Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Sexta, 08 Junho 2018 14:59

Junho é tradicionalmente o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Este é um tema muito forte e importante na espiritualidade salesiana. O espírito salesiano encontra seu modelo e fonte no próprio coração de Cristo, apóstolo do Pai. Dom Bosco propagou, junto com a devoção a Maria Auxiliadora, a devoção ao Sagrado Coração. Certa vez ele disse que no Sagrado Coração se adquire “o verdadeiro calor, o amor de Deus; não só para si, mas para difundi-lo, compartilhando-o com as almas”.

 

Seu mestre espiritual, São Francisco de Sales, diz que o coração de Jesus é uma escola, uma ‘academia’ onde podem se matricular tanto os santos como os pecadores. Porque nesta escola “aprenderemos e conheceremos o amor apaixonado de Deus por nós e nos apaixonaremos por Ele”. É o Coração (de Deus) se comunicando com o coração humano. A pedido do Papa Leão XIII, Dom Bosco construiu em Roma a Igreja do Sagrado Coração e em Annecy, na basílica do seu patrono São Francisco de Sales, pagou um altar dedicado ao Coração de Jesus.

 

É este amor de Deus, simbolizado no coração, que a Família Salesiana procura levar a todos os rincões deste mundo para ser fiel à missão proposta pelo seu fundador. O Reitor-mor, visitando recentemente o Paraguai, disse que o sonho de difundir e compartilhar com os outros o calor do amor de Deus continua vivo nos salesianos e demais membros da Família Salesiana. “Fiquei muito impressionado quando os seus chefes, os caciques, me disseram que os únicos brancos que tinham aceitado estar com eles e partilhar a sua vida foram os nossos missionários, porque não os consideravam perigosos e viam a sua leal humanidade”, disse o padre Ángel.

 

Outros assuntos tratados neste número do Boletim Salesiano também refletem este “modo salesiano” de vivenciar o amor de Deus, através da obediência, tema tratado pelo padre Marcos Sandrini; o diálogo e a conversa em família; a valorização do teatro como meio para “alegrar, educar, instruir, especialmente do ponto de vista moral, os jovens”. Os encontros são sempre importantes, afirma o padre João Mendonça, tratando do tema da pedagogia do encontro na vida salesiana.

 

Neste mês de junho inicia também, na Rússia, a Copa do Mundo, reunindo 32 seleções de futebol. Aqui no Brasil, país que valoriza muito esse esporte, há uma experiência muito bonita, descrita nas páginas deste Boletim. Trata-se da parceria, entre a Fundação Real Madrid e duas obras da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, que leva educação, cultura e lazer para crianças em bairros carentes de Niterói e do Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo oferecer, por meio do esporte, novas perspectivas de cidadania para crianças e adolescentes em situação de risco social.

 

Quando Dom Bosco iniciou sua Obra e depois andando pelas ruas de Turim e vendo tantos jovens pobres e abandonados pensava no tipo de salesianos que deveriam ajudá-lo na sua missão. Certamente salesianos com o amor de Deus muito forte no coração. Em 2020, os Salesianos realizarão, o Capítulo Geral 28 em Valdocco, que terá como tema: “Quais salesianos para os jovens de hoje?” O Reitor-mor afirma que “o objetivo fundamental do tema do CG28 é ajudar a Congregação a aprofundar, o mais possível, qual é e qual deveria ser o perfil do salesiano capaz de responder aos jovens de hoje, a todos os jovens, especialmente os mais pobres e necessitados, os excluídos e os descartados, os mais frágeis e os privados dos direitos fundamentais. E isso num mundo sempre mais complexo e que experimenta mudanças velozes”.

 

A Família Salesiana vive o amor, o “da mihi animas” intensamente. Basta dar uma olhada nas notícias que reproduzimos nesta edição do Boletim Salesiano. Deus criou o coração bom, porque Deus, que nos criou, é bom. O coração humano não só "é orientado para o bem, mas foi criado para amar o Bem infinito". Estamos certos de que, realizando nossa missão salesiana, o fazemos no caminho que leva para o amor e que passa pelo coração.

