artigos filtrados por data: Terça, 27 Junho 2017 - Portal Boletim Salesiano

Os alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio do Carmo, unidade da RSB-Escolas em Guaratinguetá, SP, realizaram uma visita especial ao Memorial da Devoção de Nossa Senhora Aparecida, que fica no estacionamento do Santuário Nacional, em Aparecida. A proposta foi realizada e organizada com a parceria entre as coordenações Pastoral e Pedagógica do Colégio, com o intuito de celebrar também com os alunos o Jubileu dos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. Confira o relato da aluna Maria Clara Santos, do 8º ano:

 

Publicado em Notícias Nacionais

O Aplicativo SalesiHorta surgiu de um projeto interdiscipinar de Ciências e Informática do Colégio Salesiano Santa Rosa, unidade da RSB-Escolas em Niterói, RJ. O software apresenta informações e ferramentas que ajudam no plantio e cultivo de uma horta. O projeto complementa o estudo sobre “Solos e Técnicas Agrícolas”, desenvolvido junto às turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II. A proposta foi idealizada pela professora de Ciências, Sandra Volpi, em 2016, e concebida na prática, em 2017, pelo educador Gilson Tavares, tecnólogo em processamento de dados e integrante do Laboratório de Informática do Colégio.

 

Publicado em Educação

No sábado, 26 de junho, foram realizados os pré-congressos regionais da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), no Colégio Pio XI, em Belo Horizonte, MG, e no Ginásio Anchieta, em Silvânia, GO. Os encontros contaram com a participação de jovens de diversas presenças salesianas dos estados de Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal. Foram mais de 180 educandos e 40 assessores nas duas cidades.

 

Publicado em Notícias Nacionais

O primeiro grupo de jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) iniciou-se no dia 18 de junho, na casa Comunidade Nossa Senhora da Paz, do Centro Comunitário Educativo Esperança do Futuro (CCEEF) – Resende, RJ. Orientado pelas Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas), o primeiro encontro teve a presença de representantes de vários grupos da Paróquia Sagrada Família e de jovens que participam das oficinas do CCEEF.

 

Os participantes foram recebidos pelas assessoras Helen Andrade e Luciana Melo e pela irmã Elizabeth Gomes, que com alegria acolheram a todos. O objetivo deste encontro foi apresentar a AJS, que é uma rede de apoio mútuo e articulação entre os varios grupos de jovens que se identificam com a espiritualidade juvenil salesiana e querem vivê-la, e também formar o grupo escolhendo os coordenadores. Ao final do encontro, como jovens salesianos, encerraram o momento no pátio, com esportes e um lanche. Os encontros acontecerão uma vez ao mês no CCEEF. Com a alegria de Dom Bosco e de Madre Mazzarello será “com os jovens para os jovens”.

Fonte: Inspetoria N. Sra. da Penha

Publicado em Notícias Nacionais

Neste mês de junho, todos os alunos do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas, SP, que participaram da competição Canguru de Matemática, receberam seus certificados. Mas 17 deles, além dos certificados, destacaram-se e conquistaram medalhas na competição, que também foram entregues na mesma ocasião. Outra unidade da RSB-Escolas em Campinas também se destacou no concurso. A Escola Salesiana São José teve 19 medalhistas no Canguru de Matemática 2017, todos alunos do 4º e 5º anos. A entrega das medalhas foi feita em 20 de junho, com um “Bom dia” especial.

 

As provas da competição aconteceram em março. A Associação Canguru sem Fronteiras reúne personalidades do mundo da matemática de 52 países e possui como meta promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru de Matemática sem Fronteiras, que se realiza no mesmo dia em todos os países participantes. No Brasil, a organização do concurso está a cargo da Sociedade Brasileira de Matemática, que também é a responsável pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

 

Fonte: ISSP

Publicado em Notícias Nacionais

Alegria, união, dedicação e compromisso foram as palavras que nortearam o XXXV Arraial Junino das Obras Sociais do Aleixo, em Manaus, realizado na quarta-feira passada (21). Padre Albert Rypel começou os festejos ressaltando a importância do trabalho realizado pela instituição nestes 35 anos de existência: “O serviço educativo realizado pelas Obras Sociais do Aleixo transforma a realidade de muitas crianças e suas famílias de nossa comunidade. Agradecemos a todos que apoiam esta iniciativa”, disse parabenizando a todos.

 

Publicado em Ação Social

O pátio salesiano, cenário histórico privilegiado para encontrar-se e ser acompanhado na caminhada, encontrou no século XXI novas extensões e oportunidades que não conhecem limites de tempo nem de espaço. “Para Dom Bosco, casa, paróquia, pátio e escola não são espaços físicos, mas atitudes do coração entrelaçadas e misturadas entre si, nas quais a presença de alguém envolve a presença dos outros. São atitudes que nas casas salesianas não se declamam, mas se experimentam”, afirma Juan Pablo Massimelli, responsável pela Pastoral nos “Talleres Don Bosco”, em Montevidéu, Uruguai.

 

Publicado em Comunicação