artigos filtrados por data: Quinta, 07 Março 2019 - Portal Boletim Salesiano
Quinta, 07 Março 2019 14:35

As cinzas sagradas, origem e significado

Com a Quarta-feira de Cinzas inicia a Quaresma, período de quarenta dias que precede a Páscoa, durante os quais somos convidados à conversão. Assim como na Sexta-feira Santa, é um dos principais dias da Quaresma a ser dedicado ao jejum e abstinência de carnes

 

Publicado em Igreja

Padre Agnaldo Soares Lima, assessor da RSB-Social, participou em Angola de eventos promovidos pelo UNICEF e pelo Ministério da Justiça angolano nos quais falou sobre adoção de medidas socioeducativas em meio aberto para jovens em conflito com a lei.

 

 

Na cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade realizada na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na quarta-feira, 6/3, o bispo auxiliar de Brasília, DF, e secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner leu a mensagem que o Papa Francisco enviou especialmente para a abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade.

 

A missão salesiana de Tappita, recomeçada no início de 2018 depois de anos de ausência forçada, se encontra “lá no fim do mundo”, dentro da selva da Libéria, na África. E dizer que há realidades ainda mais... periféricas, como as das vilas Sahnpa e Zeah, que os missionários salesianos só puderam visitar pela primeira vez há poucas semanas, depois de um ano de sua chegada. “No ano passado as chuvas se anteciparam: colheram-nos de surpresa” – explicou o diretor da missão, padre Riccardo Castellino.

 

Publicado em Missões

Dizem que "a Amazônia é o pulmão da humanidade". De fato, até mesmo o documento preparatório do Sínodo dos Bispos sobre a região Pan-amazônica afirma que a bacia amazônica é uma das principais reservas de biodiversidade (30-50% da flora e da fauna do mundo), de água doce (20% da água doce não congelada do planeta) e mais de um terço das florestas primárias do planeta. Nove países compartilham deste grande bioma: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, incluindo a Guiana Francesa, como território ultramarino. Os salesianos também estão lá, trabalhando com os jovens indígenas.