Vivenciar a rotina de estudante, com aulas, atividades, provas e trabalhos, e ainda aprender sobre a vida, a obra e os ensinamentos de Dom Bosco pode ser uma experiência transformadora para os professores. Para um grupo de docentes da Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande, MS, que cursou a pós-graduação a distância em Salesianidade, oferecida pela UCDB Virtual, a vivência como estudante da educação a distância trouxe um novo olhar para a didática e para o relacionamento com os próprios alunos.

 

Atravessar hoje o corredor de pastilhas amarelas com meus filhos remete à minha infância e à alegria que sempre foi caminhar pelo “redondo” e chegar à sala de aula. Ao fechar os olhos consigo sentir o carinho da professora que me recebeu com o abraço de quem acolhe um visitante querido em casa. É assim que recordo do meu ingresso na escola! Tenho a sensação que meus olhos pareciam nem piscar de tão atentos em desbravar aquele novo universo. E agora revivo concretamente tudo isso sendo mãe e ex-aluna salesiana.

 

O ponto de partida é positivo. Mas o serviço aos jovens requer sempre empenho, dedicação e contínua atualização. Nesta entrevista, o P. René Santos, referente para ‘Escolas Salesianas da América’ (ESA) no Dicastério para a Pastoral Juvenil, ilustra a situação das  escolas salesianas no Continente Americano.

 

Quarta, 28 Novembro 2018 13:43

Um olhar inovador para a Educação Infantil

Escrito por

Fundamentada nos princípios salesianos, inspirada em práticas pedagógicas que são referência mundial e já adaptada à nova legislação brasileira, a Coleção Girolhar será adotada pela Educação Infantil da RSB-Escolas a partir de 2019.

 

Congresso Internacional, realizado de 20 a 23 de setembro, reuniu educadores salesianos de vários países para refletir sobre juventude, projeto de vida e educação. Entre os diversos trabalhos acadêmicos apresentados, dois eram brasileiros.

 

 

Diretores, professores, supervisores e coordenadores da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), em parceria com a Life Intercâmbios, participaram da Jornada Internacional de Educação, nos dias 3 a 12 de setembro.

 

O XVI Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escola (ENARSE) e o IX Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL) foram realizados em Brasília, DF, nos dias 26 a 28 de setembro, e reuniram cerca de 350 representantes das unidades da RSB-Escolas em todo o País.

 

Neste artigo, Ana Lúcia Farias da Silva, mestra em Letras pela UFRRJ e doutoranda em Línguística Aplicada pela Universidade de Évora (Portugal), oferece algumas reflexões sobre a redação no Enem e o ensino da escrita para a promoção do ser e do saber.

 

 

O incentivo às diversas formas de aprendizagem é uma das práticas exercidas pela educação do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - CNSA, inidade da RSB Escolas em Petrolina. Possibilitar vivências, que estejam fora do ambiente habitual da sala de aula e para além dos muros da escola, é uma metodologia que amplia as formas de assimilar o conteúdo, além de estimular nos estudantes o seu desenvolvimento integral.

 

A Obra Social Novo Lar, em Viamão, RS, conta em seu quadro de educadores com três ex-alunos participantes do Projeto Jovem Aprendiz. A seguir, eles contam sua experiência.

 

Pagina 1 de 19