Pe. João Mendonça

Pe. João Mendonça

Pe. João Mendonça, SDB, nasceu em Manaus, AM, em 1961. É Salesiano de Dom Bosco desde 1982. Mestre em Educação com especialização em metodologia para a formação religiosa e presbiteral pela Pontificia Universidade de Roma. Pós graduado em Comunicação pelo SEPAC – PUC/SP e Educação Sexual pela Unisal/SP. Durante 4 anos foi coordenador da pastoral da inspetoria São Domingos Sávio/Manaus, delegado inspetorial para a Família Salesiana, vice-diretor da comunidade Santo Tomás, Pio XI – Lapa, Diretor do pós-noviciado de Manaus e atualmente é pároco.

Sexta, 20 Outubro 2017 13:53

Uma assembleia com bispos representantes de todas as conferências, leigos e leigas, certamente jovens, assessores, especialistas em juventude: será um grande mutirão de escuta e reflexão para aprimorar mais ainda o PPV de muitos jovens

 

Terça, 03 Outubro 2017 15:18

Papa Francisco continua causando muita dor de cabeça, sobretudo nos clérigos, leigos e leigas que se apegaram à lei. Bem diria São Paulo: Ó insensatos filhos da Igreja por que recusais a Francisco? A insensatez de muitos na Igreja chega a doer na alma. Depois da renúncia de Bento XVI, que muitos também não aceitaram, acusando-o de ter descido da cruz, as tempestades contra a barca de Pedro continuaram. Desde a nomeação de Francisco os corações de ultraconservadores palpitam sem cessar.

 

Quarta, 16 Agosto 2017 13:25

Fui provocado a refletir sobre uma utopia em tempos de apagão das luzes. Pensar Dom Bosco atuando hoje nas realidades complexas das grandes cidades com os desafios da idade da mídia. Como seria esse homem?

 

Terça, 11 Julho 2017 16:17

Estamos num tempo de grandes perplexidades. A começar pela crise democrática que estamos passando até a violência urbana que nos assusta, inclusive com a triste notícia de policiais especializados contra narcóticos envolvidos na venda de drogas, disputando com bandidos; aliás, aliados a eles. Incrível! Para quem nasceu nos anos dos golpes e, sobretudo, do golpe de 1964, e atravessamos vinte e seis anos para chegar as Diretas já e o retorno ao Estado Democrático de Direito, o que está acontecendo é um grande retrocesso que mina nossa adolescente democracia e atinge os pobres, aquelas já apertados pela pobreza e pela falta de quase tudo, pois a dignidade nossos políticos já perderam. Organizaram-se em quadrilhas para assumir o poder e nele permanecer à qualquer custo. Um golpe após outro atingindo até o STF. A suprema corte cai nas artimanhas da ganância do poder e da falta de credibilidade. Estamos numa crise institucional horrorosa.

 

Quarta, 26 Abril 2017 14:10

Um projeto é sempre a articulação de estratégias e metas a serem alcançadas em vista da realização pessoal. Não se trata de escolher uma vocação; aliás, com um projeto pessoal de vida (PPV) podemos apenas conquistar uma profissão, mas nunca aceitar que algo vindo de fora interrompa nossos propósitos. Então, o que diferencia o PPV e a vocação?

Terça, 14 Março 2017 13:24

O que é, de fato, o despojamento salesiano? Procuro destacar o supérfluo, o “mundanismo espiritual”, como diz o Papa Francisco, ou na linguagem Paulina, lixo, em comparação com aquilo que é essencial no carisma do fundador.

Terça, 17 Janeiro 2017 14:56

Perguntemo-nos, então, o que seria característico do carisma salesiano a partir desta frase bíblica, Da mihi animas, cetera tolle (Gn 14,21)? O que seria mais próximo possível do coração de Dom Bosco histórico?

Sábado, 22 Outubro 2016 22:47

No Evangelho, a sabedoria transparece em Jesus. Ele é o mestre que nos convida a deixar tudo para segui-lo. Este convite de Jesus tem três pilares: a mística, a comunidade e a missão.