Educação
  Neste semestre, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, está proporcionando aos alunos o uso de tablets como uma nova ferramenta para a aprendizagem. Os dispositivos estão à disposição dos professores desde a Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio, para deixar as aulas mais interativas e estimular os estudantes ao conteúdo de sala de aula através do uso desta tecnologia - adaptando-a conforme a aula de cada professor.
O simulado Tirando de Letra envolveu as unidades da RSE de todo o país com o objetivo de ajudar alunos e educadores a se prepararem melhor para o ENEM e os vestibulares.
Gilberto Lima, professor de Língua Inglesa do Colégio Salesiano São José de Natal, RN, foi destaque em concurso cultural promovido pela Editora Saraiva. Concorrendo com profissionais de todo o Brasil, Gilberto teve seu projeto “Cinema: ilusão ou arte? Inglês se aprende praticando” classificado entre os melhores no concurso e foi premiado com um Ipad com acesso liberado à biblioteca virtual da Saraiva.
Leonardo Miglinas, professor de Educação Física da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, acaba de voltar de Chicago, EUA, onde esteve com um grupo de atletas paraolímpicos para conhecer as diversas modalidades esportivas daquele país, voltadas para pessoas portadoras de deficiência. A viagem fez parte de um intercâmbio proposto pelo governo americano.
Corjesus de Jesus Costa, um dos quatro professores de Educação Física da RSE participantes do projeto “Professores sem Fronteiras”, enviou um belo relato sobre uma das experiências vividas durante sua missão no Haiti. Confira a mensagem em que Corjesus, educador do Instituto Madre Mazzarello de São Paulo, SP, conta a emoção de assistir a uma partida de futebol disputada entre alunos do Haiti:
Quarta, 17 Julho 2013 18:38

Aprender a ler o mundo

Escrito por
Em Ascurra, SC, o projeto Jornada Literária, impulsionado por um colégio salesiano, mobiliza escolas municipais e motiva crianças a cultivarem o hábito da leitura.   O Grupo Sintonia de Leitores e Contadores de Histórias do Colégio São Paulo, da Rede Salesiana de Escolas, está motivando alunos das escolas municipais de Ascurra, SC, a cultivarem o hábito da leitura através da Jornada Literária. Com o lema “Aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto”, o projeto é uma parceria entre o Colégio São Paulo, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS), o grupo Sintonia de Leitores e Contadores de Histórias e a Secretaria Municipal de Educação de Ascurra. O grupo lançou o projeto no dia 29 de abril, nas escolas do município de Ascurra e no próprio Colégio São Paulo. A programação conta com atividades de leituras diversas, encenações teatrais, momentos interativos de leitura no baú de histórias e incentivo ao hábito da leitura pelo conhecimento dos diferentes gêneros literários. Dentre os vários gêneros trabalhados, há um destaque para a fábula, o mito e o conto de fadas.
Educação
  Neste semestre, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, está proporcionando aos alunos o uso de tablets como uma nova ferramenta para a aprendizagem. Os dispositivos estão à disposição dos professores desde a Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio, para deixar as aulas mais interativas e estimular os estudantes ao conteúdo de sala de aula através do uso desta tecnologia - adaptando-a conforme a aula de cada professor.
O simulado Tirando de Letra envolveu as unidades da RSE de todo o país com o objetivo de ajudar alunos e educadores a se prepararem melhor para o ENEM e os vestibulares.
Gilberto Lima, professor de Língua Inglesa do Colégio Salesiano São José de Natal, RN, foi destaque em concurso cultural promovido pela Editora Saraiva. Concorrendo com profissionais de todo o Brasil, Gilberto teve seu projeto “Cinema: ilusão ou arte? Inglês se aprende praticando” classificado entre os melhores no concurso e foi premiado com um Ipad com acesso liberado à biblioteca virtual da Saraiva.
Leonardo Miglinas, professor de Educação Física da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, acaba de voltar de Chicago, EUA, onde esteve com um grupo de atletas paraolímpicos para conhecer as diversas modalidades esportivas daquele país, voltadas para pessoas portadoras de deficiência. A viagem fez parte de um intercâmbio proposto pelo governo americano.
Corjesus de Jesus Costa, um dos quatro professores de Educação Física da RSE participantes do projeto “Professores sem Fronteiras”, enviou um belo relato sobre uma das experiências vividas durante sua missão no Haiti. Confira a mensagem em que Corjesus, educador do Instituto Madre Mazzarello de São Paulo, SP, conta a emoção de assistir a uma partida de futebol disputada entre alunos do Haiti:
Quarta, 17 Julho 2013 18:38

Aprender a ler o mundo

Escrito por
Em Ascurra, SC, o projeto Jornada Literária, impulsionado por um colégio salesiano, mobiliza escolas municipais e motiva crianças a cultivarem o hábito da leitura.   O Grupo Sintonia de Leitores e Contadores de Histórias do Colégio São Paulo, da Rede Salesiana de Escolas, está motivando alunos das escolas municipais de Ascurra, SC, a cultivarem o hábito da leitura através da Jornada Literária. Com o lema “Aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto”, o projeto é uma parceria entre o Colégio São Paulo, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS), o grupo Sintonia de Leitores e Contadores de Histórias e a Secretaria Municipal de Educação de Ascurra. O grupo lançou o projeto no dia 29 de abril, nas escolas do município de Ascurra e no próprio Colégio São Paulo. A programação conta com atividades de leituras diversas, encenações teatrais, momentos interativos de leitura no baú de histórias e incentivo ao hábito da leitura pelo conhecimento dos diferentes gêneros literários. Dentre os vários gêneros trabalhados, há um destaque para a fábula, o mito e o conto de fadas.