Ir. Marcia Koffermann

Ir. Marcia Koffermann

Segunda, 26 Junho 2017 17:10

Seguindo o que diz o Papa Francisco, que possamos: “viver juntas a mística que faz da nossa vida ‘uma peregrinação sagrada’”. Entre os dias 16 e 18 de junho, todas as inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil estiveram reunidas em diferentes cidades para refletir sobre “As relações interpessoais na Vida Fraterna”. Os encontros fazem parte do processo de Nova Configuração das Inspetorias das FMA do Brasil, que vem sendo desenvolvido pela CIB (Conferência Interinspetorial do Brasil) e tem como objetivo: “Refletir sobre os elementos que favoreçam a vivência de relações interpessoais capazes de tornar a vida comunitária feliz e fraterna”.

 

Sexta, 26 Maio 2017 12:46

O tema para o Dia Mundial das Comunicações deste ano é “Não tenhas medo, que Eu estou contigo (Is 43,5): Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”, e é um apelo para que os comunicadores ultrapassem a visão de comunicação como mero espetáculo e possam, de fato, trazer luz e esperança ao mundo.

Quinta, 09 Março 2017 20:23

Quando falamos em comunicação, logo imaginamos tecnologia, modernidade, elementos de última geração. Porém, nada é tão antigo e tão natural quanto a comunicação, de modo que transcende ao “ser humano” e remete ao próprio Deus. O grande diferencial do cristianismo é que temos um Deus que se “comunica”, ou melhor, se “autocomunica”.

Quinta, 23 Julho 2015 19:02

O Instituto das Filhas de Maria de Auxiliadora, nos últimos anos, tem intensificado a ênfase na necessidade de um trabalho de coordenação para a comunhão, em que se destaque a convergência de ações e forças para a concretização da missão educativa evangelizadora.

Quarta, 21 Novembro 2012 00:32

 

“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher.” Doc. Ap. 18

Motivados pela alegria de ser discípulos missionários, Irmãs, adolescentes e jovens da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida realizaram a I Missão Jovem Inspetorial. A missão aconteceu de 14 a 18 de novembro na cidade de Ibirama, pertencente à Diocese de Rio do Sul. Participaram da missão 20 jovens provenientes das cidades de Cambé, Campos Novos, Rio do Sul e Porto Alegre, acompanhados pelas Irmãs: Adriana M. Boeno, Carmen Demarchi, Claudete Ferreira,  Heide Teixeira, Marcia Koffermann e Solange Sanches, e pelo professor Robson dos Santos da Silva.

A Missão Jovem faz parte do processo de educação à fé realizado com os adolescentes e jovens participantes da AJS. Depois de toda uma caminhada formativa, de discipulado, os adolescentes e jovens assumem a postura de discípulos missionários, levando a Palavra de Deus a outros jovens e famílias.

Durante a missão, no período da tarde e da manhã, os jovens saiam em pequenos grupos visitando as famílias e fazendo as bênçãos nas casas. No sábado à tarde, puderam também realizar um oratório festivo, fazendo brincadeiras com as crianças e levando uma mensagem de paz e amor. As atividades foram realizadas em três comunidades: na Igreja Matriz de Santo Humberto, no bairro Ponto Chic e no bairro Progresso. O grupo, ainda, pode realizar uma celebração na comunidade em que realizou as visitas às famílias, sendo um momento de integração e oração mariana.

No domingo, foi realizada a missa festiva de encerramento das missões, seguida por um encontro com o grupo de jovens do local, que se mostrou animado em dar continuidade ao trabalho iniciado pelos missionários.

O grupo, apesar da pouca experiência, apresentou-se muito maduro, capaz de vencer o cansaço, as distâncias e a comodidade para colocar-se a serviço do outro. A Missão Jovem foi um grande testemunho de vida, mostrando que o jovem é capaz de assumir uma vida cristã autêntica e comprometida com o seguimento de Jesus Cristo.

Segunda, 20 Agosto 2012 14:42

Entre os dias 16 e 19 de agosto foi realizado o Encontro de Espiritualidade da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida de Porto Alegre, RS, um momento oportuno para  o reavivar do carisma salesiano e o impulso pela missão educativa-pastoral. Este ano a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida recebeu como assessora, irmã Alaíde Deretti, Conselheira Geral para o âmbito das Missões no Instituto.

No dia 16 de agosto, irmã Alaíde encontrou-se com as Junioristas propondo uma reflexão sobre o olhar da Filha de Maria Auxiliadora, reforçando a ideia de manter os olhos fixos em Jesus e percorrendo os olhares de Maria Auxiliadora, de Dom Bosco e de Madre Mazzarello para perceber o próprio olhar. Foi um convite para que cada jovem FMA pudesse realmente fazer uma revisão de vida, questionando-se “para onde se dirige o próprio olhar”. No período da tarde irmã Alaíde se encontrou então com a terceira idade, momento em que puderam falar sobre o segredo da juventude de espírito, expresso num rosto radiante de quem muito ama o Senhor.

Na noite do aniversário de Dom Bosco, todas as irmãs presentes se dirigiram à paróquia Dom Bosco onde se encontraram com toda a Família Salesiana de Porto Alegre para celebrar esta data festiva e também os 50 anos da Paróquia. Esteve presente ainda, dom Enrico Dal Covolo, SDB, Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, que está visitando o Brasil como Legado Pontifício acompanhado do salesiano padre Cosimo Semeraro, Secretário do Comitê Pontifício para as Ciências Históricas. D. Enrico presidiu a celebração eucarística e depois todos os presentes foram convidados para um jantar festivo.

Nos dias 17, 18 e 19, irmã Alaíde encontrou-se com todas as irmãs da Inspetoria, trabalhando a temática do Discipulado e Missionariedade. A partir de algumas passagens bíblicas e dos artigos das Constituições, irmã Alaíde tratou da identidade da Filha de Maria Auxiliadora, ajudando a redescobrir nas raízes carismáticas do Instituto a vocação missionária Salesiana. Neste processo de redescobrir a identidade carismática de FMA, encontra-se a centralidade do Evangelho, do amor a Jesus Cristo que leva o discípulo a tornar-se um missionário em tudo aquilo que faz, fala e  é.

Nas boas noites irmã Alaíde apresentou também as perspectivas missionárias do Instituto das FMA, mostrando as últimas fundações do Instituto, os novos grupos de missionárias ad gentes. O encontro reforçou a importância de ampliar os horizontes e não ter um coração apertado, mas grande e capaz de ver e amar as realidade locais e também se abrir numa perspectiva de universalidade do carisma.

Do encontro fica a certeza de que:

“Até que Cristo não seja conhecido e amado, vivido por cada povo segundo a própria particularidade, até que a fé não seja expressa em todas as culturas, Cristo não é ainda completo, não é ainda conhecido por ninguém na sua totalidade, não é tudo em todos. A Igreja católica tem um imenso patrimônio espiritual a ser oferecido à humanidade em Cristo que se proclama ‘o Caminho, a Verdade e a Vida’”.