Colunistas Boletim Salesiano - Portal Boletim Salesiano
Quinta, 05 Outubro 2017 16:53

CNAJS se reúne em Mato Grosso

Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, aconteceu na Chapada dos Guimarães, MT, a reunião do Conselho Nacional da AJS (CNAJS). O CNAJS avaliou o IV Congresso Nacional ocorrido em Brasília no mês de agosto para celebrar os 20 anos da Articulação da Juventude Salesiana, congresso este marcado pelo protagonismo juvenil, fazendo história na AJS do Brasil.

Cada conselheiro partilhou os avanços e atividades em suas realidades inspetoriais, apresentando como a AJS vem conquistando espaço e se mostrando cada vez melhor articulada. A referente da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil para o CNAJS, irmã Vânia Ojeda, propôs aos conselheiros um estudo e aprofundamento sobre o Sínodo de 2018 com o tema: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional!

Definiu-se como meta para 2018 um trabalho Interinspetorial de formação e preparação para a JMJ 2019, em que as inspetorias receberão do CNAJS um subsidio de trabalho/ roteiro formativo, para engajamento da juventude salesiana, preparando os participantes da JMJ e os não participantes diretos, além de sensibilizar a juventude para a importância de estar atentos e ativos no Sínodo dedicado aos jovens!   

Publicado em Notícias Nacionais

O Sistema Preventivo de Dom Bosco propõe o Protagonismo Juvenil nas escolas, que visa despertar lideranças entre os jovens e, assim, formar bons cristãos e honestos cidadãos. O Protagonismo Juvenil coloca o jovem como personagem principal, escritor e construtor de sua história, sendo responsável por criar um mundo melhor, tomar decisões que busquem o bem comum. Desse modo, líderes poderão ser formados, mostrando que a juventude é capaz de transformar a realidade atual do mundo.

 

A Rede Salesiana Brasil - Escolas procura influenciar seus alunos e jovens a exercer esse protagonismo em seu dia a dia, confiando a eles o serviço e coordenação de eventos e atividades propostas pelos colégios. Sendo assim, não poderia ser diferente no XII Jogos Intersalesianos.

 

A sede dessa edição foi o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói-RJ. O colégio conta com uma Pastoral Juvenil que não mediu esforços para o Intersalesianos existir. Mobilizaram-se, trouxeram novos alunos para servir e todos abriram mão de seus dias de descanso para participar de reuniões, uniram ideias para um evento com o rosto jovem, além de saírem de suas casas durante o feriado e dedicarem-se 100% durante todos os dias dos Jogos. Os alunos salesianos puderam provar que suas idades não os atrapalham a tomar decisões e assumir responsabilidades.

Leia a matéria completa, com os depoimentos dos participantes, clicando AQUI

 

Publicado em Notícias Nacionais
Quinta, 05 Outubro 2017 16:45

Síria: o testemunho de Rania

“Viver normalmente, o quanto for possível”. É o desafio de Rania Salouji, uma mulher cristã, esposa e mãe de dois filhos que, em Alepo, na Síria, trabalha como catequista no oratório salesiano. Nos últimos anos, precisou enfrentar os traumas da guerra, o sequestro do marido, as dificuldades e reviravoltas da vida. Contudo, mesmo tendo a oportunidade de emigrar, decidiu permanecer com a família em Alepo, convencida “de ter uma missão a realizar aqui”.

 

Publicado em Missões