Colunistas Boletim Salesiano - Portal Boletim Salesiano

São muitas e importantes as mensagens que o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, deseja veicular com a Estreia para 2018 sobre o tema: “‘Senhor, dai-me desta água’. Cultivemos a arte de ouvir e acompanhar”. À espera do comentário completo, feito por tradição no fim do ano, o pôster já está à disposição. Abaixo, dez pontos para compreender melhor o significado do pôster:

 

Um grupo de pesquisadores liderados pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), professor Hemerson Pistori, em Campo Grande, MS, recebeu o prêmio de melhor artigo no XIII Seminário de Visão Computacional, realizado durante o Workshop de Visão Computacional, em Natal-RN. O evento aconteceu de 30 de outubro a 1º de novembro.

Os premiados foram, além de Hemerson, Everton Castelão Tetila, Bruno Brandonli Machado e Gercina Gonçalves, com o trabalho “A computer vision system for soybean diseases recognition using UAVs: preliminar results”. O grupo pesquisa um programa para reconhecimento de doenças da soja utilizando visão computacional, por meio de imagens geradas por veículos aéreos não-tripulados (Vants).

No evento, estudantes de pós-graduação e graduação que estão trabalhando com visão computacional demonstram documentos técnicos sobre novas contribuições ou aplicativos de pesquisa. Em 2016, o workshop aconteceu na UCDB, reunindo especialistas de diversos países.

Fonte: RSB Informa

Publicado em Notícias Nacionais

Com alegria e nostalgia, o Salesiano Santa Rosa, unidade da RSB-Escolas em Niterói, RJ, recebeu um depoimento, em formato de artigo, muito especial da ex- aluna Lílian Maia. No texto ela conta sobre os ensinamentos vivenciados na escola: “Foi nesse ambiente que aprendi a desenvolver a minha essência como ser humano. Aprendi, no meu colégio, grandes ensinamentos que me acompanham em minha vida adulta”. Confira na íntegra:

 

Publicado em Educação

Games e tecnologia são marcas da juventude sem dúvida, portanto, a escola salesiana não poderia deixar de adentrar esse “pátio” também. É o que percebeu o Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), unidade da RSB-Escolas na capital baiana. Como afirma o diretor geral do colégio, padre Eliano Queiroz: “constantemente falamos do protagonismo juvenil nos ambientes salesianos e foi assim nossa experiência com o 1º Campeonato FIFA 2017”. Ele se refere à iniciativa dos estudantes Victor Ferreira , 2ª série D, Gabriel Assis, 2ª série D, Carlos Wallace, 1ª série C, e Nicolas Aguiar, 2ª série, que “trouxeram a ideia, imaginaram a estratégia, elaboraram o regulamento, ajudaram na logística da competição e, ainda, envolveram-se com a comunidade externa (o lado filantrópico do campeonato)”, como relata o diretor.

 

No dia 11 de setembro, começaram as inscrições e, durante todo o mês de outubro, no período dos intervalos, as equipes compostas por quatro alunos disputaram os jogos. O coordenador de projetos, Gustavo Nery, e a coordenadora de Disciplina do Ensino Médio, Jeanine Habib, conduziram junto com os jovens mais esta novidade na escola. No dia 03 de novembro, no teatro Salesiano, aconteceu a grande final, disputada pelos quatro integrantes que venceram as demais etapas. Caique Teixeira, 2ª série C, sagrou campeão. A experiência Salesiana com os jogos Fifa foi noticiada por uma matéria da TV Bahia (afiliada à Globo) que abordava a temática dos jogos eletrônicos e os jovens na atualidade.

Publicado em Notícias Nacionais

“Na verdade, nunca havia pensado em ser missionário: achava que não seria capaz de vencer as dificuldades de uma terra de missão. Também porque pensava que a missão era um trabalho para... outros”, admite candidamente o padre Mark Yang, salesiano coreano. Hoje, entretanto, ele está plenamente convencido do acerto da sua opção de partir como missionário e dedicar toda a sua vida aos jovens do Camboja, no sul da Ásia. Leia a seguir o seu testemunho missionário:

 

Publicado em Missões