Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Terça, 09 Janeiro 2018 15:59

Cada novo ano nos traz o desejo de vivermos a nossa vida de um modo melhor, com mais esperança. Quero salientar, neste primeiro Boletim Salesiano de 2018, algumas ações, quer da Igreja, quer da Família Salesiana, que têm como objetivo ajudar a todos nós no cumprimento da missão dada por Jesus e por Dom Bosco. 

 

Quarta, 13 Dezembro 2017 12:48

O leitor já percebeu que em todos os números do Boletim Salesiano sempre temos a palavra do Reitor-mor, para animar a Família Salesiana. Preparando-nos para o Natal, o Reitor-mor nos convida a defender os jovens “dos Herodes dos nossos dias”. De fato, nas suas viagens ele tem oportunidade para entrar em contato com tantas realidades diferentes e animar os salesianos a continuar na missão com a juventude, lutando contra tantas coisas que atrapalham e prejudicam a vida da juventude nos diversos países.

 

Quinta, 09 Novembro 2017 08:27

Esta é uma pergunta que fazemos todos os dias diante da realidade que vivemos, quer na vida pessoal, no trabalho, no nosso lar, na Igreja, na sociedade em geral, no país ou no mundo. O ser humano tem dentro de si o desejo de viver plenamente a vida, mas a realidade é bem diferente. Queremos dizer sim! As coisas podem mudar! Mas às vezes nos sentimos impotentes diante da realidade da corrupção, da guerra, da fome, da pobreza, da violência, do terrorismo, das calamidades naturais e assim por diante.

 

Sexta, 20 Outubro 2017 14:02

“O dia de hoje é um dia histórico. Este encontro é um encontro histórico porque o Centro de Formação Permanente inclui em seu programa de formação integral a Comunicação, não como algo à margem do coração, da espiritualidade e da missão salesiana, mas como algo central em Dom Bosco e, através dele, em seus filhos e filhas que partilham espírito e missão”. Estas foram as palavras do conselheiro geral dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) para a Comunicação, padre Filiberto González Plasencia, na abertura do Encontro Continental de Comunicação realizado em Quito, Equador, de 10 a 14 de setembro.

 

Sexta, 13 Outubro 2017 15:49

Outubro é o Mês das Missões, um período para intensificar as iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias. Nós, filhos e filhas de Dom Bosco, também haurimos dele esta vocação missionária, que tem suas raízes na sua educação cristã. Por isso neste mês rezamos para que os Centros de Formação Profissional continuem a ser escolas de desenvolvimento e humanismo cristão no mundo do trabalho.

 

Quinta, 21 Setembro 2017 16:47

Nesta edição do Boletim Salesiano o Reitor-mor trata de um assunto eminentemente salesiano. Ele nos diz que “o tempo é só um modo de medir aquele dom que é a vida. Cada dia é um grão de areia que escorre na ampulheta da vida. E uma vez que cai, cai para sempre. Mas naquele grão, que é hoje, estão contidas oportunidades imensas, relações, encontros, sucessos. É esse o dom inestimável a que chamamos tempo”.

 

Segunda, 14 Agosto 2017 16:35

No mês de agosto nós temos muitos motivos para celebrações, lembranças, homenagens: Mês Vocacional com as várias vocações, Dia dos Pais, 140 anos do Boletim Salesiano e os dias de nascimento de Dom Bosco (16) e de São Francisco de Sales (21).

 

Terça, 18 Julho 2017 15:42

A Família Salesiana herdou de Dom Bosco um ideal de educação, sintetizado na fórmula: “bons cristãos e honestos cidadãos”. Quando ele iniciou sua grande obra percebeu, lendo os sinais dos tempos, que não bastava dar somente instrução religiosa para os jovens, formando o bom cristão. Precisava ir além, formar integralmente o jovem para que pudesse assumir na sociedade o lugar que lhe pertence como pessoa humana e como honrado cidadão. Deste modo a Família Salesiana sempre se preocupou com o binômio bom cristão e honesto cidadão.