Acampamentos, colônias de férias, excursões – estas, entre outras, são as atividades destinadas a 18 mil crianças e jovens, com a participação de cerca de 2.500 animadores e 350 salesianos. É o Verão Salesiano, realizado na Espanha, onde as férias de verão acontecem em julho e agosto. Logo que se encerra o ano letivo, milhares de jovens se dispõem a usufruir de merecidas férias. Os Salesianos, especialmente através dos Centros Juvenis, oferecem durante esse tempo atividades formativas e lúdicas que correspondem a um de seus objetivos pedagógicos: o uso educativo do tempo livre.

 

O programa “Esporte e Lazer”, criado pelos alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Salesiano de Belo Horizonte, unidade da RSB-Escolas, em sintonia com a direção escolar, tem como proposta a implantação de um projeto de modalidade esportiva para aprimorar as relações afetivas. Por entender que é um ano de muitos desafios, um período de muitas incertezas e cobranças, faz-se necessário oportunizar momentos de descontração e lazer.

 

No fim de semana de 10 e 11 de junho, foi realizada a 1ª Copa Dom Bosco de Futsal, em Santa Rosa. O Ginásio de Esporte Dom Bosco estava cheio de familiares e amigos que prestigiaram os atletas de todo o Estado do Rio Grande do Sul. No sábado (10), 16 equipes, das categorias Sub 15 e Sub 13, mostraram seus talentos nas quadras do Colégio Dom Bosco. No domingo (11), 22 times, das categorias Sub 11, Sub 9 e Sub 7, se prepararam para a competição.

 

Nos dias 6 e 7 de julho, os Salesianos São Carlos e o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto realizam a 2ª edição do Seminário Adolescências e Juventudes: direitos, conflitos e potencialidades.

Em 29 de junho, festa de São Pedro, a Igreja Católica celebra também o Dia do Papa. Nesta data, o pontífice recebe mensagens de felicitações provenientes de todas as partes do mundo. Além das felicitações, os fiéis enviam a ele pedidos de oração e relatos sobre suas vidas e percepções de mundo. Todas as mensagens que chegam ao Papa, em um endereço público divulgado pelo Vaticano a quem deseja se comunicar com ele, são respondidas por uma equipe de assessores, em sintonia com o Santo Padre.

 

Para intensificar essa comunicação, os Correios no Brasil divulgam, desde o dia 13 de junho, o endereço do Papa Francisco e recolhem as cartas de milhares de brasileiros endereçadas ao pontífice. Ciente dessa possibilidade, o Instituto Maria Auxiliadora de Natal, RN, estimulou os alunos do 5º ano a escreverem suas cartinhas.

 

Pagina 1 de 582