identidade própria de nossas universidades e centros universitários”, disse.   Também reitor da Universidade Católica Dom Bosco, padre José Marinoni, ao citar o Documento de Aparecida, que é o texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, publicado em 2007, lembrou a necessidade de resgatar e potencializar a identidade católica dessas IES, fazendo com que ela seja percebida tanto internamente como externamente a essas instituições. Ainda de acordo com citação desse Documento, tudo o que é realizado em uma instituição católica deve ter como objetivo a formação do ser humano e, como parâmetro, Jesus Cristo, disse. “Fortalecer a identidade católica é fundamental  para todos os projetos terem finalidade última da promoção da dignidade da pessoa, com Jesus. Então, assim, daremos razões aos jovens para acreditar na vida”. O padre José Marinoni ressaltou, ainda, a necessidade de os educadores viverem concretamente ao lado dos jovens, estar com eles, possibilitando a eles, a vivência do Evangelho.   ANEC
Cerca de 500 jovens participaram  da 5ª edição da Madrugada Jovem realizada neste sábado, 23 de março, nas dependências do Colégio e Faculdade Dom Bosco, em Manaus, AM. O evento teve início oficialmente no sábado, às 23h, e foi encerrado no domingo, 24 de março, às 06h. Participaram do evento alunos, ex-alunos e simpatizantes das casas salesianas, provenientes de cinco presenças salesianas: Pró-Menor Dom Bosco no Alvorada, Dom Bosco Leste, Paróquia São José Centro e São José Aleixo, além do Colégio e Faculdade Dom Bosco.   Durante o evento a juventude, de diferentes partes de Manaus, pôde curtir uma noite inteira de oração, música e gincanas. Um dos pontos marcantes da Madrugada Jovem foi a celebração Eucarística de Ramos e Paixão do Senhor, presidida pelo salesiano Antonio de Assis, padre Bira, que trabalhou a carta do Papa Bento.O evento foi encerrado às 6h, do dia 24 de março, com a oração conclusiva e os agradecimentos à equipe organizadora.   A Madrugada Jovem teve início no ano de  2009 no Colégio Dom Bosco com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Juventude, comemorado anualmente no dia que celebra-se o Domingo de Ramos. Motivados pela mensagem enviada pelo Papa Bento, por ocasião do XXVII Dia Mundial da Juventude, os jovens participam do evento demonstrando fôlego, entusiasmo e alegria.   Inspetoria Salesiana do Amazonas   Relacionada: Colégio Dom Bosco recebe 5ª Madrugada Jovem – Manaus
No coração da Jornada” é o nome dado ao CD que reúne as músicas que farão parte das celebrações dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Após a seleção das letras pelo setor responsável e gravação pelos cantores,  foi realizada, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, a audição geral das músicas do CD por todos aqueles que fizeram parte de sua criação, desde a elaboração do projeto até o produto final. Este foi um dos últimos passos para o lançamento do CD, que está previsto para o mês de abril.   Entre as canções estará uma inédita, uma homenagem para o Papa Francisco, "Seja bem-vindo", gravada e composta pelo padre Fábio de Melo, que em seus versos diz: “Pode chegar, a nossa gente lhe recebe com amor / Nessa Cidade onde o Cristo Redentor / Abençoa o Rio de Janeiro / Que hoje torna-se o lugar de todos nós”.   Para a audição, foram convidados o arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, Dom Orani João Tempesta, os bispos auxiliares, os diretores do COL, os vigários episcopais, os padres responsáveis pela JMJ nos vicariatos, os autores e intérpretes, a presidência da “Sony Music” e a equipe da “MZA Music”, gravadora do CD.   Segundo o responsável pelo Setor de Atos Centrais, padre Renato Martins, a audição é o momento da aprovação final, que está sob responsabilidade da presidência do COL. “Apresentaremos, de forma breve, todo processo de escolha das músicas e dos intérpretes. Depois, ouviremos as músicas com os convidados. Elas foram selecionadas a partir das propostas vindas de vários compositores do Brasil. Após a seleção, fizemos uma produção básica para apresentar à presidência do COL. Após a aprovação, iniciamos o processo de seleção dos intérpretes e imediatamente as gravações”, explicou ele sobre as etapas.   Leia a notícia na íntegra no portal da JMJ Rio2013
As universidades precisam investir na pesquisa e aplicação de metodologias que melhorem o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento acadêmico dos alunos. A afirmação foi feita por Angélica Natera, diretora do LASPAU – Harvard, durante visita ao UNISAL (Centro Universitário Salesiano), de Lorena, no dia 13 de março.   LASPAU é um instituto da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que tem como foco a capacitação de docentes das Américas, e auxilia governos e universidades a repensar o modelo de ensino.   Angélica Natera esteve no UNISAL para conhecer pessoalmente o investimento feito em pesquisa e em aplicação de metodologias ativas de aprendizagem e para conversar com diretores e coordenadores de cursos sobre uma real cooperação entre as duas instituições.   No início do ano, a diretora do LASPAU recebeu o projeto do Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI), que está sendo criado pelo UNISAL, e considerou a proposta “inspiradora”, como afirmou na ocasião e reafirmou nas reuniões em Lorena.   Ela recomendou que o UNISAL invista no desenvolvimento de metodologias, na reflexão, aplicação e criação de uma incubadora de novas metodologias, para tornar-se um centro de referência na área com certificação do LASPAU.   Os diretores do UNISAL Lorena, Fábio Reis e Padre Eduardo Capucho, reiteraram a decisão da unidade de avançar nesse trabalho, envolvendo mais professores nos estudos e na prática sobre as novas metodologias. Nesse sentido, a instituição apoiou a participação de 11 professores na Conferência Internacional de Educação Inovação Acadêmica, nos dias 14 e 15 de março, em Salvador, realizada pelo Instituto Expertise e LASPAU.   Inspetoria Salesiana de São Paulo