Assembleia Geral da CRB reúne 600 religiosos e religiosas em Brasília

Sexta, 12 Julho 2013 14:48 Escrito por  CRB Nacional
  A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) reunirá cerca de 600 religiosos e religiosas na Escola Paroquial Santo Antônio, em Brasília, DF, de 15 a 19 de julho, para a sua assembleia geral. A Assembleia, que tem como tema “Vida Religiosa, hoje - identidade e esperança e como lema “Permanece conosco” - tem como objetivo eleger a nova presidência da entidade que atuará de 2013 a 2016, em prol da Vida Religiosa do Brasil.   Sacerdote Jesuíta, superior provincial e membro da Diretoria da CRB Nacional como conselheiro, Geraldo Kolling, falou sobre a importância desse evento para a Vida Consagrada do Brasil: “Todo encontro pode ser significativo. A XXIII Assembleia Geral, por ser eletiva, pode ser de modo especial relevante para a caminhada da Vida Religiosa no Brasil, particularmente por aí se eleger nova diretoria, criando estruturas menores (sete membros na Diretoria, sem Conselho Superior, por exemplo) e mais ágeis. Creio que é uma oportunidade favorável para convivência fraterna, reflexão séria e encaminhamentos fortes para os próximos três anos da Vida Religiosa Consagrada no Brasil”, relatou.   Durante a Assembleia biblistas, psicólogos, teólogos e missiólogos ajudarão no processo eletivo com algumas reflexões sobre a Vida Religiosa: ‘o que “a Vida Religiosa está conversando hoje, pelo caminho”; sinais que a Vida Religiosa ‘não reconheceu’ ao longo dos tempos; experiência de convidar, abrir a porta e “entregar a casa a Jesus’; compromisso missionário de voltar à causa (levantar-se, depressa, voltar), leitura humana do caminho (experiência) de Emaús”.   A eleição para a nova presidência será realizada por meio de uma urna eletrônica. Mas além da votação, o encontro também contará com celebrações Eucarísticas e trabalhos em grupo.   Dentre as presenças já confirmadas na Assembleia constam: o representante da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, o religioso padre Alessandro Perrone, rcj, que representa o cardeal dom João Braz de Aviz; o núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni D’Aniello; o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães; o secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, ofm; o bispo referencial da Vida Consagrada pela CNBB, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha; o presidente da ANEC (Associação Nacional dos Institutos Seculares, padre José  Marinoni, sdb, entre outros.   CRB Nacional
Última modificação em Domingo, 14 Julho 2013 17:57

Assembleia Geral da CRB reúne 600 religiosos e religiosas em Brasília