Colunistas Boletim Salesiano - Portal Boletim Salesiano
Terça, 09 Janeiro 2018 18:26

Síria: os salesianos num país em guerra

“Cada cidade síria pagou ou está pagando o seu preço: um preço de destruição e horror de uma guerra totalmente insensata”.

Publicado em Missões

“Para mim é claro que, se não fui maltratado pelos meus sequestradores, se a minha mente permaneceu sã, se me senti em geral tranquilo, tudo isso é fruto das suas orações e dos seus sacrifícios”. Com convicção e serenidade, com a fé tranquila que o distinguiu em suas saídas públicas desde a libertação, padre Tom Uzhunnalil agradeceu, através de um breve vídeo, a todos os Salesianos, à Família Salesiana e às pessoas que, nos 18 meses do seu sequestro no Iêmen, rezaram e ofereceram sacrifícios por ele.

 

Estou mais do que nunca convencido que Dom Bosco continua vivo hoje, em tantas situações em que milhares e milhares de pessoas continuam teimosamente a realizar, em nome de Jesus, o seu sonho. Dom Bosco está vivo porque continua a inspirá-las e a dar-lhes a coragem para nunca desistirem.

 

Publicado em Reitor-Mor
Terça, 09 Janeiro 2018 15:59

Um novo ano: mais vida e esperança

Cada novo ano nos traz o desejo de vivermos a nossa vida de um modo melhor, com mais esperança. Quero salientar, neste primeiro Boletim Salesiano de 2018, algumas ações, quer da Igreja, quer da Família Salesiana, que têm como objetivo ajudar a todos nós no cumprimento da missão dada por Jesus e por Dom Bosco. 

 

Publicado em Editorial

Nas celebrações do último domingo, dia 7 de janeiro, quando foi celebrada a Solenidade da Epifania do Senhor, foi feito o anúncio das solenidades móveis deste ano de 2018. Centro do Ano Litúrgico, o Tríduo Pascal culmina no Domingo da Páscoa, este ano em 1º de abril.

 

Publicado em Notícias Nacionais
Terça, 09 Janeiro 2018 14:26

Pastoral Afro-brasileira realiza IX Conenc

A Pastoral Afro-brasileira da CNBB vai realizar de 18 a 21 de janeiro, em Maringá, PR, o IX Congresso Nacional das Entidades do movimento negro congênere. Para dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana, BA, e bispo referencial da Pastoral Afro-brasileira, o IX Conenc se realiza no momento em que os afrodescendentes “emergem agora na sociedade”, “assumindo uma atitude mais protagonista”, conscientes do poder que têm nas mãos e da possibilidade de contribuírem na construção de uma nova sociedade, justa e solidária (Aparecida 75). Somos chamados a reinterpretar a história da salvação na perspectiva do Senhor libertador, que ouviu o clamor do seu povo e desceu para libertá-lo, que exalta os humilhados e derruba os poderosos de seus tronos, realçando a presença do povo negro e o seu protagonismo na construção do novo mundo de paz e de justiça.

 

Publicado em Igreja