Ir. Marcia Koffermann

Ir. Marcia Koffermann

Segunda, 21 Janeiro 2019 13:03

“Possa cada ambiente educativo ser lugar de abertura ao transcendente e aos outros; lugar de diálogo, coesão e escuta, onde o jovem se sinta valorizado nas suas capacidades e riquezas interiores e aprenda a apreciar os irmãos”. (Papa Bento XVI)

 

 

Quarta, 22 Novembro 2017 17:08

O vínculo entre educação e comunicação é permeado pelo desejo comum de uma sociedade mais justa e fraterna. Na educação para a cidadania encontra-se um espaço significativo de intervenção na sociedade.

 

Segunda, 02 Outubro 2017 15:16

Considerando que vivemos em um mundo marcado pela comunicação, em que as novas gerações já nascem e se desenvolvem no ambiente digital, é uma necessidade educar para e na comunicação. Em um contexto de escola, isto é fácil de visualizar, mas e no contexto de paróquia, isso é possível?

 

Segunda, 26 Junho 2017 17:10

Seguindo o que diz o Papa Francisco, que possamos: “viver juntas a mística que faz da nossa vida ‘uma peregrinação sagrada’”. Entre os dias 16 e 18 de junho, todas as inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil estiveram reunidas em diferentes cidades para refletir sobre “As relações interpessoais na Vida Fraterna”. Os encontros fazem parte do processo de Nova Configuração das Inspetorias das FMA do Brasil, que vem sendo desenvolvido pela CIB (Conferência Interinspetorial do Brasil) e tem como objetivo: “Refletir sobre os elementos que favoreçam a vivência de relações interpessoais capazes de tornar a vida comunitária feliz e fraterna”.

 

Sexta, 26 Maio 2017 12:46

O tema para o Dia Mundial das Comunicações deste ano é “Não tenhas medo, que Eu estou contigo (Is 43,5): Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”, e é um apelo para que os comunicadores ultrapassem a visão de comunicação como mero espetáculo e possam, de fato, trazer luz e esperança ao mundo.

Quinta, 09 Março 2017 20:23

Quando falamos em comunicação, logo imaginamos tecnologia, modernidade, elementos de última geração. Porém, nada é tão antigo e tão natural quanto a comunicação, de modo que transcende ao “ser humano” e remete ao próprio Deus. O grande diferencial do cristianismo é que temos um Deus que se “comunica”, ou melhor, se “autocomunica”.

Quinta, 23 Julho 2015 19:02

O Instituto das Filhas de Maria de Auxiliadora, nos últimos anos, tem intensificado a ênfase na necessidade de um trabalho de coordenação para a comunhão, em que se destaque a convergência de ações e forças para a concretização da missão educativa evangelizadora.

Quarta, 21 Novembro 2012 00:32

 

“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher.” Doc. Ap. 18

Motivados pela alegria de ser discípulos missionários, Irmãs, adolescentes e jovens da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida realizaram a I Missão Jovem Inspetorial. A missão aconteceu de 14 a 18 de novembro na cidade de Ibirama, pertencente à Diocese de Rio do Sul. Participaram da missão 20 jovens provenientes das cidades de Cambé, Campos Novos, Rio do Sul e Porto Alegre, acompanhados pelas Irmãs: Adriana M. Boeno, Carmen Demarchi, Claudete Ferreira,  Heide Teixeira, Marcia Koffermann e Solange Sanches, e pelo professor Robson dos Santos da Silva.

A Missão Jovem faz parte do processo de educação à fé realizado com os adolescentes e jovens participantes da AJS. Depois de toda uma caminhada formativa, de discipulado, os adolescentes e jovens assumem a postura de discípulos missionários, levando a Palavra de Deus a outros jovens e famílias.

Durante a missão, no período da tarde e da manhã, os jovens saiam em pequenos grupos visitando as famílias e fazendo as bênçãos nas casas. No sábado à tarde, puderam também realizar um oratório festivo, fazendo brincadeiras com as crianças e levando uma mensagem de paz e amor. As atividades foram realizadas em três comunidades: na Igreja Matriz de Santo Humberto, no bairro Ponto Chic e no bairro Progresso. O grupo, ainda, pode realizar uma celebração na comunidade em que realizou as visitas às famílias, sendo um momento de integração e oração mariana.

No domingo, foi realizada a missa festiva de encerramento das missões, seguida por um encontro com o grupo de jovens do local, que se mostrou animado em dar continuidade ao trabalho iniciado pelos missionários.

O grupo, apesar da pouca experiência, apresentou-se muito maduro, capaz de vencer o cansaço, as distâncias e a comodidade para colocar-se a serviço do outro. A Missão Jovem foi um grande testemunho de vida, mostrando que o jovem é capaz de assumir uma vida cristã autêntica e comprometida com o seguimento de Jesus Cristo.