Segunda, 28 Maio 2018 14:15

A arte de acompanhar, do ponto de vista da espiritualidade salesiana, herdada de São Francisco de Sales e de Dom Bosco, tem algumas características que gostaria de comentar e de compartilhar com a Família Salesiana.

 

 

Terça, 24 Abril 2018 13:50

Estamos ainda vivendo as alegrias daquele primeiro dia da semana, quando a vida renasceu, transformada na vida nova de Jesus. A ressurreição de Jesus testemunha que a vida tem sentido quando o amor é vivido até as últimas consequências. O Boletim Salesiano, como um canal de comunicação, quer levar a toda a Família Salesiana e à nossa sociedade essa vida que se realiza em tantas situações diferentes. Basta dar uma olhada, ver e ler tanta vida e tantas iniciativas em favor da vida acontecendo em todos os lugares, graças à ação daqueles que, como as mulheres que foram ao túmulo, não ficaram tristes por verem um sepulcro vazio, sem vida, mas cumpriram a ordem do jovem que lá estava sentado e que lhes disse: “Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente!”.

 

Segunda, 12 Março 2018 14:19

No Brasil, como o Boletim Salesiano deste mês de março destaca, estamos vivenciando mais uma Campanha da Fraternidade, que é realizada sempre no período da Quaresma. Vários articulistas tratam do assunto na revista. Acesse a edição completa do Boletim: goo.gl/uhEGV3

 

Terça, 20 Fevereiro 2018 18:05

A Organização dos Direitos Humanos (HRW, sigla em inglês) divulgou, recentemente, um relatório destacando a ascendência de líderes populistas autoritários, que usam o nome do “povo” para angariar seguidores e justificar perseguições a minorias impopulares. O mesmo relatório diz que é hora de agir, de não se desesperar, porque “os populistas oferecem respostas superficiais a problemas complexos, mas grande parte da sociedade, quando lembrada dos princípios dos direitos humanos que estão em jogo, pode ser convencida a rejeitar a criminalização de minorias impopulares promovida por populistas e os esforços que estes empregam para minarem os mecanismos de fiscalização e controle dos abusos do governo”.

 

Quarta, 13 Dezembro 2017 12:48

O leitor já percebeu que em todos os números do Boletim Salesiano sempre temos a palavra do Reitor-mor, para animar a Família Salesiana. Preparando-nos para o Natal, o Reitor-mor nos convida a defender os jovens “dos Herodes dos nossos dias”. De fato, nas suas viagens ele tem oportunidade para entrar em contato com tantas realidades diferentes e animar os salesianos a continuar na missão com a juventude, lutando contra tantas coisas que atrapalham e prejudicam a vida da juventude nos diversos países.

 

Quinta, 09 Novembro 2017 08:27

Esta é uma pergunta que fazemos todos os dias diante da realidade que vivemos, quer na vida pessoal, no trabalho, no nosso lar, na Igreja, na sociedade em geral, no país ou no mundo. O ser humano tem dentro de si o desejo de viver plenamente a vida, mas a realidade é bem diferente. Queremos dizer sim! As coisas podem mudar! Mas às vezes nos sentimos impotentes diante da realidade da corrupção, da guerra, da fome, da pobreza, da violência, do terrorismo, das calamidades naturais e assim por diante.

 

Sexta, 20 Outubro 2017 14:02

“O dia de hoje é um dia histórico. Este encontro é um encontro histórico porque o Centro de Formação Permanente inclui em seu programa de formação integral a Comunicação, não como algo à margem do coração, da espiritualidade e da missão salesiana, mas como algo central em Dom Bosco e, através dele, em seus filhos e filhas que partilham espírito e missão”. Estas foram as palavras do conselheiro geral dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) para a Comunicação, padre Filiberto González Plasencia, na abertura do Encontro Continental de Comunicação realizado em Quito, Equador, de 10 a 14 de setembro.