Nesta quinta-feira, 19 de abril, celebramos o Dia do Índio. A data remete ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940, tornando-se um marco da luta dos povos originários do Continente por seus direitos. Um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e do respeito à sua cultura.

 

Viajar diretamente para a Olimpíada de Inverno 2018, realizada em Pyeongchang, na Coreia do Sul, sem sair da escola foi um dos objetivos do grande projeto sobre os “Jogos Olímpicos de Inverno” realizado pelo professor Gabriel Barros (Educação Física), com os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio do Carmo, unidade da RSB-Escolas em Guaratinguetá, SP.

 

Diretrizes definem-se como indicações para orientar, regular e nortear um percurso visando um determinado fim. Assim, com o intuito de consolidar a filosofia salesiana como um referencial educacional, a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) mais uma vez se coloca como líder em inovação e melhorias das perspectivas educacionais e lança as Diretrizes Pedagógico-Evangelizadoras (DIRPEs), que sucedem e substituem o Projeto Pedagógico – Marco Referencial vigente desde 2002.

 

O projeto “Cartas para Deus presente nos jovens” foi desenvolvido junto aos alunos do Ensino Médio da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponte Nova, MG, nas aulas de Ensino Religioso. Minhas fontes inspiradoras foram o filme “Cartas para Deus”, as cartas de Dom Bosco às Irmãs Salesianas e cartas de Madre Mazzarello às suas queridas noviças. Também contou minha análise do desencontro atual da juventude, e a vontade de motivar algo que pelo menos minimizasse essa realidade cruel.

 

A cidade de Bogotá, Colômbia, recebeu, de 10 a 12 de janeiro, 1.205 participantes de diferentes países para o XXV Congresso Interamericano de Educação Católica, organizado pela Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC), com o tema "Gestão para a aprendizagem, a inovação e a criatividade ". Entre os participantes estavam Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Salesianos de Dom Bosco (SDB) e membros da Família Salesiana, incluindo leigos comprometidos com a divulgação do carisma salesiano na América.

 

O brilho no olhar não esconde a felicidade da auxiliar de limpeza Selma Nazareh Pegoraro Graton, de 49 anos, que há dez trabalha no UniSALESIANO de Araçatuba, SP. O presente de Natal para a colaboradora veio antecipado este ano, com a aprovação do filho, o estudante Murilo Eduardo Graton, 25, no Doutorado de Ciências Fisiológicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba. “Meu filho veio estudar aqui no UniSALESIANO com bolsa 100% e fez por merecer. Sua dedicação o levou longe e eu me orgulho muito disso”, contou Selma, emocionada.

 

Um equipamento totalmente inovador e dinâmico, que vai facilitar o dia a dia de cuidadores de pacientes acamados e cadeirantes. É assim definido o lift de transferência desenvolvido por um grupo de alunos do quarto ano do curso de Engenharia Mecânica do UniSALESIANO de Araçatuba, SP.

 

O Salesiano Região Oceânica tem a alegria de compartilhar a conquista do IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói, RJ. A conquista se deu pela participação do Colégio na IV Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (2017) com a famosa experiência “Varinha Mágica do Harry Potter”, desenvolvida como parte do conteúdo de Química Experimental do Ensino Médio.

 

Dom Bosco criou a doutrina dos “Novos Pátios”, ou seja, buscar novos locais de encontro com os jovens para evangelizar e ensinar valores. É nessa esfera que se encontra o Projeto Intercâmbio Virtual, realizado pelos alunos do Colégio Salesiano de Belo Horizonte, unidade da RSB-Escolas na capital mineira, e pelos alunos do Colégio Salesiano da cidade de Évora, em Portugal.

 

 
 
Os professores do ensino médio do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória-ES, realizaram análises das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o portal de internet Gazeta On-line e para o jornal A Gazeta. Além das divulgações para os formatos online e impresso, os comentários dos educadores sobre o ENEM 2017 foram transmitidos ao vivo na fan page do portal no Facebook, com mais de 56 mil visualizações.
Pagina 1 de 18