Terça, 04 Julho 2017 17:29

 

Todos os meses, o Reitor-mor dos Salesianos escreve um artigo para os leitores do BS. O artigo de julho trata da presença de Maria nas atividades de férias:

No hemisfério Norte, os meses de julho e agosto são os das “férias de verão”. Penso assim nos muitos salesianos e nos seus colaboradores que neste período organizam atividades de tempo livres, acampamentos e colônias de férias. E é ótimo saber que no centro deste período há uma lindíssima festa de Maria: a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

 

Pascual Chávez Villanueva

Pascual Chávez Villanueva SDB, é um sacerdote católico salesiano e Reitor-Mor da Congregação Salesiana desde 3 de abril de 2002, tornando-se o IX sucessor de Dom Bosco no governo da segunda maior comunidade religiosa da Igreja Católica. Chávez é o segundo latino-americano a ocupar o cargo máximo da dita Congregação (o primeiro foi seu antecessor imediato, João E. Vecchi, de nacionalidade argentina). Durante o XXVI Capítulo Geral dos Salesianos realizado em Roma entre fevereiro e abril de 2008 foi eleito para um segundo período de seis anos. Nasceu em San Luis Potosí, México, em 20 de dezembro de 1947 e reside na Casa Geral dos Salesianos de Dom Bosco em Roma. Tem se destacado por suas visitas como Reitor-Mor a todas as inspetorias salesianas do mundo.

URL do site:

Quarta, 02 Abril 2014 13:16

Todos os meses, o reitor-mor escreve aos leitores do Boletim Salesiano. No último artigo escrito por padre Pascual Chávez como superior dos Salesianos, ele escreve como se fosse o próprio Dom Bosco, retomando a figura de Maria durante toda a sua vida:

 

Há uma belíssima recordação da minha infância, aos nove ou 10 anos. Foi um sonho que deixou um sinal indelével na minha vida. Tinha visto um grupo de jovens atentos à brincadeira; de repente, porém, o passatempo degenerara em uma luta furiosa, com  socos, pontapés, palavrões e, infelizmente, blasfêmias. Eu partira para o ataque. Em seguida, um senhormajestoso interrompeu-me, indicando uma maneira bem diferente de fazer com que melhorassem. E apareceu uma maravilhosa senhora, afetuosa e bela: fez um sinal para que me aproximasse dela. Como eu estivesse confuso com a rápida sequência de cenas, tomou-me pela mão. O gesto de delicada bondade materna conquistou-me para sempre. Com muita simplicidade, posso dizer-te que jamais me separei dessa mão; ou melhor, sempre a tive bem apertada, até o fim.

Padre Gildásio Mendes

Padre Gildásio Mendes, SDB, é da Missão Salesiana de Mato Grosso e membro do Conselho Editorial do Boletim Salesiano. Lançou, em 2012, o livro Geração NET: Relacionamento, Espiritualidade, Vida profissional, pela editora Paulinas, e é autor de outros de livros que abordam a influência do computador e da internet nos processos cognitivos, tais como: A realidade do virtual  e As virtudes e os vícios da internet.

URL do site:

Terça, 03 Setembro 2013 13:26

A realidade virtual já faz parte da sociedade brasileira. Para compreender o fenômeno virtual na vida dos nossos filhos e na sociedade é necessário ampliar a visão sobre a internet como novo habitat.

 

De acordo com o Ibope Media, em dezembro de 2012, o Brasil possuía cerca de 95 milhões de internautas, ocupando o 5º lugar em número de conexões no mundo. A pesquisa revela que 50,7 milhões de usuários acessam regularmente a internet; 38% acessam diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. No total,87% dos internautas brasileiros acessam a internet semanalmente, fato que comprova que a realidade virtual faz parte do nosso dia a dia.

Quarta, 22 Março 2017 13:30

Está na pauta no Congresso brasileiro a Proposta de Emenda Constitucional nº 287/2016, conhecida como a Reforma da Previdência. Além de toda grande discussão sobre tempo de contribuição, direitos dos trabalhadores e demais temas polêmicos e preocupantes, a PEC também trata (quase nas entrelinhas) de outros assuntos que também impactam diretamente na vida de milhares de brasileiros. Um deles pode afetar as entidades filantrópicas, já que o relator da reforma, o deputado Arthur Maia (PPS-BA), pretende propor o fim da isenção previdenciária para esse setor, que inclui instituições educacionais e de saúde. Segundo o parlamentar, o benefício fiscal provoca uma perda anual de R$ 12 bilhões aos cofres públicos.

