Salesianos participam da III Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos

Quarta, 08 Outubro 2014 11:52 Escrito por  InfoANS
Salesianos participam da III Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos InfoANS - participantes da Plenária da Congregação para a Educação Católica
“As Assembleias sinodais não existem para discutir acerca de belas e originais ideias, ou para ver quem é mais inteligente… Existem para melhor cultivar e custodiar a vinha do Senhor”. Assim disse o Papa Francisco na homilia de domingo, 5 de outubro, ao animar os membros da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema: "Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização". A esse particular serviço na “vinha do Senhor” foram chamados também quatro salesianos.

Os Filhos espirituais de Dom Bosco que participam do Sínodo são: o cardeal Ricardo Ezzati Andrello, arcebispo de Santiago do Chile; cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras; dom Zef Gashi, arcebispo de Bar, Sérvia; e o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos.

Todos eles fazem parte do grupo mais numeroso dos participantes no Sínodo, o dos padres Sinodais; os três primeiros, porque presidentes das respectivas Conferências Episcopais (do Chile, de Honduras e da Conferência Internacional dos SS. Cirilo e Metódio); o último na qualidade de chefe de Dicastério dentro da Cúria Romana (Prefeito da Congregação das Causas dos Santos).

Também para eles, como para todos os participantes, valem as três atitudes aconselhadas pelo Papa por ocasião da vigília de oração, na Praça de São Pedro, em 4 de outubro: pedir o dom da escuta “de Deus, até ouvir com Ele o grito do povo; escuta do povo, até respirar nele a vontade a que Deus nos chama”; estar disposto “a um confronto sincero, aberto e fraterno, que nos leve a assumir a responsabilidade pastoral dos questionamentos que esta mudança epocal traz consigo”; e manter ‘o olhar em Jesus Cristo”, porque se assumirmos a sua visão", explicou o Pontífice, “não será difícil traduzir o trabalho sinodal em indicações e percursos para a pastoral das pessoas e da família”.

Embora a atenção da mídia, sobretudo no Ocidente, se tenha focalizado principalmente no tema da Eucaristia aos cristãos divorciados, os temas que são tratados nestes dias pelo Sínodo são muito maiores e abraçam a vastidão das diferentes problemáticas que a Família vive nas várias latitudes: poligamia, mães crianças, matrimônios combinados, casais de fato, matrimônios mistos ou inter-religiosos, famílias monoparentais; cultura do descompromisso e da pressuposta instabilidade do vínculo; o enfraquecimento ou abandono da fé na sacramentalidade do matrimônio…Os trabalhos sinodais, iniciados em 5 de outubro, terminarão no próximo 19 de outubro, dia em que será também beatificato o Papa Paulo VI, Papa que instituiu a estrutura do Sínodo dos Bispos por meio do seu Moto-próprio ‘Apostolica sollicitudo’.

InfoANS

Última modificação em Segunda, 20 Outubro 2014 11:09