Pe. João Mendonça

Pe. João Mendonça

Pe. João Mendonça, SDB, nasceu em Manaus, AM, em 1961. É Salesiano de Dom Bosco desde 1982. Mestre em Educação com especialização em metodologia para a formação religiosa e presbiteral pela Pontificia Universidade de Roma. Pós graduado em Comunicação pelo SEPAC – PUC/SP e Educação Sexual pela Unisal/SP. Durante 4 anos foi coordenador da pastoral da inspetoria São Domingos Sávio/Manaus, delegado inspetorial para a Família Salesiana, vice-diretor da comunidade Santo Tomás, Pio XI – Lapa, Diretor do pós-noviciado de Manaus e atualmente é pároco.

Terça, 27 Novembro 2018 11:10

A Igreja é lenta e prudente quando o assunto é mudanças. Digamos até resistente. O corpo eclesial é muito grande e pesado. Isso às vezes dificulta a assimilação dos sinais dos tempos e a resposta. Entretanto, com Papa Francisco estamos vivendo algumas surpresas. Alguns temas guardados nas gavetas da história desde o Concílio Vaticano II estão sendo revistos e as questões ainda não enfrentadas parecem que começam a ser novamente pensadas. Vivemos tempos na Igreja de provocações e de retrocessos. Contudo, o tempo é excelente.

 

Quarta, 21 Novembro 2018 19:35

A partir deste artigo, padre João Mendonça inicia uma nova série de reflexões no Boletim Salesiano, tendo como tema sexualidade e vocação religiosa. Nas próximas edições, o tema será aprofundado em artigos sobre aspectos específicos.

 

Terça, 18 Setembro 2018 12:25

No artigo anterior, publicado na edição de agosto do Boletim Salesiano, comentei sobre a fé no seguimento Jesus. Agora, quero refletir um pouco sobre a relação entre fé e religião.

 

 

Terça, 28 Agosto 2018 14:31

A fé é um conceito difícil de ser medido. Ela não depende de dogmas. Para seguir Jesus precisamos repensar o sentido da fé cristã. Primeiro, perguntemo-nos como Jesus manifestou sua fé. Depois, vamos entender um pouco melhor como nós colhemos dele o sentido real da fé.

 

 

Jesus foi um judeu piedoso, sem dúvida. Contudo, Ele não fez parte da casta sacerdotal, não foi mestre da lei, nem fariseu, muito menos escriba. Não frequentava cultos ou ritos, não subia ao templo para oferecer sacrifícios, pelo menos os Evangelhos não mencionam isso. A fé de Jesus se manifestava em suas ações. 

 

Quarta, 01 Agosto 2018 01:01

“É preciso saciar a sede da proximidade. Estar com o outro para conhecê-lo, valorizá-lo e acompanhá-lo em novos empreendimentos. Esta é a fonte do encontro entre o menino samaritano excluído, abandonado, órfão, confundido com um marginal e o jovem padre cheio de energia, ideais e sonhos”.

 

Quinta, 28 Junho 2018 12:32

Na vida de uma pessoa os encontros são sempre importantes. Com o adolescente João Bosco não foi diferente. Ele mesmo narra em suas memórias este encontro enigmático com o velho padre João Calosso.

 

 

Quarta, 16 Maio 2018 16:28

É preciso retomar os textos das Escrituras para, como os primeiros cristãos, nos sentirmos “assombrados com a pessoa de Jesus, atraídos por suas palavras e marcados por seus gestos”.

 

Segunda, 26 Março 2018 13:20

Na medida em que o cristão compreende a fé, será mais capaz de responder ao chamado de Deus sem medo. A fé é dom dado por Deus, mas precisa ser celebrado, vivido, experimentado, compreendido, testemunhado e anunciado.