Pe. João Mendonça

Pe. João Mendonça, SDB, nasceu em Manaus, AM, em 1961. É Salesiano de Dom Bosco desde 1982. Mestre em Educação com especialização em metodologia para a formação religiosa e presbiteral pela Pontificia Universidade de Roma. Pós graduado em Comunicação pelo SEPAC – PUC/SP e Educação Sexual pela Unisal/SP. Durante 4 anos foi coordenador da pastoral da inspetoria São Domingos Sávio/Manaus, delegado inspetorial para a Família Salesiana, vice-diretor da comunidade Santo Tomás, Pio XI – Lapa, Diretor do pós-noviciado de Manaus e atualmente é pároco.

URL do site:

Quarta, 16 Agosto 2017 13:25

Fui provocado a refletir sobre uma utopia em tempos de apagão das luzes. Pensar Dom Bosco atuando hoje nas realidades complexas das grandes cidades com os desafios da idade da mídia. Como seria esse homem?

 

Nivaldo Pessinatti

URL do site:

Terça, 03 Novembro 2015 15:46

Ao iniciar o mês de novembro, ouvimos com frequência: “O ano já acabou”!

A roda-viva da vida parece nos envolver ou engolir com muita rapidez, para não dizer, com muita voracidade.

Ao mesmo tempo, a perspectiva de mais um final de ano pode nos proporcionar também sentimentos bons e belos.

Particularmente, este ano, marcado por tantos desafios políticos, econômicos e sociais, é muito importante ressaltar e reforçar os sentimentos positivos de esperança e gratidão.

Padre Antônio da Silva Ferreira

Padre Antônio da Silva Ferreira, SDB, é pedagogo, professor e autor de diversos escritos na área pedagógica. Nos últimos anos, voltou-se prioritariamente para a área da história da Congregação Salesiana e da vida de Dom Bosco. Entre seus livros publicados recentemente estão Não basta amar e Acima e além: os sonhos de Dom Bosco.

URL do site:

Segunda, 07 Outubro 2013 07:29

Padre Antonio da Silva Ferreira, pedagogo, professor e autor de diversos livros nas áreas pedagógica e de salesianidade, escreveu em 2011 e 2012 uma série de artigos sobre a história e a vida de Dom Bosco. Neste quinto artigo, padre Ferreira trata da vocação missionária da Congregação e do incentivo dado por seu fundador aos primeiros missionários.

 

Padre Osmar Bezutte

Padre Osmar Augusto Bezutte

Diretor da Casa Beata Maria Romero de Rondonópolis, MT; assistente Regional das VDB (Região Brasil) e Conselheiro Espiritual Provincial (Província Centro Oeste) do Movimento das Equipes de Nossa Senhora no Brasil.

URL do site:

Sábado, 18 Outubro 2014 00:11

A devoção mariana é uma realidade no meio de nosso povo. É o reflexo do amor que o mundo católico e ortodoxo tem pela Mãe de Jesus, Mãe de Deus e Mãe nossa. Essa devoção é comprovada pelos seus inúmeros títulos e santuários pelo mundo afora, e a expressão desse amor à Mãe celeste está em celebrações, ritos e procissões.

Agostino Favale

 

Padre Agostino Favale, SDB, é professor emérito de História da Igreja Moderna e Contemporânea e de Espiritualidade da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, consultor da Congregação para a Causa dos Santos e autor de mais de 180 obras.  

URL do site:

Quinta, 07 Maio 2015 16:27

Neste quinto artigo voltado à celebração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, o padre Agostino Favale, SDB, trata sobre a Família Salesiana e o amplo movimento iniciado pelo santo em favor dos jovens.

Marcos Sandrini

Diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, RS.  

URL do site:

Terça, 25 Julho 2017 21:38

Um pai chegou à escola e perguntou: “O que posso fazer para ajudar a escola a educar meu filho?”. A pergunta deveria ser invertida: “Em que a escola pode me ajudar na educação dos filhos?”.

 

Filho nasce em uma família. Desejado ou indesejado, à família compete a primeira e mais importante responsabilidade na educação dos filhos. Há famílias que não conseguem fazer isso, o que, porém, não muda a equação. A família educa e a escola também, mas ambos têm responsabilidades muito diferentes.

 

Jose Augusto Abreu Aguiar

Professor da Rede Salesiana de Escolas, no Instituto Nossa Senhora da Glória, em Macaé, RJ.

URL do site:

Terça, 24 Janeiro 2017 18:24

Para Dom Bosco, todo jovem possuía um ponto sensível para o bem, o que definia para o educador/formador o dever de descobrir esse ponto, essa corda do coração e aproveitá-la.