artigos filtrados por data: Quarta, 13 Setembro 2017 - Portal Boletim Salesiano
Quarta, 13 Setembro 2017 16:55

Encontro da ACSSA Brasil

Realizou-se nos dias 4 a 6 de setembro  em Brasília, DF, o encontro anual da seção Brasil da ACSSA– Associação de Cultores da História Salesiana. Participaram Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) de todas as Inspetorias do Brasil, com algumas ausências justificadas, e os dois inspetores referentes da ACSSA Brasil: irmã Maria Lúcia Barreto (BCG) e padre Nivaldo Pessinatti (BRE).

Entre os momentos importantes, destacam-se: a apresentação da história da Inspetoria Salesiana do Mato Grosso (feita pelo padre Afonso de Castro), a apresentação da história da Inspetoria das Filhas de Maria Auxiliadora da Amazônia (pela irmã Célia Parintins) e a apresentação do tema “O Colégio Salesiano em Juazeiro do Norte e o Projeto Educacional do Padre Cícero” (pela dra. Núbia Ferreira Almeida). Em seguida, cada participante apresentou um resumo histórico de um SDB ou FMA de sua inspetoria.

Fonte: Sintonia Online

Publicado em Notícias Nacionais
Quarta, 13 Setembro 2017 16:21

A Bíblia na educação das novas gerações

Setembro é o Mês da Bíblia. Se há um santo que usou a Sagrada Escritura para a educação dos jovens foi Dom Bosco. Durante sua vida, ele não conseguiu colocar a Bíblia nas mãos dos jovens porque era proibido. Mas isto não foi empecilho para que a utilizasse em sua tarefa educativa.

 

Publicado em Dom Bosco hoje

Nos dias 7 a 9 de setembro, no Colégio Dom Bosco, em Brasília, DF, foi realizada a segunda edição do Encontro de Revitalização Juvenil, coordenado pela CEPJ (Comissão Episcopal de Pastoral Juvenil) da CNBB. No evento, foram retomados três destaques das linhas de ação do Documento 85 da CNBB: Missão, Capacitação de Assessores e Estruturas de Acompanhamento – acrescentando Abordagens de Ecologia e Políticas Públicas.

 

Cerca de 300 participantes debateram, também, o Projeto Rota 300, que nasceu como gesto concreto após da Jornada Mundial da Juventude (em 2013, no Rio de Janeiro) e o Projeto Trienal para os anos de 2018 até 2020.

 

“O Encontro representou uma oportunidade da Igreja do Brasil reafirmar a opção afetiva e efetiva pela juventude. Um acontecimento marcante para a presença dos Salesianos e das Salesianas reafirmarem o carisma junto aos jovens”, relatou o padre Antônio Gomes, responsável na reflexão da linha Formação Integral e coordenador do grupo Regional Nordeste 2.

Fonte: Nordeste Hoje

Publicado em Notícias Nacionais

Apesar de ter registrado avanços nos últimos anos, a educação no Brasil ainda apresenta dados insatisfatórios. É o que mostra o relatório Education at a Glance 2017 (Um olhar sobre a educação, em tradução livre), publicado em 12 de setembro pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), após acompanhar as cinco audiências públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizadas em cinco estados brasileiros desde o mês de julho, emitiu uma Nota Técnica com a finalidade de contribuir com a terceira e última versão do documento que irá nortear a educação básica no país. Veja AQUIno site da ANEC a Nota Técnica completa

Publicado em Notícias Nacionais

Queridos jovens, a partir de agora teremos semanalmente no site Jovens Conectados, da Comissão para a Juventude da CNBB – www.jovensconectados.org.br - uma ajuda pra lá de especial: textos formativos escritos por um bispo salesiano, que traz na bagagem de sua vida muitos ensinamentos transmitidos de forma clara, de fácil compreensão. Mas quem é essa pessoa tão especial? Trata-se de Dom Hilário Moser, bispo emérito da Diocese de Tubarão/SC.

Até pouco tempo atrás ele mantinha um blog (isso mesmo, um bispo “blogueiro”) de muito sucesso. Ele cedeu seus textos que tratam de muitos temas que interessam a todos nós: o ano litúrgico, sacramentos, Deus e religião, fé, vocação, vida eterna etc.

Dom Hilário é catarinense de Rio dos Cedros, tem 86 anos, vive em São Paulo e trabalha como tradutor. Atualmente está traduzindo e coordenando a equipe de tradutores das Memórias Biográficas de Dom Bosco. Além de ter sido bispo de Tubarão, foi provincial dos Salesianos de São Paulo e bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Fonte: Jovens Conectados

Publicado em Notícias Nacionais